4.6.12

FESTAS DO PINHAL NOBO 2012


Festas Do Pinhal Nobo


Chigou o momento da berdade, chigou a hora do grau e do engalfinhamento giral atei arrebintar com os calos de tanto andar prá frente e pra trás ós incuntrões uns com os outros. Todos sabemos que o ano passado o momento mais elebado foi a cumbersa cara-a-cara entre o toiro selbaige e um caramelo brabio assador de chispes. Este ano a FLC, im conjunto com a Associação de Festas, já preparou um nobo momento de interesse pra sair na imprensa local e internacional: bamos pôr um toiro brabio, de grande porte, a andar de carrocel, daqueles carroceis que metem o animal de bucho birado pra cima e opois pra baixo a tal ponto que, quando ele sair de lá, as marradas do bicho nã têm perto nim longe: bai tudo à frente caté parece uma automotora descomandada a barrer gravilha de atravessado na linha!
  Bom! Mas apesar dos esforços em animar a festa, isto do toiro a andar de carrocel parece nã ser um chamariz suficiente pra garantir o gintio de toda a nação caramela. A FLC sabe, através duma sondaige feita com ovos caseiros misturados com outros ovos (como por exemples ovos chineses, de esferovite, que  se forem chocados no microondas nasce uma tampa de esferográfica), que há ainda uma porção de habitantes não-caramelizados que não distingue uma coisa da outra e que se mantêm amalhados em casa, feitos parbos, a olhar fixamente prá telebisão, quer haja festa, quer haja punhada.
Se moram cá cagente, nã é pra estarem a ber balhanas na telebisão. Ou saem nas festas em combíbio total, ou a gente corta as intenas no morro palmelão!”, palabras do Dromedário Alcalino, assim conhecido por ostentar uma proeminente boça na zona dorsal e ser chefe vitalício do departamento de pilhas recarregáveis da FLC. Face a estas palabras de ordem, as fações operacionais FLC meteram logo os chispes à obra: cortar pelo talo (rente às erbas), todas as intenas que estão lá no alto do morro palmelão.
Elementos nossos já saíram com motosserras, rebarbadoras, maçaricos, pés-de-cabra e fita-cola (a fita-cola é prós imprebistos), pra serrar todas as intenas e arames que por lá apontem pró ar. Todo o material é trazido de rojo prás festas, pra enfeitar os nossos arraiais. 
            A organização garante assim 99,9% da população na rua em combíbio festibo. Mas pra atingir os 100% foram acionados mecanismos ultra-especiais para a participação compulsiva. Pensam que é o barulho ainda mais alto? Nãããã! A FLC é muito mais eficaz: quem ficar em casa, temos toiros do Rio Frio treinados pra ir ao domicílio.

Boas festas.

45 comments:

Anonymous said...

Já não quero ser Caramelo, o que é isto , já vejo que os caramelos são iguais aos outros, têm que meter os próprios bois a sofrer para atrair gente, é uma miséria, fazem todos igual, como no tempo do fascismo...

Carlos Carreiras said...

Ainda que negado por muitos, é um facto cientificamente provado que o animal sente: está feliz, está triste, sofre e tem medo. Posto isto, como é possível, que barbáries retrógradas como as touradas continuem a ser praticadas no nossa Nação Caramela

NAO said...

A máxima de cultura verte-se na enunciação de “forma ou etapa evolutiva das tradições e valores intelectuais, morais, espirituais.” Posto esta simples descrição retirada de um dicionário básico, os poucos e fracos argumentos apresentados em prol da continuação de touradas (neste caso de que faz parte da cultura) é anulada.

Zé sem cão said...

"Para isso tem que haver sempre dinheiro, as guerreadas têm que ser, nas Festas" é pelo menos o que ouvi um dia dizer ao Cegonha, o Presidente das Festas do Pinhal....Acreditem se querem.... Sim sempre igual ao tempo do fascismo... Entreter o povo sem lhe dar a ver evolução. Um enorme retrocesso civilizacional.
Ao Anonymous das8.52... não vês que a FLC está a levar isto do toiros de forma derisória, penso eu, para nos fazer compreender que os Comunas das festas, é com os toiros que atraem mais populaça aquela Brutos a Montes que nem por eles sabem pensar e que assim lhe dão o voto… para eles encherem bem o tacho quando nos moremos a fome distraídos com as mesmas de sempre, não evoluíram nada dês do tempo do Salazar....

