26.5.07

Márinho das Cumbersas Parbas

Ao cuntráiro que muita gente pensa, a FLC tem estado em grande actibidade clandestina, sempre pela libertação do seu povo. Entre essa catrefada de actibidades, a FLC criou o Centro de Desimbolbimento do Discurso Político-Caramelo (CDDP-C) que tem dado resultados estrondosos na bida de todos os cuntribuíntes, dentro e fora das nossas fronteiras.

Este Centro, totalmente feito em terreno alagadiço, conta com grandes especialistas relacionados com a cabeça do ser humano em giral. Dessas personalidades temos por exemples atordoadores (por punhada na nuca), descodificadores de cumbersas parbas, ingenheiros (inscritos na Ordem Caramela), psiquiatras e muitos mais. Este centro é totalmente chefiado por caramelos que defendem o arroto da mine como alternativa à oratória política.

Na berdade, o CDDP-C tem sido frequentado por grandes personalidades da bida política lusitana para se especializarem no seu discurso, segundo as nossas técnicas. Quase todos eles comprovaram a eficácia do Arroto-Da-Mine como poder de síntese de todo um pensamento político, sem esquecer o poder apelativo capaz de atrair a atenção das grandes massas.

Um dos nossos principais clientes tem sido o Máiro Lino (mais conhecido no Reino Caramelo como o Márinho das Cumbersas Parbas) que desempenhou com distinção uma dos nossos exames mais difíceis, o exame de cegueira “Olha prá Margem-Sul da Vala da Salgueirinha e diz o que é que vês”. Este exame foi grabado numa cassete e é aqui transcrito.

***

Marinho das Cumbersas Parbas foi colocado descalço dentro da Vala da Salgueirinha a olhar para a margem sul.

- Marinho, diz lá aqui pà gente todos, bês aqui alguma cidade?... Esquece lá o Intermarché, ou a Cumpratiba das Farinhas, mas… Olha bem… Bês aqui alguma cidade? Hã?
- Não! Vejo apenas umas canas. Só canas.
- Assim é que é, Márinho. E bês aqui assim alguma escola ou algum hotel? Hã?
- Não. Vejo apenas um pneu velho que os ciganos deitaram para aqui no último mercado!
- Ahhh lindo Márinho, assim é que éi! E o que bês mais Márinho? Diz à gente, diz… Não bês ali umas óbelhas, umas óbelhinhas? Hã? E o que é que elas fazem?
- Ovelhas! Sim vejo umas ovelhinhas e fazem mééééééééé
- Jámééééé, Márinho, em discurso político diz-se Jámééééééé.
- Sim, Jáméééééééé.
- Lindo Márinho, e agora para acabar, olha bem para a margem sul… esquece a passaraige a aboar e a poisar. Bês algum aeroporto? Hã?
- Vejo um deserto. Apenas um deserto, só areia… Um deserto…
- Muito bem Márinho. Agora bebe uma mine e arrota. Estás pronto para o discurso político. Se te parguntarem “O que é que vês na margem sul?” basta lembrares-te deste exame e toda a caramelaige vai-se rir à parba.


A FLC sempre à frente do poder.
Sempre pela libertação do povo caramelo.

9 comments:

Anonymous said...

Hó FCL, bem binda à intermete, após aturado descanço à sombra dos pinhêros da caramelandia.

Finalmente acurdaram, debe ter sido cus Arrotos-de-mines.

Tou agora ca falta de tempo, pa cumprar um reloijo, ali no Morais, daqueles tipo parede, mas pó pulso esquerdo, queu na gosto de pôr no dreto, para tar pá qui com cumbersas parbas.

Amanhã cá magarram ...

Anonymous said...

Intéi quinfim os hómes brabios que dao o teclado ao manifesto pelo pobo caramelo boltaram.
Essa coisa do deserto, n será a modos de o pobo do outro lado da mairge andar smp a comer pó/areia das gentes da margem sul? bou reflectir e ósdepois comunico.

Nan esquecer os treinos diarios para as festas do pobo caramelo.

Axpegix said...

Rais te encavem, que valente cagaço me prégaram! Vá ver essas bacoradas!!

Anonymous said...

Então não está na hora de dar a conhecer o êxito que foi o espectaculo do grupo coral e da orquestra de guitarras da nossa amada Sociedade. Um pouco de honra não faz mal.

Anonymous said...

Boa tarde ó pandleraige.
Pa mim ei uma mine.
Tá um calor parbo, caté um home tem de buer umas bvalentes grades de mines po buxo e ódepois fica parbo das ideias como esse marinho.
Atão os homes disem que isto aqi ei um deserto?
Atão se ei benha de lá mais umas mines que no deserto o calor imparbece as pessoas.
Bou agora regar as batatas e buer mines.

Anonymous said...

espero que nos falem sobre as festas como voces sabem.
Metam na ordem quem nos quer comandar.
O povo é quem mais ordena!

Anonymous said...

POis eí ai estão as festass será altura pra animar este arraial que estava afivcar parado estou aescrebere sem pontos nem virgulas como esse grande Saramago não é esse que tocava bateria é o outro que não é caramelo e escreve

Anonymous said...

alguem sabe onde posso ver o programa das festas? mais propriamente quem vem cá abrilhantar as festas? bandas e afins que a malta jovem curte como pretexto, para enxaugar o estomago com mines. hum?

ze do cao said...

teste