16.9.05

DESFILE DA MENARDA CARAMELA

A FLC em conjunto com o Futebol Clube do Forninho, vai fazer uma concentração caramela de bcicletes a motor velhas. Muito velhas. A população dinamizou o evento e as menardas poderão ser vistas já no próximo Domingo a açapar pelos aceiros do nosso território.
Das máquinas mais importantes destacamos a mota do Jacinto Blachadão, uma MZ de 1957, com um ninho de ratos debaixo do assento;
Vai estar tamém a Sachnette-Pedalera da comadre Leopolda com um motor Solex pindurado na roda da frente e o carburador cheio de musgo do Inverno de 44.
Importante é tamém a Lambreta de 76 da ti Roberta do Corrimento, oferecida por um antigo admirador de Baleizão que a conheceu num Domingo de marcado. A lambreta está toda caiada de branco, excepto o cardado das rodas. É uma peça única de valor incalculável.
Não podia faltar a célebre Casal de 66 encontrada dentro dum charco nos Olhos de Água que o Zeca Petroquímico faz questão de a preservar ainda com as raízes das canas agarradas à ferruige, amais os bocados de barro, dando-lhe aquela cor muito característica das motarizadas antigas de uso quotidiano.
Há ainda uma BSA de 1952, adaptada para serviço de partos, apresentada pelos Bombeiros do Pinhal Novo. Esta mota pertenceu à extinta Associação Caramela do Parto em Movimento (ACPM), e é uma referência na nossa história pois foi o veículo de urgências nas décadas em que os caramelos tinham uma elevada taxa de natalidade. A potente mota, de 125 cm3, ainda preserva todo o equipamento de socorro para se poder fazer o parto em andamento, razão pela qual o veículo tem uma estranha aparência e os caramelos nascidos nessas datas saíram brabios.
Como curiosidade também podemos ver uma bciclete a motor de estilo 100% caramelo feita de peças duma máquina de costura Singer de 1914. É bem visível o pedal auxiliar de pés juntos, engrenado ao motor duma moto-serra. O farol é ainda uma cabaça de pavio a petróleo.
Por fim, e a mais comentada de todas, que ganhou o prémio “Menarda Caramela de Referência” é uma Zundápe com atrelado atado com um cordel em nó de porco. O atrelado, originalmente feito duma caixa de papelão e rodas de carrinho de bébé, foi substituído em 1975 por uma mesa-de-cabeceira adaptada com rodas. O conjunto, propriedade do Tirapicos, está preparado para a caça, pois ainda preserva a grelha para trazer as monumentais caçadas: centenas de coelhos, lebres, perdizes e toda a bixeza que se mexesse. O atrelado servia tamém para levar uma matilha de cães lá dentro que se vomitavam todos nas curvas.
A concentração terá lugar na pista de bcicletes do Forninho e o desfile prosseguirá até ao Coreto da SFUA no Pinhal Novo, cruzando-se com uma espécie de concentração de motas-flor-de-estufa organizada pelo Motoclube do Pinhal Novo. À frente do nosso desfile vai uma relíquia dos CTT, com uma corneta original e os alforges cheios de correio morto de propaganda palmelona. O Maia conduzirá o veículo com a bandeira da FLC. Atrás do desfile seguirá uma frota de triciclos Piagio de caixa aberta, cheios de grades de mines, febras, coiratos, casqueiros de 5quilos e meios-bidons em labaredas.

Se tens uma menarda enterrada no quintal, pois desenterra-a e vem desfilar com agente todos.

A cultura caramela está em força. Contamos contigo.

7 comments:

Anonymous said...

Aguardo pelo desfile

Anonymous said...

temos de levar o punico, ó tamos despensados pela gêeneerre?

Anonymous said...

carregui no butão sem crer.
preguntava eu, se tinhamos de levar punico. Ê tenho uma sach lebre de 1963 con três belocidades qué um mimu, na anda, está tal e cual há mais de vinte anos. Ma s gustava de ir à festa.

Anonymous said...

Incontrei lá na despensa do fundo do quintal da nha ti Albertina da Perna Manca uma Bai Cinco com carburador Delort 26, toda artlhada pá cumptição cum um bico de pato de muntaige tipo Piriquito.
Esta meturizada ganhou bários despiques de ródimpé na recta da Jardia e Aldeia Noba da Aroera.
Gostaria que minvassem a folha dinscrição pá catgoria de desparatibas à parba.
Sa rapaziada tiber dacordo lançaba aqui a ideia de formar o METURIZADO CLUBE " A MALTA DESPARA Á PARBA"

Anonymous said...

E tambim quero ir.
Boa apricurar no quintal a ber se tenho par la alguma coisa cum rodas cande.

Parabens pela organizacao de mais uma excelente cultura caramela.

Anonymous said...

Posso por um motor na nha biciccleta e ir de bicicleta a motor?

Anonymous said...

tava lá uma