12.11.10

10 MANDAMENTOS PARA A CRIAÇÃO DE BICHEZA

A FLC tem recebido nos seus Gabinetes de Apoio para o Curral e para a Malhada (GACM) uma quantidade enorme de quinteiros (e criadores de marquise) que se tem queixado que a bicheza anda desostinada, a arreganhar o dente e a apontar os cornos, com bontade de fazer uma rebolução por esses arrabaldes. Consta que a fauna caramela está anda a faltar ao respeito aos donos...

- O que é que podemos fazer? Precuraram todos os quinteiros e homes das lides da criação.

- Façam com a bicheza o mesmo que a galfarraige política faz a bocês! Respondeu a FLC.


Desta maneira o GACM providenciou um edital com os dez mandamentos para todo o home manter a sua criação mansa e poder biber im paz.


Aqui bai o edital:


EDITAL PRA MANTER TODA A BICHEZA MANSA



1- AS MANOBRAS DE DIBERSÃO.

O elemento primordial do controle da bicheza é a estratégia da distração que consiste em desviar a atenção da bicharada dos seus problemas importantes (como a pastaige, ração, bolotaria, liberdade e coisas que tais), bem como desbiar a atenção das mudanças impostas pelo home da quinta. Assim, o home tem de manter toda a quinta entartida com coisas de nenhuma importãiça. Para isso é bom deixar que os passarinhos cantem belas cantigas uns aos outros, mantendo o curral entartido na troca dos seus cantares. Portantos a técnica é nã deixar eles pinsarem e manterem-se ocupados com os cânticos da passaraige, com o resmalhar das folhas das árves, com a chuba e o bento, a sombra e sol, e as balhanas supérfluas espalhadas pu curral. A FLC aconselha que toda a espécie de entretenimento prá bicheza é saudábel. E quando tudo tiber farto de dibertimento, o home da quinta pode até mostrar coisas que nã tenham nada a ver com a quinta, como por exemples as traboadas do Paquistão, as inchorradas do Uruguai, ou até uma macaca que pariu sete borregos no Zimbabué.


2- CRIAR PROBLEMAS PARBOS, E ÓPOIS DAR BELAS SOLUÇÕES.

Esta técnica é simples: o home da quinta imbenta um problema (como por exemples a mudança da Constituição do Curral ou um carrocel de alta belocidade prós chibos), e assim ipõe uma situação controlábel para causar certa reação na bicheza, a fim de que esta seja a mandante das medidas que deseja. Se a bicheza quiser fazer, tá tudo bem! Se não quiser fazer nada, tá tudo bem na mesma! A técnica aconselhada pela FLC é a imbenção do seguinte problema: meter tigres da Malásia dentro da quinta (como se fosse natural) e deixar que descambe a garreia sanguinária, a fim de que toda a bicheza deseje um regime, pra que todos fiquem trancados dentro das pocilgas! Portantos, todo o bicho doméstico irá pinsar, na segurança da sua malhada, que foi ele que quis ficar assim (sem liberdade), e fica todo cuntente.


3- A ESTRATÉGIA DO POUCO-A-POUCO.

Pra fazer com que se aceite uma medida inaceitável dentro do curral, basta aplicá-la aos poucos e poucos ao longo dos tempos. A FLC recomenda que o home da quinta bá retirando, dia após dia, um pedacinho de ração. Por outro lado, bai aumentando a quantidade de animais, um a um, dentro do curral, e deixando as pocilgas cada bez mais atulhadas e cagadas. Assim, aos poucachinhos, nenhum bicho estrabucha e continua na esperança de melhores dias. Com esta medida, toda a bicheza bai-se habituando às pequeninas mudanças... e até acreditando que é feliz na engorda, comendo só os restos-de-ontem, buendo áugas da retrete e deitando-se no seu próprio esterco. A FLC alerta que isto tem mesmo de ser aos poucos e poucos, porque tantas mudanças podem provocar uma revolução (coices, marradas e dentadas) se forem aplicadas duma só bez.


