21.7.11

OS GAITEIROS DA BARDOADA E O TENDEIRO DA LOIÇA

A FLC continua com as LEITURAS DE BERÃO dando espaço à mais intiga associação caramela da cultura tradicional nocturna que é o “Recreio Oral de Fábulas Improbisadas e Ladainhas Aldrabadas” (R.O.F.I.L.A.).

Esta rubrica serbe pra toda a família contar ao sarão, e prá gaiataige reaprinder a obir histórias intigas à bolta dum sorvete. Atão prestim lá atinção.


OS GAITEIROS DA BARDOADA E O TENDEIRO DA LOIÇA

Havia no Pinhal Nobo um grupo de gaiteiros da Bardoada que andabam esmorcidos porque sempre que tocabam, só os cabeçudos é que balhabam. O resto do pobo ficaba embezerrado a olhar pró rumor das gaitas de foles. Num belo Domingo de Marcado, os gaiteiros, fartos de berem só os cabeçudos a balhar, deslargaram as gaitas e jogaram elas par dentro duma canastra das bindimas (ainda com restos de uba) e puseram-se a buer binho da Cascalheira pra consolar a tristeza. Enquanto estabam entartidos com o grau, apareceu um cão badio, começou a chirar as gaitas de foles, deu três boltas à canastra, alçou o pernil e espatou uma mijadela nos instrumentos caté parecia uma açorda de polvo. Nesse instante outonal, caiu um balente relâmpago sobre a canastra deixando as gaitas com um chiar nobo. Foi esta rara mistura de acontecimentos (restos da bindima + mijadela de cão + relâmpago), que deu às gaitas um poder extraordinário. Nesse Domingo, já lusco-fusco, quando passava um tendeiro com um jumento carregado de loiça, os gaiteiros puseram-se a tocar como se nã houbesse mais amanhã: friii-friiii-tiriri-tiriri... rititi-friiiuuiiiiim... trolaró-trolarééé... Tanto o tendeiro como o jumento puseram-se rabitesos e deram logo em balhar que nem uns perdidos. Com tantos pulos, coices e cambalhotas que deram, em pouco tempo a loiça fez-se im cacos.

Gritava o tendeiro aos gaiteiros que não tocassem mais, mas estes, todos cuntentes com o acontecimento, só tiraram a gaita dos beiços quando não habia uma só peça de loiça inteira.

Com os bofes de fora e o sangue nas bentas, o tendeiro foi-se logo queixar à GNR.

Passado uns tempos os gaiteiros foram chamados a tribunal. Disse o juiz aos gaiteiros:

- São acusados de terem partido a loiça deste homem.

- A gente nã samos culpados. A gente só tocámos à gaita e esse home a mais o burro puseram-se a balhar feitos parbos.

- E têm aí as vossas gaitas?

- Temos sim sr. Juiz, andamos sempre mais elas.

- Então toquem lá à gaita. - ordenou o juiz, sentado na sua poltrona.

Os gaiteiros meterem as gaitas ao beiço, tiberam meia hora a afinar umas cas outras, e puseram-se a tocar friiii-friiii-tiriri-tiriri... frrnzziiiiimmm-trolaréééééé... trilariiiiiiiiim... caté zunia nos obidos.

O tendeiro da loiça, que a esse tempo estaba a limpar as cagaitas das unhas, pegou na cadeira e pôs-se a balhar com ela. O juiz agarrou no seu martelo e começou a acompanhar a modinha dando belentes marteladas na tampo da secretária, à maneira dos Bardoada, caté ia tudo pus ares. A mãe do juiz, que moraba logo ali ao lado, estava entrebada na cama há mais de sete anos, prega um pulo da cama e entra pu tribunal à Homem-aranha e poz-se a balhar tamém, batendo as palmas e cantando:

Bá de folia

Bá de folia

Q'há sete anos

Ê nã me mexia.

E assim se converteu o tribunal numa animada sala de bairaricos, pois até a GNR, os cacetes, as cadeiras, os tinteiros e todos os móbeis se puseram a saltar e a balhar.

Passados alguns momentos pediu o juiz aos gaiteiros que acabassem de tocar e eles, passadas duas horas obedeceram imediatamente, pois biram que tanto o tendeiro como o juiz, sua mãe e a GNR nunca tinham suado tanto na bida, pois estabam todos que nem barrascos depois de cobrirem uma dúzia de porcas de 400Kg.

Depois do juiz limpar o suor disse para os gaiteiros:

- Podem-se ir embora sem culpa nem pena, porque são homens bons que até curaram a minha mãe, que há muitos anos não se podia mexer na cama.

E os gaiteiros sairam do tribunal contentes e sastesfeitos e foram im direito à Associação de Reformados fazer um balho psicadélico caté a reformadaige, a balhar im tronco nu em cima das colunas e grades de mines, parecia que estaba toda indrogada... mas não! Era apenas a magia das gaitas.

E AGORA ÉS TU DESINSAIMADO,

IMBENTA PIRIPÉCIAS, ACRESCENTA UM PONTO

PRA AUMENTAR ESTE CONTO,

PÕE O GAIATO DESIDRATADO.

No comments: