3.2.09

GRANDE EMPREENDIMENTO DA FLC

É hora de crise internacional! As grandes massas urbanas acordaram das suas culturas hipnotizadas e dormentes. É hora de fugirem dos hipermercados e centros comerciais, e procurarem a salvação. É a debandada total. É o dilúbio! É o tudo ou nada. É o salbe-se quem puder à procura das melhores culturas, fortes e imunes à podridão e ao mintiredo internacional. É hora de ganhar uma identidade sadia e independente.
Deribado a esta cunjuntura, a cultura caramela passou a ser uma das mais desejadas e procuradas do mundo. Nestes últimos 6 meses o nosso território tem registado uma avalanche de gintio de toda a espécie a querer converter-se repentinamente aos nossos costumes. As filas fazim lembrar as tardes de Domingo de marcado no Pinhal Novo e a FLC não tem dado bazão a tanto pedido de conversão para a nossa cultura.

Foi por isso que a FLC, de há 2 meses pra cá, investiu no maior empreendimento de que há memória: a construção de um caramelizatório.

O objectibo é que qualquer criatura deste mundo, quer tenha nascido nas grutas da Mongólia, quer tenha sido feito dentro dum frasco de marmelada (num laboratório alemão), saia deste aparelho com a cultura caramela completamente intranhada. Portantos, quer seja a Madonna quer seja um palmelão, quer seja o Papa, quando entram neste caramelizatório, sofrem uma metamorfose tal que, no fim, saltam de lá de dentro numa pudalera, à pressa pra chigar à reforma agrária.

Assim sendo, a primeira estação caramelizatória (em forma de carruaige do comboio), será implantada à entrada da nossa capital, dentro da SERAPA, e a inauguração será já no próximo dia 24 de Abril.

Passamos aqui um padaço de intrebista que o jornal O Limpa-Vidros, fez ao Ramiro Fusíbel, técnico de electrocussões e chefe deste projecto.

Jornal Limpa-Vidros – Intão como é que isto funciona?
Ramiro Fusíbel – Atão é assim: um home entra lá par dentro e o funcionamento começa com um banho de sulfatar esfregado com pedra-pomos, opois passa por um sistema de gavetas e acaba numa bela massaige esfoliante com as trabessas da linha pu lombo. Por isso, qualquer criatura infezada entra por um lado, toda esmorecida, e sai pu outro, esbafurida a pudalar numa pastelera e a garriar com a gaiateige e a garriar com as nubens.
JLV – Sofre então alterações no ser…
RF - Pois tá claro.
JLV – Dê lá aqui à gente um exemplo.
RF – Por exemples, isto é um supônhamos: dum lado entra um home qualquer, parbo, sim sangue nim cor, triste, a chirar a pandeleraige, cum palabras de sete-e-quinhentos e a brincar com um computador Magalhães. Opois passa lá por dentro e é regurgitado do outro lado como um home nobo.
JLV – E o computador tamém?
RF – Sim, o computador sai em granulado, pra fazer areia prás casas de banho públicas da canzoada.
JLV – E as pessoas saem todas da mesma maneira esbafuridas a pudalar e a garriar com a maltezaria que se atravessa à frente?
RF – Sim, isso é nos primeiros 20 minutos, ao fim duma hora começam a ganhar um bronzeado até meio da testa e ao fim dum dia começam a ganhar fitios diferentes: uns começam a gostar mais de mines e outros mais do binho da cascalheira, e outros de pão com torresmos…
JLV – E quando saem, ficam logo preparados pró dia-a-dia?
RF – Cumpletamente. Cada um sai já com uma nabalhita, um balde cheio de alpista (patrocinado pela Cumpratiba das Farinhas), uma coelha prenha e mais um sortido de bichesa dentro duma caixa de papelão atrás, no suporte da pastelera… Cada um vem já a saber como acinder um meio-bidom em dias de ventania, a fazer uma vedação só com tojos, a fazer marcha a trás num tractor com reboque, a orientar-se dentro do Marcado do Pinhal Nobo, a acinder o rastilho da foguetaige com o cigarro … eu sei lá mais o quê!
JLV – E esta transformação pode ser desfeita um dia mais tarde?
RF – Tá parbo ó quê!!! Caramelo é pró resto da bida ninguém bolta atrás.


Com esta intrebista esperamos cum ansiedade a instalação do novo caramelizatório e ficamos atentos aos resultados.
A cultura caramela é uma riqueza, o resto é só bicheza.

13 comments:

Anonymous said...

Eu estou a pensar a vir morar para a Venda do Alcaide, ainda bem que essa máquina existe, assim não preciso de representar um caramelo. Thank you.

T.C.

Anonymous said...

Já olserbei muita lenguaige destes bravios escribões aqui neste baldio mas aqui, nesye arrelato da metamorfose caramela, na só li como tava a ber o filme, tal como na sfua de intingamente.
Inda tou a sorber a bola de nebe fora de praizo.
que marabilha parbo criatiba.
N

Anonymous said...

Bom dia pandleraige.
Pa mim ei uma mine.
Atão falam de uma máquina?
Pois cá o Toino nã precisa disso.
A minha máquina de me tornar caramelo foi imborcar mines logo desde gaiato. Quando ia para a escola levava sempre comigo três grades, só pa matar o buxo na parte da manhã. O depois à tarde mais três. E assim me tornei um caramelo genuino.
Vou agora tratar das batatas e depois buer mais uma grade que o frio da-me sede.

