18.10.05

FINALMENTE ELEVADORES PRA PASSAR A LINHA

É bem verdade que um dos costumes mais entranhados na cultura caramela é atravessar a linha dum lado pró outro a péi, de pastelêra, de joelhos, a pé-coxinho ou simplesmente à raboleta. Passar a linha dos cumboios, olserbando os carris e sintir aquele cheiro próipro da ferrovia (um misto entre os travões das carruaiges, amais a creolina das travessas), é uma expriêinça única no mundo contemporaino depois da imbenção do tinto do Rio Frio.
Mas tudo isso mudou na nossa capital!!!
Mudou porque os esquadrões armados da REFER, iniciaram nestes últimos anos a expansão territorial sem olhar aos nossos caminhos pedalo-pedonais mais importantes para o dia-a-dia. A REFER, com o seu arsenal electromecânico usou a ferrovia e os nossos baldios para separar a capital caramela em duas, inventando todo o tipo de muros, valas, gradeamentos, armadilhas em rampa, visco, alçapões desmoralizantes, ratoeiras aéreas com escadaria de efeito parvo-desequilibrante e portas que dão a elevadores de fingimento. Fizeram tudo sem aprender com a histoira da nossa nação. Deveriam saber que antes de nascerem já o grande Zémaria dos Santos incentivava os caramelos à travessia compulsiva da linha da CP, fazendo até parte da instrução primária as diversas maneiras e fitios de atravessar a linha. Esses costumes foram de tal maneira popularizados que, após gerações e gerações, atravessar a ferrovia a péi ficou cá nas veias. Portanto não há direito que hoije o hábito de passar a linha a péi nos seja vedado e remetido à clandestinidade. Ainda há dias, elementos da FLC viram uma caramela de 48 anos, grávida, a saltar clandestinamente as vedações da REFER (de 3m de altura) para passar num antigo caminho agora estragado. Tudo isto só para ela chegar ao Centro de Saúde antes das 5 da manhã.
Mas o que os separatistas da REFER não sabem é que os cumboios e as linhas foram e serão sempre materiais ferrosos que servem pra unir os caramelos. Desta maneira, para emergir uma das mais originais características da cultura caramela que é atravessar a linha a péi, os moradores do Sul e do Norte reuniram-se com os veteranos da CP, na sede dos reformados, para pôr termo a esta situação descalabrosa…
A partir dessa reunião foram mobilizadas diversas coletbidades entre as quais:
- a Ordem dos Engenheiros da Picota Caramela;
- a Associação Caramela de Construtores de Sarilhos;
- os Criadores de Burros-Que-Nã-Simportam-Dandar-À-Nora.
Esta mobilização tem como objectivo a construção dum aparelho que resolva os nossos problemas de atravessamento da linha. O engenho é uma espécie de elevador que alia as velhas tecnologias caramelas à nova relidade, cruzando a engranaige e os recursos energéticos da nora, com o sarilho e o contrapeso da picota. As travessas (com o cheiro a creolina), bocados de carril, latas de manteiga açoriana, pregos e arames são o material usado, (fornecido pelos veteranos caramelos da CP).
Elementos da FLC em conjunto com os Bombeiros, têm estado a acompanhar a construção e não só estão surpreendidos com o elevado desempenho como estão incrédulos pelo grau de complexidade mecânica do elevador. É já considerada a 23ª maravilha caramela!
Dentro em breve o elevador estará ao serviço da população junto à Cooperativa do lado Sul e junto ao Rancho Folclórico, do lado Norte.
Com esta construção é de enaltecer a inegável capacidade da irmandade caramela em resolver os seus problemas em prol da sua união. A inauguração está prevista para o dia 24 de Outubro, com fogo rijo, dia em que se de se poderá ver um burro feliz a andar à nora e a fazer serviço público pondo em acção a ingranaige, trazendo as reformadas da Cumpratiba prós Correios e dos Correios prá Cumpratiba em menos de 3 segundos, num movimento de embalar, sem tocar num único degrau da gruta da REFER.
Sabemos também que serão colocados bancos de jardim dum lado e de outro da linha para que todos possam contimplar esta maravilha a tomar balanço.
Calcula-se que venham excursões de todo o país para visitar o Elevador Caramelo como monumento anti-separatismo-Norte/Sul do Pinhal Novo e exemplo máximo da capacidade inventiva e empreendedora do nosso povo.

