5.9.05

GRANDE ENTREVISTA

Grande entrevista a António Estalisnau Tarimba, figura proeminente e esquecida da filosofia caramela contemporânea.

O homem que a F.L.C. entrevista esta semana é uma personalidade complexa e ambígua de repostas lentas e desconcertantes. A conversa teve lugar no „Café Anda Cá mais eu” no Lau.
Este café é o único com TB Cabo nesta zona. É por isso, o preferido de Eslisnau Tarimba, porque „gosto de ber as imaiges de outrs terras, há homes amarelos e bermelhos, de todas as raças e fitios. O mundo ei radondo como uma laranja e grande como uma malancia, daquelas cu Manel Litero bindia”.
Lá fora está calor. A paisagem é selbaige e silenciosa. A sede aperta dentro do „Anda Cá Mais Eu”. Estalisnau pede uma mine e abre-a com os dentes, cuspindo a carica para o chão. Diz-nos que faz bem aos dentes abrir mines: „ei malhor do cu cáilce”. Quando acaba de nos dizer isto, pousa imediatamente a cerveja e começa a interrogar-se sobre se ele próprio se terá referido ao cálcio dentifríco ou ao campeonato italiano de futebol, que vê no café. A entrevista só prossegue passada meia hora, quando após profundas reflexões em monólogo sobre a linguagem e o seu significado, diz para si próprio”bardamerda, quim sóber ca responda!”.
Estalisnau Tarimba considera-se „um home simples”. Ao dizer isto, preparava-se para mais uma longa reflexão sobre o significado da simplicidade, mas foi interrompido pela passagem (na recta em frente ao „Anda Cá Mais Eu”) de uma bicicleta a motor em alta velocidade.
Desde pequeno que se sente filósofo, que as ideias o invadem. No entanto, nunca foi compreendido, nem pelo seu pai, que era „um home rijo comá geáda”, que lhe dizia constantemente „lá tás tu com ideias parbas”. Por causa disto, o Povo do Lau, baptizou-o de Atoine das Ideias Parbas, nome que ele aceita, pois „habituei-me a isso e as palabras são mais macias do que os tiros da nha flóber”.
Nos anos 50, faz parte do neo-pragmatismo radical caramelo, defendendo que a inteligência não é capaz de apreender a realidade das coisas: „a inteligência éi parba, quer saber tudo, ma na sabe nada”, afirma. Escreve então, um longo manifesto, onde explica os fundamentos desta filosofia.
A aventura do neo-pragamatismo radical caramelo é marcada por uma greve de fome de três dias („só buia mines”) à porta da Junta de Freguesia de Pinhal Novo, quando o seu presidente lhe recusou o apoio para editar em livro o manifesto.
Abandona definitivamente este movimento, no primeiro ano das Festas Populares de Pinhal Novo, onde após acessos debates com alguns filósofos locais, tidos noite fora na Tertúlia Caramela, declara inaugurada a Escola do Pensamento Existencialista Caramelo.
Nesta escola, cria o movimento clandestino „Mas o quéque ê sou?”, onde (em grupo) repetiam durante horas, para si próprios esta frase, com o objectivo de entrar em transe hipnótico.
Este movimento foi depois desmantelado pela G.N.R., após denuncia da vizinhança, que achou estranho o enorme movimento de grades de minis e vasilhames para depósito, entregues na mercearia local.
Toino das Ideias, no seu radicalismo habitual, declarou-se líder do movimento e esteve preso durante dois anos, acusado de venda ilegal de bebidas alcoólicas.
Aproveitámos para lhe perguntar o que é que ele é. Após esta questão fica completamente abstraído da realidade e do local onde estamos, ”O quéique ê sou?”, repete para si próprio em voz alta. De mine vazia na mão, olha sem ver, o horizonte brabio, onde o sol caramelo já se põe.
Achamos melhor dar por terminada a entrevista.
Afinal, o Toino das Ideias, é um homem de perguntas, não de respostas.

4 comments:

Flocy C said...

ciao amigo!

Anonymous said...

Hey, you have a great blog here! I'm definitely going to bookmark you!

I have a limited edition fine art prints site/blog. It pretty much covers limited edition fine art prints related stuff.

Come and check it out if you get time :-)

Anonymous said...

Dou os meus mais sinceros parabens aos "fazedores" deste blog, fazem-nos rir nestes momontos de crise e dão a conhecer o "burdadeiro home caramelo".

Anonymous said...

São o máximo!!!!