4.9.05

CONSTRUÇÃO DE UM NOVO MATADOURO

Vai ser construído um novo matadouro na região caramela.
Esta medida foi tomada após se ter verificado que vários cães caramelos já não eram vacinados há alguns anos, existindo o perigo de uma epidemia de raiva caramela.
A ida à vacina do cão caramelo era um ritual que se realizava anualmente no matadouro da Câmara, perto dos eucaliptos. Era também já uma espécie de mostra do cão caramelo, conhecido por ser (à imagem do seu dono), bravio e destemido, normalmente designado por cão de raça coelhera.
Qualquer home caramelo que tivesse um cão, orgulhva-se de ir à „bacina contra à raiva”, levando o cão preso pelo típico cordel.
Joaquim Balázio (Jquim das Balas), morador na Palhota, caçador e proprietário de 9 cães de raça coelhera, referiu que „a ida à bacina era aquaise como um home ir ó marcado, era uma ópurtunidade de ir á capital, amostrar-se e amostrar a sua canzoada, que quanto mais brabia e ruim fosse, malhor era”.
O novo edifício será construído nas Lagameças, sendo uma réplica do anterior e só funcionará uma vez por ano, assegurando as vacinas dos cães caramelos.
O encerramento do antigo matadouro e consequentemente o fim das vacinas dadas pela câmara, foi considerado por muitos caramelos, como mais um atentado e tentativa de destruição da nossa cultura caramela.

4 comments:

Anonymous said...

A real enlightening blog. Don't stop now. Here's a subject that interests many; juice fasting in regards to information on juice fasting

Anonymous said...

Este ano levei a minha canita a uma rulóte que estava ao pé da praça. O matadouro é a rulóte. Correu tudo com muito convívio caramelo e convívio canino.

Anonymous said...

Eu na levei porque so bacino o cao nas bacinas da camara.
Acho bem que se construa esse novo edificio.
O povo caramelo tem de lutar pelos seus direitos.
Este blog luta pelo povo caramelo,
vou dizer no cafe que o povo caramelo deve se unir para lutar pelo povo, que se o povo se unir ficamos unidos e um povo unido nunca deve ser vencido.

O povo caramelo.

Anonymous said...

Tou plenamente de acordo cum a cunstruçõao do nobo matadoiro municpal, espero que plantem tumbem os ecaliptos pa fazer uma reiplica prafeta do antigo, unde nos mes tempes de jubentude se fazia o marcado do gado e habia a barraca de bifanas do saloio dos Olhos d´Augua, mas boltando ao matadoiro, tenho um canito de raça "street dog" muitissimo brabio e num sei se debo lebar o inssaime, sempre pode o malbado armar uma garreia cum os outros.
Zé Manel Ratoeira Sem Mola