Nota: As bóstias dos burros serão pra fertilizar os arbustos e as flores do jardim José Maria dos Santos que ficará muito mais bonito ópois da obra.

22 comments:

Anonymous said...

Ah pozéi!!!
Ê cá sou ainda do tempo quia pó Ciclo Preparatóiro e atrabessaba a linha ali ó péi do intigo armazém da CP pó campo das adegas, ó atão, pa quim salembra, ó péi do matadouro junto ós ecaliptos, portanto cumpriendo bem a buntade da repaziada cuntinuar a atrabessar a linha a péi.
E o que daba mesmo prazer à repaziada mais noba era atrabessar por cima das carruaijes dos cumboios de marcadorias ou daqueles de trinsportar os altomóbes.
Agora já tou mais descansado cum esse elebador pois a nha abó já pode ir á cumpratiba sim decer aquelas escadas parbas que tiram todo o incanto da porta do Clube.

Anonymous said...

Ora bom dia.
Pa mim pode ser uma mine.

Ê cá cuncordo com o senhor Ratoera.
Ê de bez im quando ia pá porta do clube, nã me considerando no intanto fazendo parte do grupo dos ex-utentes da porta do clube, pois pa isso, segundo o que já li, é praciso conhecer o Bar do Bernardino e o Totoloto. Isso nã conheço, mas lembro-me de que era só atrabessar a linha a pé e já tabamos no clube a ber os cumboios a passar. Agora esses parbos construiram lá aquelas escadas que nem dá para um home passar.
Boa ideia a construção desses elebadores, á que os que lá tão nã funcionam, eeses parbos debem andar a gozar conosco.
Ora atão, bou-me imbora, ponham a mine na minha conta.
Intei.

Anonymous said...

Como elemento pertencente à comissão de ex-utilizadores cativos da porta do clube, reclamo desde já que o elevador do lado da cumpratiba desemboque à frente da porta do clube. Só desta forma a nossa secção de comentários desportivos será escutada por quem passa, fomentando a participação da população e fortalecendo mais um campo cultural da nossa terra. Reclamamos igualmente a recuperação urgente da nossa sede, nem que seja só a porta, a máquena do totoloto, a bitrine dos resultados, áh... e também o toldo para nos proteger da chuva. Um frigorifico com umas mines e um meio bidonito também não era mau. Somos fundamentais para esclarecer os casos do futebol local e nacional. Elevador à porta do clube já e obras já. Só desta forma não se perderão anos de experiência na arte de comentar e discutir o futebol.

Anonymous said...

biba o esprito emprendedor caramelo

Anonymous said...

Não quero ferir susceptibilidades... mas dá que pensar.

Existe um país onde um cidadão de 81 anos depois de ter cumprido 10 anos de mandato como Presidente da República e de ter estado 10 anos de molho decide candidatar-se novamente para salvar o país de um fantasma, passando por cima de um amigo de longa data.

Existe um país onde três candidatos autárquicos que acabam de vencer as eleições, estão indiciados por processos fraudulentos e uma outra candidata com mandato de prisão emitido e foragida no Brasil, tem toda a cidade saudando-a como se fosse D. Sebastião.

Existe um país onde o único escritor galardoado com o Nobel da literatura vive no país vizinho.

Existe um país onde o maior sucesso nacional do ano é um disco de originais de um músico que morreu à 15 anos.

Existe um país de onde é natural aquele que é considerado o melhor treinador de futebol da actualidade, cujo selecionador nacional é estrangeiro.