Anonymous said...

Eu sou um simples caramelo, mas que sabe o que diz e o que eu digo e penso relaciona-se com a ideia de que a flc coloca esta ideia de forma metaforica, nunca se mostrando a favor desta practica retrogada, concordando assim com o leitor que tem o nome de ze sem canito. Os comunas, isso sim, querem dar-nos festas como eles acham que queremos. Mas fica o debate no ar, e digo tambem que largadas se diferenciam das touradas, mas que muita gente quer que os caramelos se identifiquem com as largadas e touradas. Eu como caramelo diria, largadas ainda tolero mas touradas, o que isso tem a ver com o nosso povo?!!!Somos uma zona de porcos e de tinto. Lembro-me de que como leitor assidoo, deste pasquim blogueiro, que um dia alguem falou de largadas com porcos. Isso sim, acho bem. Mas se o povo gosta, os lideres apostam e assim se faz a democracia desta gente subjugada pelos vermelhos que caso raro na europa ainda continuam a dominar estas terras.

Anonymous said...

para o comentario deste anonimo: e os porcos, porque se tem de fazer touradas com porcos?!!!

Che Caramelo said...

Hipocrisia, porque a maioria dos pseudo defensores dos animais (e conheço alguns) são contra a tourada mas não são contra a matança do porco, na matança sofre; não são contra irem comer um cabritinho ali à casa do "tio manel" que o esfolou nessa manhã, o cabrito sofre; não são contra a galinha estar de patas para o ar enfiada num garrafão depois de ter a cabeça cortada para fazer a (nojenta para mim que não gosto) cabidela, comem caça... Não é hipocrisia? É o quê???

Fatima... V said...

Gosto de rabiscar como quando se tem fome, como a menstruação que vem, e também vai, como o desejo exaltado e deleitoso faz com que eu. Gosto das palavras, as largadas, as lagartas da infância, elas me são generosas, incondicionais. Gosto do modo de dizer as coisas que lugares e pessoas tem, gosto muito da música dos Caramelos com caroça, não gosto de dizer embaralhadas, mas digo, não gosto, gosto de misturar tudo e vejo que não tem feitiçaria, é só a uniformidade das coisas. Acho que vou ficar experimentada e achar a solução, mas me intoxico e crio problema, por não gostar de largadas de toiros, tem vez que me embaralho ser híbrida demais, mas é só eucaristia com as coisas, elas me apreendem, estranho ser eu tão sem palavras. Se eu soubesse não escreveria. Se eu desconfiasse pelo menos que os do Partido querem saber quem garatuja... ah, mas eu nunca sei, só fico alisando ideias (ideias fêmeas e ideias machos, ideias bichos sem largadas, ideias que não são coisa que se pense ou que se pegue). Não gosto de me reler. Meu realismo é cruel, nem se fale a vida... Perco um tempão nisso, mas gosto de olhar a beleza de um comboio que nem vejo o tempo passar. Não gosto de rezar, mas gosto de dizer em silêncio e é coisa pasmada que parece grito de um animal no matadouro publico das festas aos bois , perturbação de menina que não sossega, azucrinarão de menina impossível, a palavra é essa miúda irrealizável que não ajuíza nos sentidos de ser uma Caramela. Eu tenho o cabelo mais cheio do mundo, parece uma árvore que nunca fica galho seco, mas dentro tem sede de vida sem comer carne. Escrever não basta, também viver não. E agora? Bastasse, eu estava morta que acabassem com essas folias de andar atrás dos bois. Vão mas é atrás das caramela, por que nos o que gostamos é fazer amor com os Caramelos acariciadores….

LopesCa said...

Ui teria muito para escrever mas fico-me por dizer que sou contra touradas, não é só o sofrimento do animal para gáudio do público mas no geral acho um espetáculo perturbador.

Também acho que só se deve matar o que é para comer pois não sou vegetariana.