4- A ESTRATÉGIA DO “EU-TAMÉM-NÃO-QUERIA-MAS-SE-CALHAR-VAI-TER-QUE-SER”.

Outra maneira de fazer com que a bicheza aceite uma decisão fatal (dada pelo home da quinta) é a de apresentar ela como sendo "dolorosa e necessária", mas que ainda nã é hoije que ela bai ser posta im prática. Só prá semana! Desta maneira o home consegue a aceitação por parte de todos (incluíndo os toiros), porque é mais fácil eles aceitarem um sacrifício pró futuro do que um sacrifício imediato. Assim todos ficam aparbalhados ca ideia que "tudo irá melhorar prá semana" e que, se calhar, o sacrifício anunciado nunca bai acontecer. Mas acontece pa certa! E quando acontece tudo bai correr pacificamente porque bicheza acostumou-se (durante sete dias) com a idéia de mudança e ficou mansa no momento da nabalhada.


5- A ESTRATÉGIA DA MANINGÂNCIA

Uma outra estraégia que a FLC acunselha é a seguinte: o home da quinta debe utilizar cumbersas e atitudes sem sintido mas de grande simplicidade e beleza, como se os seus animais fossem uns pequenotes e queriduxos. Desta maneira a bicheza não se se arma im esperta cum grandes pinsamentos, fica rasteirinha e adopta a mesma atitude simples. Por exemples, se o home da quinta quer que o burro puxe a carroça sem ele teimar, propõe um jogo e diz “éi jeriquitito, anda mais eu brincar às carroças, bamos jogar ao trólaró-levas-tu-que-eu-tamém-bou. Olha que é muita giro e bamos a gente os dois, trólaró estrada afora!” Assim, o burro fica sem sintido crítico, anestesiado, nã se arma im teimoso e nã leva a mal de puxar a carroça levando o home à boleia. Se o home tibesse dito “tu bais que nem um burro, a alancar ca carroça pu lombo, pra eu ir sintado e descansado im cima dela” o burro espantaba-se, ficaba teimoso que nem um burro, e até podia dar um coice pas canelas do dono.


6- IR, TIPO TIRO, DE INCONTRO ÀS EMOÇÕES, EM BEZ DOS PINSAMENTOS.

Fazer uso do lado emocional dos chibos, porcos, cães, boiage e bicheza brabia im giral é uma técnica clássica para eles nã arreganharem o dente (ou apontarem os cornos) e nã intrarem com pinsamentos reaccionáiros (por exemples, o Xico Ganadero tem uma manada de bois brabios que lhe bão comer à mão caté parecem uns coelhinhos, e tudo isto porquê? Porque o home, sabe ir ter com as emoções dos animais. E o que é que ele faz? Antes de ir ter com eles esfrega a mão pas xôxas das bacas, e assim os bois, quando comem, até lambem os dedos ao home!). Além do mais, quando um home sabe ir ao coração dos animais, eles até choram! Se o home da quinta souber intrar no inconsciente da bicheza, intão ele cunsegue inxertar as suas idéias e desejos, bem como induzir os medos e os comportamentos que ele quiser.


7- NUNCA FAZER DA BICHEZA UNS DOUTRORES OU INGENHEIROS.

Fazer com que a toda a fauna doméstica seja incapaz de comprinder seja o que for. Portantos nã é nada saudábel um animal saber mais do que grunhir, ladrar, mugir ou zurrar. Nenhum pode saber, por exemples, adonde é o armazém da ração, ou que na quinta existe uma casa com fogão e áuga quente. Tamém nã pode saber coisas fora do normal como abrir os portões ou saltar a bedação. Nã pode saber pra onde bai toda a riqueza que se produz dentro do curral, entre outras coisas. Assim, sem saber nada, qualquer animal acredita que o único mundo é a sua malhada, e o home (sabendo muito mais que a bicheza) tem domínio total sobre a quinta, e bibe com todo o requinte e liberdade.