Existe um país onde os dois guarda-redes da selecção nacional são suplentes de outros dois guarda-redes da mesma nacionalidade nos respectivos clubes.

Existe um país onde o nome da mascote do principal evento desportivo alguma vez organizado começa com a letra (K) que não faz parte do seu alfabeto.

Esse estranho país é o meu país.

Esse país só gosta dele próprio e da sua bandeira quando vem alguém de fora jurar a pés juntos que somos BONS.

Anonymous said...

É meter-se já uma bomba na nova estação e meter a antiga a funcionar. CARAMELOS SEMPRE

Anonymous said...

É assim mesmo, é uma vergonha para todos sermos tratados desta forma pela REFER. Só nós é que temos um edifício como o da antiga estação, bem no centro, fechada e completamente afastada da população depois de terem gasto com os nossos impostos milhares a recuperar o edifício. Até nas festas a escondem. Se os edifícios históricos fossem abundantes na nossa nação, já poderíamos fazer um esforço e tentar compreender, mas assim é um crime. Devíamos fazer algo, a começar pelas autoridades camarárias e locais. Todos os locais que a câmara dispõe e aluga no Pinhal Novo, os quais devem ter custos elevadíssimos, mais uma vez a saírem dos nossos impostos, poderiam ser recolocados na Velha Estação, agora mais do que nova, pois a mais recente é um aquário. Tenho a certeza que é apenas uma entre muitas ideias. Vamos apresentá-las, levantar o assunto podendo servir como trampolim para algo mudar.

Anonymous said...

Só cuncordo se o Foles e o Balão reabrirem a Cantina.

Anonymous said...

Boa idéia. Seria um luxo ter de novo a velha Cantina. Seria bem melhor que a Bijú e mais tipica.

Anonymous said...

Informação: Está aberta na loja do AToine Brinca, uma conta "Sê solidário - Ajuda a REFER", com o objectivo de recolher fundos para iniciar a exploração dos elevadores junto à Cumpratiba. Quem se mostrar interessado, pode colaborar humildemente. Os depósitos devem ser colocados numa cesta de verga caramela, que se encontra na primeira prateleira, por debaixo do balcão, após a prateleira dos emboles. Segundo a REFER, nesta fase os donativos devem ser à base de Vinho deste ano, de preferência Tinto da Cascalheira, chouriços de Sangue do Zé Caseiro, pão do Tomás, senhas prós coiratos na Tertulia e na Róta (Festas 2006) e senhas prós matrecos na barraca da velha. Se vier alguma prós carros de choque também agradecem. A REFER agradece os donativos, alertando para o facto de a colheita de 2004 provocar almareios, solicitando assim produtos de 2005.

Secretariado Caramelo said...

Temos boa cumbersa. Assim é que éi. Nada nos vai parar. Hoje há bar aberto... com mines pra todos.

Anonymous said...

Ai ei?!!
Atão pa mim pode ser uma!
E se quiser ódepois mà outra.
A cunbersa aqui tá balente, sim senhor.
Há homes rijos na nossa terra caramela.
A estação antiga deve ser ocupada de forma brabia e já.
Ao povo o que é do povo caramelo.
E os politicos, esses senhores que nos desgovernam aqui perto ou lá longe, nã se metam nisso, cu assunto é dos caramelos.
É só pa abisar.

Anonymous said...

Ê tou cum o Toino das Mines, tamém bebo uma, pode ser preta, bamos proceder á ocupação da velha estação, cum o Foles, o Balão e o Manel.
Bamos lá e parlém dos funcináiros da cantina bamos querer de bolta aqueles bancos im pedra com a parede im azulejo, unde as pessoas esperabam po cumboio.
Ting Dong Dong, Atinção senhores passageros, bai dar intrada na linha numaro 3 o cumboio tranbia procedente do Barrero cum destino a Praias do Sado, efectua paraige im todas as estações e apeaderos do seu percurso, boa biaige!!!

Anonymous said...

