15.4.05


PELA preservação do Marcado Municipal do Pinhal Novo.

“Há certos tipos de edifícios que marcam as nossas bidas. O Marcado é um deles!”
in Ti Florival Catarro “Os repolhos”

Caramelos reparem na Praça do Pinhal Novo…
Reparem. Volvidos os anos sobre a construção da mais emblemática obra caramela, querem hoje, sem mais nem menos, destruí-la para sempre. Dá âinças que assim seja...

Não se deixem enganar pelas forças da tirania, com novos edifícios feitos à imagem cultural do Algarve e resto da América. Não queremos a nossa cultura mergulhada nos conflitos da Metafísica com centros comerciais em forma de bolos de casamento.
Agente não samos assim.

A Frente de Libertação Caramela apoia a praça, o repolho e a pardelha de charco.

Repare-se naquelas magníficas empenas de forma arrojada, recobertas com uma camada de reboco caiado com grande riqueza plástica. Repare-se na delicada tensão entre as curvaturas da cobertura (muito usada nas nossas coelheiras), com a volumetria clássica do meio-bidom virado ao contrário.
Como obra-prima da Arquitectura Caramela, constitui o paradigma de linguagens e técnicas, assentes no improvisionismo, muito enraizadas na nossa cultura. A praça é por isso um marco que identifica o auspicioso movimento caramelo das construções-rápidas como as coelheiras, cabanas ferramenteiras, tanques de água, adegas, e principalmente garagens de quintal, para não falar em habitações injustamente clandestinas.

Na reunião, (tida secretamente numa das lojas abandonadas dos Mochos) foi decidida a proposta para o embalsamamento do arquitecto que conseguiu pôr a este nível as mais relevantes características do caramelismo urbano. Tal obra trouxe ao de cima « os aspectos semânticos do neo-capoeirismo pinhalnovence, e mais não digo.» Disse o nosso Presidente da F.L.C. enquanto tirava cagaitas das unhas.

Caramelo, está marcada para o dia 25 de Abril a ocupação brabia do espaço. Não faltes. Serão servidas entrameadas e vinho à descrição. Este espaço vai funcionar temporariamente como pombal, enquanto que, ao mesmo tempo, levantamos o edifício a património da localidade com um dos seguintes nomes:
- Castelo Caramelo
- Museu Guggenheim
- Pombal do Ti Florival Catarro
- Praça.

Não há movimento que não tenha o seu cogumelo. Não há pau que dobre um caramelo.

No comments: