5.9.12

PUDINS DO PENSAMENTO “O Toiro, O Home e a Marrada Erudita”


Uma crónica sob total responsabilidade da escritora Joaquina dos Borregos, sobre o existencialismo caramelo e outros distúrbios da realidade, só pra pequenos e médios intelectuais

Ti Jaquina dos Borregos
Todo o bicho gosta de fazer as suas atibidades quotidianas, o rato gosta de roer, a galinha gosta de esgrabatar e o mosquito gosta de chupar. Tendo o toiro um par de cornos da parte da mãe e da parte do pai, isso quer dizer que o bicho tá feito pra marrar. Ele está sempre de sintinela, pronto pra espatar os cornos naquilo que tiber a geito, como por exemples outro bicho parecido com ele, ou atéi uma sombrinha de praia a rebolar ao bento, com o emblema do Pingo Doce, como eu bi um dia destes ali no montado do Rio Frio.
Ora se o home brabio usasse o mesmo sistema, (de dar uma marrada em tudo o que o azucrina) já teria um belo par de cornos com umas hastes de veado capaz de fazer um candeeiro que o alumiava pra andar de Zundápe mesmo de olhos fechados. Mas não tem! Pelo menos no sentido sólido, porque há por aí homes com um par de cornos românticos que mais parecem os troncos dum sobreiro carregado de pêssegos. Mas isso agora nã interessa.
O que interessa é que estamos a falar de dois seres diferentes, um com uma cornadura, dura que nim cornos, e outro com a testa lisa como um painel solar. Por sua bez um está encantado com o instinto brabio que a natureza lhe deu, e o outro possui a filosofia caramelo-analítica (ou lá o que éi). E bai daí, acontece a toirada em que um abança contra o outro feitos parbos a ber quem ganha, se é o toiro na sua marradura se ei o toureiro na sua manigância. Ora, às bezes ganha um e outras bezes ganha outro. E tudo isto pra queim? Para ber quim ei que manda neste país, se são os toiros se são os homes balentes. E tudo isto pra queim? Ora aqui é que está a precura que ninguem tinha pinsado, porque o home precisa de saber quem é que manda, se é o toiro que tem cornos a baler, se é o home com tomates pra infrentar o bicho desostinado. E então como é que ei? Isto é pra ber quem tem tomates a baler, éi? Hã?!!
Um dia falaram-me sobre metáforas. Metáforas práqui, metáforas práli. Será, isto das toiradas, uma metáfora? É que se não for, fiquem sabendo que o toiro tem mais de meio quilo de túbaros do que o home (nã é preciso ir à balança da Cooperatiba das Farinhas pra pesar... porque bê-se logo quer dum, quer doutro!), portantos, se é pra ber quem tem tomates, o bicho, antes de intrar em ação, já taba a ganhar. Ou intão os toureiros teriam que inchertar túbaros de rinoceronte e abançar com um carrinho de mão para apoio (não fossem os túbaros a arrojar pu chão)! Mas se o bicho abança com todo o intusiasmo, é porque entende a metáfora “tenho tomates” que é o mesmo que “eu sou balente”. E é por isso que o home brabio e o toiro se dedicam a esta atibidade erudita, à desgarrada. No intanto é um desperdício isto ficar só por aqui, entre o home e o toiro, a dzerem sempre a mesma quadra romântica ao longo dos séculos:
anda cá que eu nã te aleijo,
ou eu bou-me a ti com inspiração,
encontrámos os dois o desejo
de ber quem têm razão”.
Os toiros já debem estar fartos de dizer a mesma rima, na ponta dos cornos, bezes sem conta. É o que eu aicho. É por isso que as touradas deberiam ser mais dibersificadas prós bichos abrilhantarem as suas capacidades corno-literárias. Assim, o home deixava entrar o toiro na arena (palco de declamação marrativa), pra olserbar ele a marrar inspiradamente ora nos taipais dum trator de fruta espanhola, ora numa prateleira de plásticos chinezes, ora num camião cheio de paletes de leite polaco, ora num monte de sapatos italianos, ora numa telebisão a dar o telejornal, ora um cacho de políticos, pendurados por uma grua... era a fruição tauromáquica total, ber o toiro a fazer aquilo que o home não tem tomates pra fazer!
É só isto que tenho pra dzer.

5 comments:

cristina roldao said...

um toiro nã se astreberia a espatar uma precura melhor, eu concordo e estou de acordo especialmente com a cacho de políticos pindurados num guindaste, eu inté pagaba pa ber ! melhor, eu assim inté ia botar nas eleições.

Anonymous said...

ta a ber que os caramelos deixabam de escreber!!!A ber se escrebem!!!

Toino das Mines said...

Boa tarde pandleraige!
Pa mim uma balente mine.
Tibe de ferias a buer mines num charco e boltei agora.
Isto de inteletuais pequenos e medios aqui o Toino sabe ler e escreber e basta. Nim sei o que significa metarfora mas acho que posso ler o texto. Leio e percebo que nem percebo nada. Bou buer mais uma mine e depois uma grade. Mas o boi parece balente e os politicos parbos. Ele que marre como quiser e eu fui forcado quando era mais nobo e marraba no touro. Se bir esses politicos parbos tambem marro neles. E agora bou buer uma mine e depois regar. O motor de rega incrabou. Bou agora.

Caramelo Parvo said...

Sou um caramelo bruto e acho que esta idea deve ser implementada porque os nossos politicos prometem coisas e depois ficam com tachos e os das cores avermelhadas que nos governam desde o famoso 25 de abril deviam de ser pendurados em cacho de uva e o povo opinar sobre o que se lhes fazia. Os afamados amigos do povo!!!!E digo isto porque o povo se deve unir e lutar e sair e dizer o que pensa e os caramelos podem ser autosuficientes sem partidos nem governos. Quem qiser que se junte a mim, eu serei o presidente deste movimento.

Sérgio Neves said...

É muito bom, sem dúvida... Pena é que eu já não confio em nenhuma daquelas bancadas de hipócritas e chupistas! Não o ouvi a protestar a decisão imoral de aumentar os ordenados dos deputados enquanto a o povo foi atacado e espoliado!!! Não lhe convinha nem a ele nem aos outros que só sabem ladrar quando estão de fora do poleiro e fazem o mesmo quando se agarram ao osso. Não confiemos neste COVIL DE RAPOSAS, meus caros concidadãos... Agora, só nos podemos apoiar em nós próprios, por isso UNAMO-NOS e deixemos uma mensagem bem clara: ESTE PAÍS É NOSSO!