LOL... Esta de traduzir para linguajar caramelo o anúncio da chegada do comboio está linda!
Ah! P'ra mim é uma meia de leite, por favor (espero com esta não ser excomungada da comunidade)...
O que me parece é que esta coletbidade anda a ser muito frequentada por uma ou duas gerações que começam agora a perceber como o tempo passou e como podem ficar nostálgicas com a ideia de que nunca mais vão poder passar a linha a pé, ou por cima do comboio ou esperar que o de mercadorias passe. Ao menos se a REFER tivesse pensado nas pessoas do Pinhal Novo como gente que se recusa a viver dividida pelas linhas, e não como meros passageiros, como quaisquer outros por essas estações fora... P'ra já não falar daquele buraco à porta do clube cheio de escadas...
Pois é, pessoal, já dizia o tio Gil Vicente que a rir e a brincar podem-se dizer umas coisas sérias.
Um bom dia p'ra todos (à noite prometo que já marcha uma mine)!

Anonymous said...

Meia de leite?!!!

A pariga tá parba.
Ó caramela nostálgica tu bê lá se nã bens pá qui desincamenhar a malta, que pa leitarias e coisas finas já nos bastam o Zé Béu e o Costa Bar.
Aqui é zona caramela e os homes e mulheres buem mines e médias nos quechos brabios e traçam coiratos e intarmiada pu bucho e arrotam quando tão atulhados e na podem buer e comer mais.
Fora isso, bem binda à colectibidade, e já qué noba por aqui, o que acha de pagar uma rodada à caramelaige?

Anonymous said...

Eu é mais mine!
Agora com a combersa alembreime que tenho uma recordação dos tempos que passaba a linha a pé qué digna dum museu da região Caramela :Uma moeda de dez tostões passada a ferro pelo rápido do Alintejo, toda esparralmadinha , uma relíquia! Se os compadres souberem onde posso entregar esta raridade abisem para que todos possam a ber

Anonymous said...

Eu pago, eu pago!!
Mas não me excomunguem só por beber meias de leite porque eu acho que, mesmo mantendo as características de caramelos muito brabios, temos de dar um exemplo de tolerância a todas as comunidades que p'raí andam, sejam reais ou virtuais.
O verdadeiro caramelo não deixa adulterar os seus costumes mas não é sectário, pois não??

Anonymous said...

Cuncordo.
O caramelo é brabio, mas respeita todos os credos e é tolerante.
É um home que acima de tudo bebe mines.

Anonymous said...

Bom dia ai ó repaziada!!!!!
Quando O Balão abrir de nobo a Cantina bamos parlá todos fazer uma festa e buer umas mines e uns bagaços balentes.
Há por ai uma repariga cá na coletebidade caté pode começar a festa cum uma meia de leite, mediante o pagamento duma multa ó resto da repaziada.
Por falar em passar a linha a péi, bocês hão-de ir ber uma kodaque que tá no Costa Bar espatada na parede,é uma kodaque com dezenas de pessoas a atrabessar a linha na passaige junto à cumpratiba (onde está agora aquele buraco parbo).
Até mai logo!!!
A gente bê-se na Cantina do Balão.

Anonymous said...

Pra mim é uma mine com uma balente sandres de Teresmos. Lembram-se das sandres do Foles???? O conduto (queijo, fiambre, presunto, etc, saia metade para fora do pão??? E as belas nabalhas, de todos os tipos, mas tudo estilo caramelo e aprovado. E as belas revistas da Gina .. muito didácticas. Recordações, mas que em breve serão de novo realidade.

Anonymous said...

Ora atão bom dia ó pandleirage.
Pa mim ei uma mine.
A cantina do Balão bai abrir?
É lá, isso é memo bom pa canalha nocturna, assim não têm de aturar o home da Bijou, que nem mines bende à malta.
E o Foles, já disse se bai abrir a papelaria.
Bamos pá frente com essa ideia, que na éi nada parba.
Atão intei, ponha na conta, quê ó depois pago.

Anonymous said...

Não sei do que falam mas apoio.