8- PÔR A BICHEZA A DAR PEIDARIA CUM FARTURA.

O home da quinta debe promover em todo curral a feliz ideia de que é moda e é dibertido ser parbo e desalmariado, e que é inaceitábel um animal chirar adonde nã debe. Assim, o ambiente festibo da quinta faz com que aqueles animais que andam a chirar as fechaduras e descobrir coisas interessantes sejam mordidos pelo resto da fauna. A FLC aconselha que a moda da peidaria deva ser implementada em toda a criação doméstica porque é a que obtem melhores resultados. Toda a bicheza ganha imediatamente a cultura jogo parbo “ora agora toma lá, ora agora cheiro eu” e tudo anda feliz da bida.


9- PÔR CADA ANIMAL A GARRIAR CAS PEDRAS.

Fazer cada porco, galo, coelho, cão, borrego, etc., acreditar que é somente ele o culpado pela sua própria desgraça, por perceber que é parbo, que nã sabe fazer nada e que é um desgraçado. Assim, ao im bêz de arreganhar o dente ou dar uma cornada contra o home da quinta, cada um sente-se culpado pla sua desgraça. Fica triste (de monco pindurado) e acaba por nã dar cornadas nim dentadas a ninguém. E o home da quinta fica nas suas sete quintas com toda a bicharada amuada consigo própria a garriar cas pedras.

10- CONHECER MELHOR A BICHEZA DO QUE ELA MESMA SE CONHECE.

É perciso que o home da quinta conheça melhor os comportamentos de toda a criação do que ela se conhece a si própria. Por exemples, é preciso saber em que situação é que os porcos gostam mais que lhe espetem nabalhita pa guela abaixo do que comer um alguidar de bolotas; saber em que situação um pinto prefere estar fechado numa capoeira a comer granulado do que estar a esgrabatar a terra em liberdade à procura de minhocas. Tudo isto quer dizer que, se o home da quinta tiber um conhecimento abançado sobre a sua bicheza, exerce maior controle sobre ela, do que ela exerce sobre si mesma. Assim, temos o caso do Toin Nabalhudo, em que conseguiu dominar um porco de 300 kg, coçando-lhe a barriga, de maneiras que o bicho deslargou logo o alguidar de bolotas e aceitou facilmente que lhe espatassem a nabalhita pa guela abaixo como se tibesse num SPA a desfrutar duma tarde romântica.


**************

Estes foram os 10 mandamentos. Se os homes caramelos seguirem a rigor estes 10 mandamentos, a FLC garante que a bicheza nunca se rebolta contra o dono, mantendo-se calma, prestábel, e psicologicamente preparada prá matança. E opois nã digam que a FLC nã dá conselhos úteis!


Já agora, e pra acabar, aqui bai um bídeo que beio imbiado de Casal Boss, pela Estrada dos Espanhóis, e que tebe a comparticipação da FLC.




3 comments:

Unknown said...

E não venhem cá dzêrr que foi o Nouam chonchki quinventou os 10 mandamentes da trreta mediática, os carramels tão la sóces!

Lionel, o orden(h)ador said...

Há ainda um addendum nesses Amandamentos caramelos. É o 11º:
Se a bicheza descunfiar caté fique tudo de pantanas, venda a sua quinta ao primeiro home que incontrar, por exemples um Chinoca, e depois fuja descançado e não se masse mais cum esta cumbersa parba. Caramelo que é bravo, quer é tar im debate-garreia a beber mines acompanhasdas dum belo dum coirato cum pelo... A bicheza que se cuide.

Zé Bicho Manso said...

deberiam mas é proivir os caros na capital da Caramelandia para os bicharada andarem por ai em liberdade, e plantar coubes nos jardins e outras hortaliças para nos tornar-mos independentes de esses do poder centralizado na carteira da Iva que nem savemos quem é por aqui essa Iva...