Sobre os matadouros acho que tens toda a razão e deviam ser feitas auditorias frequentemente para se identificarem incumprimentos.
Não acho bem que se brinque com a comida ou que se cause sofrimento desnecessário, embora dito assim é estranho e relativo.

Defendo que certos peixes não sejam comidos devido à sustentabilidade.

Bem já escrevi e ainda fiquei com muito para dizer mas termino com um jinho para todos os Caramelos.

João da Mota said...

eu gosto prefiro uma boa tourada do que as novelas melgosas, touradas sim novelas não, obrigado aos comunistas por trazerem mais esta largada e tourada aqui para os verdadeiros homens, nada de mesquinhices obrigado!!!!!!

Anonymous said...

bom bom era os touros conseguirem saltar para o meio da plateia...

João da Mota said...

porquê para a plateia e não para a assembleia da republica ??

Anonymous said...

Mas saltarem para a Assembleia Também não era má ideia. :D

João da Mota said...

eu gosto, ha que manter as tradições, sou defensor dos animais no prato, mas o touro e criado para estes eventos, se não gostam vão para o barulho dos carroceis, vivam as touradas e o Partido Comunista,já temos a bandeira vermelha para desafiar o touro ....

Anonymous said...

"Espetáculo" para selvagens e gente mt frustrada.
Não gosto e vamos no sentido desta merda deixar de existir.
estamos em 2012!!!!!!!!!! Vamos evoluir e alterar as mentalidades infelizes destes Caramelos!!!!!!!!!

João da Mota said...

voçes gostam de lagosta ??????, pois as mesmas são cozinhadas vivas e ninguem se chateia com isso, os bifinhos de boi também são bons esses devem crescer no talho......

Anonymous said...

E' tempo dos Políticos, terem coragem e propor um referendo,para que o Povo Caramelo,se possa prenunciar se quer ou não touradas nas festas?!!!!

Pedro Viana said...

sempre com a conversa das tradições. não arranjam outra? sabiam que pena de morte ou escravatura tb eram tradição? tb devem querer que voltem...

Anonymous said...

João se não queres ver novelas, sai de casa e apanha ar! E se quiseres ver sangue e tortura, fecha-te no wc e corta-te em frente ao espelho!

Anonymous said...

eu é o barulho das festas que me incomoda, tenho que ir trabalhar, e se dormir no trabalho posso ir para fazer crescer os numero do desemprego... não podiam só fazer as festas ao fim de semana.....

Manuel S. said...

De uma democracia que servisse os interesses do povo Caramelo só se ficaram pelas palavras.
Hoje o povo Caramelo vive um sofrimento, e os interesses instalados nos mesmos Tachos de sempre.
Criticar Salazar pela sua política e esta democracia tão igual ou para pior, e os comunistas estão no mesmo saco, já fui e sei do que falo.
Vergonha foi uma palavra revogada pela fina-flor da sociedade portuguesa, e em vez da democracia, respeito e igualdade é criminalidade, corrupção, e associação de malfeitores com os exemplos dados por quem tem responsabilidades na governação deste país que está a ser desmembrado e vendido ao desbarato mas que enche os bolsos à classe política e afins.
Mas quanto tempo mais passa a revolta e o ódio será maior e nem os cravos vão conseguir a paz desejada.
O dia para muitos será transformado em longas noites de solidão e amargura. É o povo Caramelo sempre distraído com largadas e toiradas... E ainda fica se a rir da sua camelice

Liverdade said...

Procriações de Caramelos apocalíticos e apolíticos, de comunas despreparados despreocupados para enfrentar e integrar-se aos tempos modernos, confundem democracia com baderna… por cá anda-mos nos nas brincadeiras do passado…. Sim somos mesmo uns brutos Caramelos ….

