16.8.08

Grande Entrevista de Verão a Anastácio Babuíno (2ª parte)

Entre mais uma mine de litro (Babuíno Aluado tem uma gamela só dele, tipo alguidar do marcado com um gargalo de inox na ponta, pra donde imborca várias mines até fazer um litro), apresenta-nos o seu plano para a conquista do espaço e conta-nos as suas memórias de “gaiato parbo”.
Foi caixeiro viajante como o pai, começou aos 5 anos a galgar terreno com a sola dos pés, chegou ser o maior distribuidor da Loja do Toino Brinca na capital caramela, Pinhal Novo. Depois especializou-se em tanques de lavar roupa, “chegaba a levar quatro tanques no lombo, sim cuntar com os quilos de sabão azul e branco, a galgar a pradaria caramela, do Lau à Lagoa da Palha, das Lagameças ao Forninho. Nessa altura era conhecido pelo Anastácio dos Tanques”. Depois disso, já com o serviço militar feito e já um home cobridor, fez umas temporadas no Circo Mariano, como trapezista secundário mas o seu maior número e principal atracção do circo durante algum tempo era a pega de porcos caramelos mirandeses, que na altura estavam muito na moda e dos quais, Anastácio era o único pegador. O seu tempo de estrela circence durou “atei lebar um tareão dum bicho-porco com aquaise 600 kg!. Dixei de me armar im parbo e boltei a bender tanques e máquinas de rega. Ódepois ainda trabalhei na cantina da estação, abria as sandes com uma nabalha e punha manteiga e era tão bom nisso que foi a mim que pediram para preparar uma sandes de presunto para a Rainha de Inglaterra quando ela apanhou o cumboio no Pinhal Nobo, daquela bez que cá beio, a pariga atéi debe ter limbido os beiços ca nha sandes de parsunto!”, referiu orgulhoso (talvez por isto se considere monárquico).
Depois desta conversa toda, deu uma punhada seca na mesa e boltou ao motivo da nossa entrevista- a ida ao espaço.
Sobre o modo como o home caramelo vai chegar ao espaço, Babuíno fechou-se im copas, só revelando muito a custo (a toque de mines despejadas no alguidar de litro) que tem um projecto com os Círios da Atalaia e com o Celestino Bombista, para “desinbólberem um sistema de propulsão a foguetaige rija, caté andam todos parbos. A própria nabe aboadora bai ser como uma festa da Atalaia im desenbolbimento circular, com luzinhas e música dos carros de choque e fumo de intarmiada e coirataige rumo à Lua!”. Depois disto, ainda ofegante, com o olhar fixo no candeeiro do tecto do café “Imborca Mais Uma”, imborcou de penalti mais um alguidar de litro e tombou suavemente a cabeça lá dentro, a uivar em voz alta e a dar coices sentado (tipo esperneado mas às secas). Deve ter tido mais alguma ideia brilhante, pensámos nós. A Ti Alcinda Balística, sempre observadora lá ao longe, tirou o avental às riscas e com duas palmas, fez-nos sinal para o deixar-mos.
Lá fora, o sol caramelo começava a abrandar a brutidade e alguns gaiatos sentados nos bancos do alpendre deliciavam-se com os despiques de motorizadas e algumas sessões de punhada que de bez im quando floresciam recreativamente.
Nós ligámos a motorizada e arrancámos de cabalo im péi e pezes a arrastar no chão engrabilhado, a olhar para a Lua que começava a aparecer no horizonte selvagem da Palhota. Para a mesma lua com que Babuíno sonha. Aquela que um dia terá um home caramelo (e uma mulher caramela amais a bicheza suína e a gaiataige parba a correr pelas crateras que ódepois bão ser charcos).
Boa sorte Anastácio Babuíno, também a FLC quer o primero home caramelo na Lua!

7 comments:

Zé do Cão said...

Inté me bieram as lágrimas ós olhos ao ler esta entrebista com o Anastácio Babuino. Pra mim tebe um significado importantissimo, já que o Zé fez neste dia 16/8, 77 A gosto s.
é berdade que alguns foram (des)gostos, mas a bida é memo assim.
Um abraço pra todos

Anonymous said...

pois esse Anastácio Babuino é um home balente. Eu também quero ir à Lua, se for preciso sou voluntário.

Anonymous said...

É com projectos destes que a Frente de Libertação sairá vencedora!
Não se fiquem por aqui descubram coisas novas de espantar o mundo, arregalcem as calças e atravessem os charcos coalhados de rãs brabias...
Elevem sempre bem alto a força que move e alimenta a NAÇÃO CARAMELA.
G.B.

Anonymous said...

Parabens FLC.
Sempre na vanguarda dos caramelos.
E já agora, viram por aí o Toino das Mines? Ou o Ratoera sem mola?
Digam se sim, para irmos buer umas mines na sede.

Anonymous said...

Atao o toino das mines na aparece, mas onde esta esse homem, sera que os da camera com medo dele dizeram para ele se exconder ou atao prenderamno mas se eles tem medo dele tem medo dos caremelo mas os caramelos dos da camera e vamos invadir a terra que sempre foi dos caramelos mas uma escultura no jardim que a minha avo gosta muito porque tem enchadas e sachos e essas coisas, sei que foi o presidente que mandou fazer mas o artista deve de ser dos caramelos

Anonymous said...

Deviam de mandar fazer uma estatua a esse Babuino que deve de ser um homem realmente caramelo. Este devia se candidatar a presidente da junta a ver se alguem tinha ideias po que isto nao tem jeito nenhum.

Anonymous said...

Mas porque quem fala no presidente da Junta nunca assina o nome e se mantem sempre no anonimato? Do que tem medo?
A democracia deve ser pluralista e participada, os habitantes de um lugar devem poder dar a sua ideia sobre quem os governa. Por isso devem assinar as suas frases. Eu tambem posso ser contra o presidente ou a favor mas se dizer algo devo assinar.

T.L.