Anonymous said...

Benho aqui ler e fico parvo! Belos textos desta flc! deviam de ser condecorados pelas entidades oficiais. É que não há mada igual, pelo menos tenho pesquisado.

Anonymous said...

venho aqui a este blog pedir a que todos votem nas eleições tal como os americanos fizeram e que elejamos um homem caramelo, que saiba as suas origens e respeite a luta dos caramelos.

Anonymous said...

Devíamos era pedir esprestado esse caramelizatório à flc e por la os nossos politicos. assim não nos faziam mais actos pouco dignos.
sabem do que eu estou a falar, leiam jornais, vaose instruir. ou pensam que eles nos querem governar?

Anonymous said...

helo! tal como the tom cruise tambem ya estou sinkink came ear to livi in caramelândia. obrigado pela maquina. penso que ya been caramelo. está na moda, vi na television.
tanque you.

Anonymous said...

7.2.09

10:56 (JPP)
POEIRA DE 7 DE FEVEREIRO

Hoje, há trinta anos, um bloco de gelo, rocha e metano, o planeta anão a que chamamos Plutão, entrou silencioso, pela primeira vez desde que foi descoberto, no interior da orbita de Neptuno. Vinte anos depois saiu de lá, tão silencioso e frio como entrou. Mal sabia Plutão que iria, anos depois, receber uma daquelas setas para baixo nos jornais e perder a categoria de planeta, remetido na sua fria escuridão para ser apenas mais um dos objectos da cintura de Kuiper, os restos da construção do sistema solar, a selva de pedras e gelo que não foi precisa, o sítio onde a luz do Sol quase que se despede de nós. Agora, classificado junto com Haumea e Makemake, ele foi afastado da família original e tem que confrontar a sua dignidade de deus greco-romano com umas divindades polinésias que ninguém conhece. O destino também é cruel para os planetas e a cultura clássica está notoriamente em crise.

(url)

09:36 (JPP)
EARLY MORNING BLOGS

1481 - The Second Coming

Turning and turning in the widening gyre
The falcon cannot hear the falconer;
Things fall apart; the centre cannot hold;
Mere anarchy is loosed upon the world,
The blood-dimmed tide is loosed, and everywhere
The ceremony of innocence is drowned;
The best lack all conviction, while the worst
Are full of passionate intensity.
Surely some revelation is at hand;
Surely the Second Coming is at hand.
The Second Coming! Hardly are those words out
When a vast image out of Spritus Mundi
Troubles my sight: somewhere in the sands of the desert
A shape with lion body and the head of a man,
A gaze blank and pitiless as the sun,
Is moving its slow thighs, while all about it
Reel shadows of the indignant desert birds.
The darkness drops again; but now I know
That twenty centuries of stony sleep
were vexed to nightmare by a rocking cradle,
And what rough beast, its hour come round at last,
Slouches towards Bethlehem to be born?

(Yeats)

Anonymous said...

Cinq doigts voyageurs

Cinq petits doigts qui s'ennuient
s'en vont en voyage
Cinq petits doigts qui s'ennuient
s'en vont cette nuit.
Le plus gros part en camion
Le deuxième part en avion
Le troisième part en auto
Le quatrième en vélo
Le petit dernier est parti à pied.

(Cantilena anónima de um poeta francês a residir na caramelândia.)

Anonymous said...

Isto até já tem poetas franceses!

Anonymous said...

O Basílio Horta só veio confirmar o que toda a gente já tinha percebido nos caramelos: o pessoal anda à nora com a junta de freguesia do pinhal novo!

A União Europeia devia cerrar fileiras e pôr em prática um plano conjunto para os caramelos. As atitudes proteccionistas e as medidas unilaterais não podem ser a solução, ajunta de freguesia devia era sair para a rua, falar com as pessoas, ir às lojas.

Para que um tal plano ganhe pernas para andar, e não tropece no primeiro obstáculo, é essencial encontrar um líder, um verdadeiro caramelo. Goste-se ou não o único político caramelo actual capaz de assumir este papel é o _______. Tem o meu voto!
(para preencher por baixo)

Zé do Cão said...

ahahah... Arribetam comigo. O Toino das Mines, desde que acunpanha a pandleraige, afugentou-se um pouco.
Tá de boltas, inda bem.
Prantadia saber se os gajos do goberno da lisboa foram naturalizados caramelos. É cus gajos 'stão a imitar muta bem a caramelage mas sem documentação legal naão o debem fazer. Há que tar a pau....

Anonymous said...

boa tarde ó pandleraige!
pa mim ei uma mine.
Ó Zéi do Cão, eu nã acompanho a pandleraige, a ber se a gente se intende, que cá o Toino nã quer nada com essa gente, só com a pandleraige das mines, que éi tudo homes de barba cumprubada.
Mas só uma pargunta? Tão de férias? Um home bem aqui buer mines e nã há ninguém?
Nem Zéi Ratoera nem nada, isto tá entregue há auto gestão?
Bou mas é buer uma, ponho o denhero no taparuer. Já agora lebo uma grade.
Bou agora buer.