Sopa Caramela said...

como a toirada foi boinita de se ver, e como continuamos com uma tradição arcaica, e duvidosa caramela, nada melhor que os Ervas Daninhas dedicarem uma musiquita também arcaica, chamada "quero-te picar":

ohohohoh quero-te picar
ohohohoh quero-te picar

Anda cá cavaleiro quero-te picar,
anda cá bandarilheiro, quero-te picar,
anda cá que eu tenho dois cornos,
anda cá que vou fazer-te sangrar...

ohohohoh quero-te picar
ohohohoh quero-te picar

pardais ó ninho

o Julinho do Intulho said...

algum viu o Toino das Mines é que o homem esteve aqui, buer umas balentes grades de mines no patio caramelo depois disse que esta varulheira fazia mal a cachola, e que tinhamos encontro as 7h30 para continuar nas calmas do dia a nascer a buer o homem foi para casa de vicicleta nã é que por acaso caio na bala, como no cinema em contador que a minha neta me fez ber, até ri, valentes carocéros de vicicleta se o veiam por ai digam que o Julinho do Intulho esta a espera aqui, bem aja a flc que vè tudo

Anonymous said...

Eu sou das Festas e sou caramelo e buebo mines que ando parvo! E os das touradas que digam se isso se faz dos caramelos e eu vou bubuer mais minis e sou das festas e venha vinho que eu bebo tudo! E viu ver as caramelas valentes a buer e elas andam todas nas ruas a passear e eu bebo minis e gosto de as ver e as caramelas sabem que a sopa de couves faz mulheres valente e viva as caramelas!!!

Toino das Mines said...

Bom dia Pandleraige!
Par mim uma mine.
Ontem bui 10 grades e ainda fiquei com sede.
Mas quiseram dar-me vinho e tibe de andar quase na punhada.
Hoje tou a regar, mas o motor da bomba abariou. Por isso bou beur uma grade agora, e depois bou nas festas da capital. Bou de motorizada e quero ber se alguem bebe mais grades de mines do que eu. E quando eu digo que quero uma grade ficam parbos, os homes bebem mines uma de cada bez e eu bebo grades, ficam parbos. Mas o Toino bai ber as festas e buer e cantar e depois bou ao patio caramelo ber a Tartuila, a ber se me passam umas grades pus quexos e bou. Mas agora bou regar. A bomba encrabou e depois bou buer. Biram o Zei Ratoera?!!! Esse home anda adonde?!!!E o Julinho do Intulho, digam-lhe que hoje bamos buer 20 grades! Bou agora, bou regar e depois desparar de motorizada com os pes de rojo atei gastar solas e depois boi buer mines. Bou.

António Padeiro said...

as festas, aquilo parece mas é uma feira comercial, ontem estava com uns amigos e muitas amigas de bicicleta e queríamos ir bailar com os carroças , não é que ontem os gajos e as gajas estavam de descanso, porá era sábado a noite e eu os outros dias tive que trabalhar... não é justo

Zé Pessoa said...

Ainda bem que o pessoal goza um pouco dançando com o balha com a carroça deveriam é ter muitas mas musicas e fazer o baile com toda a população... num grande Piquenique e com os outros grupos de varias musicas cá do Pinhal e da Caramelandia, não precisávamos do resto que parece como diz o António Padeiro uma grande feira Comercial, isso há em todo o lado e o pessoal já está farto que lhe queiram sempre vender, ele o que precisa é de bailar....

Anonymous said...

eu o que gostei foi do piquenique , estarmos todos ali unidos... foi bom

Manuel S. said...

Para quem vê de fora o jogo isto começa a parecer um país árabe a quem há já muito faz falta uma Primavera.. é só iluminados que acham que isso de fazer festas é coisa de intelectuais sem contacto com a realidade, longe do terreno como tanto se gosta de dizer... é esta política de paróquia, dar ao povo largadas e toiradas, e feiras comercias é isto que nos está a matar...

Anonymous said...

eu devo ser um burro iluminado mas não compreendo metade do que esta aqui.... mas viva os Caramelos brutos...

Anonymous said...

Há algo de interessante aqui para todos os caramelos:
http://www.mediafire.com/view/?dggeoq2lnin9sl9

António Borges said...

Estratega de manipulação dos mandantes com o povo
1 Distrair o povo com festas que parecem uma feira comercial
2 Criar problemas depois oferecer soluções
3 Chamar ao emocional ou lugar da reflexão
4 Trocar a revolta pela culpa de viver ao sol
5 Estratega da degradação da cultura que faz avançar o povo caramelo na expansão de uma identidade própria
6 Estratega do diferido (exemplo: será para quando haver dinheiro, “mas há dinheiro para largadas”)
7 Falar ao povo como se fossem crianças do infantário
8 Manter o povo na ignorância e na estupidez, do futebol e das toiradas e da cadência dos carrosséis
9 Encorajar o povo a se alegrar na mediocridade da cangalhada
10 Divisar o povo Caramelo desunido melhor que ele se entende a ele mesmo

Cultura e Futuro said...

