30.1.06

NEVE CARAMELA

Ontem, Domingo, caiu neve em todo o nosso reino. Todos os activistas da FLC que estavam de piquete saíram de motarizada amais um oleado pa cabeça para fazerem o seguinte relatório de ocorrências:

Estava a gente nos nossos pontos de vigia clandestinos, concintrados no Domingo a óbir a bola, quando olserbámos um acontecimento atmosférico que parecia um filme Alemão! Não era nim chuva, nim granizo, nim corrimento molha-parbos, eram padaços de neve a cair do céu. Dissemos “Oh! Oh! O céu caramelo debe estar parbo!”.
Assim que ela começou a cair era só ber a caramelaige toda cuntente a bir prá rua às cabeçadas, à punhada e ós pontapés com os padaços a caírem. Nessa altura já a Ti Jacinta da Argália, estaba à porta da estação a binder cenouras prós narizes dos bonecos de neve. O pobo pinhalnobence até garreava a ver quem é que apanhaba a maior cenoura da caixa da Toiota Dina a cagular de cenouras acabadas de desinterrar.

O Costa Bar meteu logo as grades de mines na rua pra refrescarem mais depressa e logo todas as coletbidades e cerbejarias lhe copiaram a ideia.

Em Baldera, como ninguém tinha paciência nim geito prós bonecos, armou-se logo uma guerra de bolas (Zundapes contra Faméis) caté a bxeza andaba parba. Até o Pálinho dos Pardais, com a sua caçadeira de cinco tiros, andaba brabio com a nebe disparando pra todo o lado.
Nos Círios dos Olhos de Água, assim que o Ti Bombista óbiu os rebentamentos da caçadeira do Pálinho, respondeu logo com foguetaige rija, estraçalhando as nubens por dentro.
A GNR estaba desejosa e rezando para que a nebe engrossasse num nevão caté tapasse o posto e ninguém desse por eles. No entanto os Bombeiros estabam desejosos do contrário: que tudo acabasse num dia de corrimento superficial. Nestas preces ganharam os Bombeiros pois a nebe que caiu não deu pra fazer bonecaige e quando os caramelos se biram enganados e aborrecidos pela escassez, desataram à punhada uns com os outros, obrigando a GNR sair à rua e apanhar uma constipação.
No final de tudo as coletbidades incheram-se de gentio pra fazerem uma festa rija com um triplo-meio-bidom, em labaredas de apanhar medo, pra aquecer a rijeza do dia e assar uma coiratada.

12 comments:

Anonymous said...

A FLC sempre nos comentários excelentes.
Continuem, os caramelos agradecem.
Fartei-me de rir

Anonymous said...

Ó malta, S. Pedro não é caramelo!! puquei? preguntam bocêzes.
Ora porque o castelo tava com neve de fazer imbeja (adesseram-me... uma infiltrada caramela de ir e bir)

Anonymous said...

Boa tarde ó pandleraige.
Pa mim ei uma mine.
Ó sr. Raterinho, ê tamim nã bi nebe, mas tinha bindo da cafe do Anda cá Mais eu e tinha buido 3 ó 4 grades de mines e tamim assim nã bia nada, nim bi se era nebe ó chuba. Agora se os homes da FLC dizem que nebou ei porque nebou memo e quim somos a gente pa ateimar com estes nossos homes que nos dão noticias e lutam pela nossa libartação?
ê cá acradito e se nebou ainda bem, porque assim as nhas grades de mines ficam mais geladas e mais faceis de ser buidas.
Ó Zei Ratoera, anda buer umas mais eu.

Anonymous said...

Viva a neve dos caramelos.
Até andam parbos!!!

Anonymous said...

Por isso logo ao levantar, um bom pequeno-almoço, como aquele de o meu avô, logo uma malga de ovos batidos com vinho, uma boa sopa, e um pedaço de pão com um pimento. E ai se pode enfrentar o seu destino do dia e ir a fazer Land-art com a charrua e as vacas, e traçar á terra num desenho perfeito… bom dia sem neve.

Anonymous said...

Há pessoas que preenchem a sua vida com inutilidades,
vazios, superficialidades...e sentem-se as pessoas mais
felizes da vida

Outras há, pelo contrário, que não têm tempo para nada,
materialmente não lhes falta nada,
só que no seu intímo há uma angustia que os vá dilacerando,
sentem-se infelizes

E por fim, há os que sofrem, pelas mais diversas razões,
mas mesmo no meio da tribulação da vida,
sentem-se felizes

Anonymous said...

É bardade sim senhor, caiu neve quê tamem bi.
Tava um grizo do caraças, mas ei fui buer umas mines ao Costa Bar.

Anonymous said...

Boa tarde ai ó repaziada!!!!!!!
Boa tarde amigo Toino das Mines!!
Ando assim um bcado badio aqui da tasca.
Peço desculpa a todos os utentes aqui do Bloigue mas ando assim um bcado emperroaido, debe ser daquele maldito binho do Cartaxo, mais balia ter imburcado umas pomadas do Cajó ó atão do Caçoete.
Pois é!
Nebou cá na Captal, mas nim deu pa arrefecer, isto queria era um balente nebão que a repaziada ficasse toda retida no Costa ó atão na Tasca do Xico durante uma semana sem poder sair, habia de ser bonito, a maltezaria tinha de aquecer o interior de qualquer manera, ai ca grandas buaderas.
Toino bamos mas é buer umas pa aquecer..

Anonymous said...

Olá Gandinzaige caramela
Tenho 98 anos e gosto da FLC.
Bi nebar pela primera bez na bida.
Obrigado à FLC por fazer nebar.

Anonymous said...

Boa tarde ó pandleraige.
Ó Zei Ratoera! Tás cá hoje mê ganda malandro.
Bamos buer umas grades. Uma par ti e uma pa mim, só pá gente nã arrefecer, que parece ca nebe anda parba aqui na caramelândia.

Anonymous said...

Oh Zé ratoera onde é que tens andado? Já era tempo de apareceres! Isto tem andado um bocado frio aqui p'la tasca. Anda buer umas mines p'ra aquecer.

Anonymous said...

Ora at~eo na kerem la ver keu tava ca burra na rua a apanhar com essa porra ke cai do ceu ke chamam neve i disse ca pra mim isso né tempo aki pra nação caramela eu que nunca vi tal coisa ca na terra nem gosto dessas coisa branca que cai do céu arre porrea que tava frio ...e era ouvir os belhos adizerem epa ja la faz mais de 50 anos que na se via tal coisa...