20.12.05

ASCENÇÃO E QUEDA DO PINHEIRO CARAMELO


CAPÍTULO I

Por ser época de Natal vamos falar do mítico António Valverde Alcatroado (da família dos Asfaltos), fundador da tradição caramela de arrancar pinheiros mansos para os enfeitar com bocados de algodão.

Reza a história que nos finais do Sec. XIX, havia festa rija quando o velho Alcatroado chegava à grandiosa estação de Valdera no dia 1 de Dezembro de cada ano. Era portanto um caramelo de ir e vir, mas não vinha cá para as vindimas não senhor, vinha cá para lembrar que “não é Natal nim é nada se não arrincares um pinheiro manso do chão e o infeitares cum algudão pás feridas”. Conta-se que multidões de caramelos o esperavam na estação de Valdera (antigamente o centro económico da Caramelândia) aclamando “bibó Tóine Alcatrão, bibó pinheiro com algodão”. Até o Zémaria (da família dos Santos) vinha do Rio Frio a cavalo para, discretamente, observar a populaça e aquele homenzarrão a descer da carruagem, com a um machado numa mão e um saco de algodão na outra (o machado faz hoje parte do museu dos bombeiros e pode ser visto a qualquer hora).
Derivado ao velho Toine Alcatroado arrancar e derrubar pinheiros a torto e a direito, começou a notar-se grandes clareiras obrigando à plantação dum grande pinhal a Norte da Lagoa da Palha e à construção da primeira farmácia para a venda de algodão. Resultaria um valente pinhal sim senhor, se fosse só o Toine a arrancar. Mas não! Devido ao crescente número de famílias a arrancarem pinheiros para o culto do pinheiro iluminado com rebuçados pra chupar, nunca deixaram as árvores crescer. Não davam vazão, deixando apenas uma mata de arbustos, (pinheiros novos) na zona da Salgueirinha. Mas os caramelos não ficaram descorçoados, de braços pendidos, a olhar para o pinhal que nunca mais crescia. As novas gerações pensaram, pensaram, pensaram e descobriram que a mata dava belas malhadas e esconderijos extraordinários pra se e iniciarem no acasalamento dando origem à civilização contemporânea e os primórdios do caramelo urbano, que é hoje o Pinhal Novo.
Hoje, está patente ao público, na orla do Bairro da Salgueirinha, um museu vivo de pinheiros mansos (verdadeiros) como prova real da origem Pinhal Novo capital da Nação caramela. Todos deverão visitar e desfrutar do espaço.

Pinhal Novo é portanto uma metrópole que nasce do pinheiro de Natal.

8 comments:

Anonymous said...

Ora atão boa note ai ó repaziada!!
É berdade isto cus hómes do Bloig dizem.
Intigamente,aquando eu era gaiato, ia mais o resto da repaziada lá do Bairro da Taberna do Fijão arrincar o pinhero de Natal,iamos pa linha do Alintejo abaxo e arricavámos o pinhero á machadada ali ó péi do Ti Amândio,mais conhecido p´lo Ferro Belho.
Ósdepois la taba a nha mãe pó infeitar e fazer o Preséipo cum musgo berdadero.
Agoira já nim se bai arrincar o pinhero nim nada, esta maltezaria moderna bai pós shoppings ó lá qua raio chamam aquelas mercearias grandes que há no Muntijo e em Almada e cumpram aquelas cangalhadas im plástico pa imitar o burdadero pinhero.
AAAAAHHHHH!!!!
ISSO TAMÉM NÃ É NADA!!!
Bou buer mas ei umas mines.
Toine,queres uma?
Hoje pago eu.

Anonymous said...

Comunicado do Sindicato Caramelo:

Vem o presente comunicar à população da zona Caramela, que a árvore de Natal que está em Lisboa, mais propriamente na Praça do Comércio e que por sinal é a 2ª maior do mundo, é originária da plantação de pinheiros da zona da salgueirinha. Acontece, que, por razões que o Sindicato conhece, e que virão a publico brevemente, foi dito ao Mundo que o pinheiro era falso, para não virem ao Pinhal Novo buscar mais pinheiros para o Natal, senão já não nos poderiam chamar "Pinhal Novo", pois já não haveria pinheiros que chegassem para as encomendas.
Desta forma, resta salientar, que Pinhal Novo, Capital da CaramelÂndia, tem um forte potencial para a produção de Pinheiros, que produzem casca de pinheiro (para as camas dos porcos), resina (para colar cartazes das eleições dos politicos), Pinhas (para instrumentos musicais da região caramela), caruma (para o ninho dos pombos e rolas), madeira (para a produção de pasta de papel e mobiliário rústico caramelo) e SOMBRA (para bater uma sorna num dia de sol, enquanto se assa uma entremeada no meio-bidon e se bebe uma mini, acompanhado do zé manel ratoera sem mola).
Aliás, todos os Plátanos e Choupos do Jardim da Vila, irão ser abatidos e substituidos por Pinheiros, soube o Sindicato, perto de fontes próximas do executivo. Ao todo, irão ser plantados 12.000 Pinheiros no centro da vila.

Pl'o Sindicato
Octávio Martelinho Custódio

Anonymous said...

Viva ai ó Maltezaria Caramela!!!

Um gajo já nim pode s´ausentar pr´uns tempus pra fazer dibulgaçom da Nossa mui nobre Coltura CARAMELA noutras paraigens, e já tá a ser plageado no nome.
Tal tá a porra eim.
Bom, mas boltando ao qu´intressa, pois acredito que nom hoube más intençons, temos que selar este mal entendidu com umas grades de mines, juntamente cum o ZMRSM, o Tóino das mines, o rasteirinho, o Labaredas e o resto da maltezaria braba da nossa terra.
BOM NATAL a todos e nom s´esqueçam du ajuntamento du natal dus sem abrigo, qu´é já uma tradiçom enraizada na nossa gente.

VIVA A NAÇÂO CARAMELA...

Impensamental said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Impensamental said...

Bom dia Caramelos e Caramelas.
Bom Natal para todos na Caramelandia assim que no admirável Mundo Inteiro bom Ano Novo.
Porque imensas vezes, me falta a aptidão para dizer as locuções certas na altura certa...
Ou o Maravilhoso mundo Inteiro me azula ocultamente dos pés
E só uma palavra congraça me traz de volta a terra assente...
Porque nem sempre actuei o que de obrigação.
Nem sempre fui cuidado e a impressionabilidade falou mais fundo, a voz exclamou sem motivo aparente...
E no entanto, tantos de vós não se arredondaram, tornaram-se sim, mais manifestos…
Quero dizer-vos que como ser humano perseverarei a tentar.
Bom Natal e mais cultura Caramela para 2006.
Abraço a malta do FLC, que gostava ao vivo apartar a mão.

Anonymous said...

Atão boçês na querem lá ber que o sindicato tamém utilizou algum pai natal espião pra saber uma nobidade destas!
Já biram bem o que na éi mais 12.000 pinheiros na nossa capital.
Espantástico.

Anonymous said...

Então agora temos dois seca adegas, voçês organizem-se.

Anonymous said...

Viva ai ó Maltezaria Caramela!!!

Começo a ficar dveras preocupado!
Ques a vere qu´é capaz de nã haver vinho que chegue pra dois secaaadegas? Eu cá nas minhas ideas n´acredito, pois só às minhas partes, tenho uma produçom casera lá dos lados das Faias que chega pra mim e prós arraiais caramelos que faço com uns brabos cá da terra.
Vai um tinto, e logo uma mine ó quê!!!

VIVA A NAÇÃO CARAMELA...