O património cultural e o acesso à criação artística contemporânea constituem valores de civilização inerentes às democracias modernas. Os direitos à identidade e à diversidade cultural, à participação na vida cultural, à livre criação e fruição artísticas, à cooperação cultural internacional, são direitos culturais reconhecidos pela UNESCO, que investe os Estados na responsabilidade de construir políticas públicas que assegurem o seu pleno exercício. No Portugal democrático, a efetivação dos direitos culturais constitui uma tarefa fundamental do Estado, a par dos direitos económicos e sociais e da promoção do bem-estar, da qualidade de vida da população e da igualdade real entre portugueses, conforme estipulado na Constituição da República.

Carlos Chapéu said...

O que é isto….Sadio dia ah os senhores e presumivelmente as lindas senhoras da FLC e do solo Caramelo , é que eu queria dizer a vossa gente muito em cima do conhecimento da nossa cultivação sabedora e informada, se podiam nos clarear mesmo se é a lanterna a nossa memoria sobre a artitectura e outras construções espalhadas cá da nossa acreditada Capital e no resto das nossas terras. É que eu só sou um caramelo de pouco tempo, e por vezes vem a família de terras alheiras me visitar e faz me Miles e mais interrogações sobre certas obras espalhadas pela nossa vital vila que eu fico com a cabeça como uma cebola por não saber a historia. E tenho a minha sobrinha que segue nos dias que não anda nas noitadas os estudos em Belas Artes, e que me pregunta se este grande vazio de arte contemporânea nesta capital Caramela de aparência recente é ele feito de propósito e me explica que esse oco é que dá muito que falar, decifram me, que eu fico com os miolos a ferver…
Eu sugeria por alto, bem alto para ver se me entendem, podiam fazer uma chamada a um entendedor de fazere um acerto turístico e nos contar mais sobre as obras palpáveis e impalpáveis que nos rodeiam assim ficava mos mais elucidados para ser mos Caramelos prontos para dar Punhada Cívica, é que um homem ensinado vale does só espero que coma por um é que os tempos estão problemáticos. Se não sabem, ou mesmo não encontrem nem um especialista (e que a maioria especializou se em politica ou em futebol para passarem a cavaquear horas a fio na Televisão sem nada de novo, mas que ciênciam tudo). Até posso fazer uma modesta proposta e deixar os que escrevem comentos dar uma parte da resposta, podiam aos meus veres alcunharem essa rubrica “O que é isto….”

Anonymous said...

Eu concordo com o senhor dos Chapeus. Eu tambem quero falar e olho para aqueles monomentos e percebo que devem ser muito importantes e dizem que a arte de agora deve ser para pessoas que percebem de tudo.

M.Salvador said...

Este povo da capital Caramela e o seu Lagarto Vermelho o que devem pedir é a independência Cultural, para se poder recrear, e criar, uma cultura Caramela em evolução com o novo panorama da nossa vila de aspeto atual mas que se encontra no meio do campo, o que nos leva a fazer uma fusão cultural Atual- Caramela entre o passado e o presente, em palavras baratas uma fusão do passado olhando para o futuro, penso que esta terra tem por cá gente que era capas não é preciso ir buscar gente a Bélgica ou a Holanda como foi feito para aquele monumento sem alma que representa o povo caramelo no 25 de abril.
É como as toiradas o que tem elas a ver com esta capital Caramela, nem praça de toiros havia na nossa capital Caramela, e isso das toiradas é mesmo para entreter brutos desalmados como no tempo do fascismo. Ainda se dizem para a Liberdade, libertem mas é os toiros e as mentes elevando-as para uma cultura onde cada um pode ser criativo e assim ser independente pelo pensamento .

Lorenço anonymous said...

O maior ardil do milênio é acreditar que a paralela do comboio é a mola do desenvolvimento.
Passamos a querer e possuir o inconcebível, o ainda não fantasiado. E o enfeitiço dura até que o ar da Vala dos recursos anunciados seja esclarecido do contra faz. O valor do produto Caramelo é diretamente proporcional às suas promessas. Quando elas caem por terra, o charme é faturado. Até a vizinha chocalhice.
Cercamo-nos de sucata em incubação de imitação de um bom beiro, cada vez mais molha hortaliças, mas daqui a pouco será outra bela saudada ainda mais cheia de votas.
E, no cabo, angustiamos belas potencialidades despojadas.
E quanto maior a fuga de tudo, quanto maior a ninharia, mais valia.
Se Tecno elogia o sinonimo de fomento, de que progresso estamos falando

bizino da Chocalhice said...

o bacano lorenço nã digo nada mas o gajo escrebe que eu tenho que ir revuscar ao dizcionário mesmo assim fico aqui de voca averta nã savia que a mina bizina chocalhice faturaba o seu charme fico memo de voca averta aida vem que o toiro nã bem

Anonymous said...

é pá és mesmo Parvo só tu é que não sabias, abre os olhos Bizino

bons conselhos da ti Irmilida said...

deixem la a Vizinha Chocalhice viver o seu prazer em paz...
e vamos mas é alterar essa falsa cultura das Largadas e toiradas que não tem nada a ver com o nosso alinho, nos Caramelos é o cortejo de pasteleiras o piquenique e o baile ao som de uma variedade de utensílios. Podiam acrescentar para ter luz encaminhar as nossas Caramelas que andam no ginásio a pedalar as dínamos, isso fazia lhe muito bem tal como a modalidade da dança espontânea, ganhava-mos tal eficácia que se tornaria necessário desenvolver apertadas vigilâncias por parte das criadoras de Porcos bravios que estarão a pedalar e que querem um novo namorado depois do divórcio, e teremos homens de novo a esfregassem a elas. No entanto, apesar de todas dificuldades que tem a comitiva das festa em eliminar as toiradas, a esfregadura da bailação adquiria um evoluir que ainda nos trazia mais populaça de todos os cantos do país mesmo clandestinos da conexão, até ao desembainhar total, longe do alcance do poder do clã do barbeiro.

Anonymous said...

Eu sou de fora e tenho ouvido falar desse tal barbeiro e que tenho de ir cortar o cabelo ao barbeiro que ele domina tudo. Mas fico sem perceber. Parece a camorra italiana, mas quando pergunto mais, ninguem me diz nada, parece que se deve falar pouco. Ese pergunto sobre a presidenta dizem-me para me calar ou se falo mal do partido dizem-me para me calar, mas afinal porque dizem que aqui se festeja o 25 de Abril? Quem domina o povo? Porque posso estar calado?!!! Quem me responde? Porque tenho medo e me disseram que mesmo aqui devo ser anonimo, vou ficar anonimo.

Não posso dizer trabalho na câmara said...

Sim é preciso ter cuidado com o cã do barbeiro, agora domina no urbanismo, e nos faz escolas que preparam os miúdos a viver num sítio igual ao de uma fábrica, ao lugar de lhe trazerem uma cultura para poderem pensar por eles próprios…Sim é mesmo preciso ter cautela com o bando do barbeiro.

Zé Pessoa said...

Julho, temporada da punhada
Nos sorrisos giros dos mandantes
Divertidos, na esplanada sem cearas
De boca em boca, os dentes a voar
Das meretrizes ausentes em guarda cimento
Amimar as figuras dos segadores
Conceder punhada n o polido cântico
Vozes bisbilhotando pelo ar
O murmúrio quente do já chega
Zumbi moderadamente ao teu agnome
Por invadires o trigo e o centeio
Agora ouves a brisa quente
O pachorrento chuchurrear dos Caramelos
Inquietos à espera
A imaginar as comemorações
Do dia da grande Punhada civica

Anonymous said...

Sou apreciador de poesia e devo dizer que os caramelos parecem saber escrever. Este poema que acima leio, deve ter suspeitas de qualidade e devia ser publicado por quem de direito, lei-se junta, camara ou quem possa publicar. Quero tambem saber quem se pode ser o autor, para propor novas parcerias e projectos. Gosto da poesia caramela, tem alma e vivacidade.