(Urbaniz)acção, 1995, 20m, cor.
Largo José Maria dos Santos, 7 de Outubro
21h00
Documento cinematográfico, catalogado como pertencendo ao cinema realisto-clandestino caramelo.
Esta película foi gentilmente cedida por um antigo construtor civil dos anos 90, dedicado agora ao comércio de importação-exportação de palmeiras exclusivamente para condomínios fechados.
Dela resulta um fortíssimo retracto psicológico do construtor caramelo, de onde sobressai uma forte motivação para construir a todo o custo e um défice de entendimento do que é a relação directa entre património arquitectónico e identidade cultural.
Pelo meio, o documentário é enriquecido com truques e dicas (de forma subliminar), aludindo a diversas formas de contornar legislações e normas legais sobre a construção de novas urbanizações.
Um verdadeira pérola, para todos aqueles que se querem aventurar no fabuloso mundo da construção civil caramela.
Esta película foi gentilmente cedida por um antigo construtor civil dos anos 90, dedicado agora ao comércio de importação-exportação de palmeiras exclusivamente para condomínios fechados.
Dela resulta um fortíssimo retracto psicológico do construtor caramelo, de onde sobressai uma forte motivação para construir a todo o custo e um défice de entendimento do que é a relação directa entre património arquitectónico e identidade cultural.
Pelo meio, o documentário é enriquecido com truques e dicas (de forma subliminar), aludindo a diversas formas de contornar legislações e normas legais sobre a construção de novas urbanizações.
Um verdadeira pérola, para todos aqueles que se querem aventurar no fabuloso mundo da construção civil caramela.
A criança que brinca na loja do Sr. António
2000, 45m, preto e branco.
Costa Bar, 14 de Outubro, 21h00
Documentário auto-biográfico de Zéi Anestésico, produtor de cinema independente caramelo.
Nele se pode visionar, de forma apaixonante e quase idílica uma loja do comércio tradicional na capital caramela, a famosa loja do António Brinca.
Zé Anestésico, lembra-se de ter crescido a ir a essa loja, aos recados a mando do avô, Jquim Anestésico Empedrado, na altura presidente do Rancho Folclórico da Lagoa da Palha, uma das colectividades que sempre manteve relações com este estabelecimento.
O filme, todo ele elaborado num só plano e sem cortes, recria o ponto de vista de uma criança caramela e o seu deslumbramento pelo universo interior de uma loja deste tipo. Os tecidos, os chapéus, a caramela que entra e faz uma pricura, apoiando os braços pesados no antigo e gasto balcão de madeira (todo ele de árvores caramelas), fazem parte do imaginário colectivo profundo, o qual só é possivél manifestar através de uma das (poucas) obras primas do nosso cinema independente.
Valiosos são também os monólogos do autor (sempre em caramelo puro), onde pensa em voz alta, sob o olhar atento e “emparbecido” dos clientes que chegam, a influência desta loja na sua vida, desde o ter mais tarde ingressado no Rancho Folclórico da Palhota, habituar-se a só comprar artigo português de qualidade, gostar de chóriço de sangue vendido no marcado (aqui as razões não são bem claras, nem para ele), até à sua carreira no cinema caramelo independente, cujo momento alto foi a estreia de uma longa metragem na S.F.U.A. " em 1985.
Nele se pode visionar, de forma apaixonante e quase idílica uma loja do comércio tradicional na capital caramela, a famosa loja do António Brinca.
Zé Anestésico, lembra-se de ter crescido a ir a essa loja, aos recados a mando do avô, Jquim Anestésico Empedrado, na altura presidente do Rancho Folclórico da Lagoa da Palha, uma das colectividades que sempre manteve relações com este estabelecimento.
O filme, todo ele elaborado num só plano e sem cortes, recria o ponto de vista de uma criança caramela e o seu deslumbramento pelo universo interior de uma loja deste tipo. Os tecidos, os chapéus, a caramela que entra e faz uma pricura, apoiando os braços pesados no antigo e gasto balcão de madeira (todo ele de árvores caramelas), fazem parte do imaginário colectivo profundo, o qual só é possivél manifestar através de uma das (poucas) obras primas do nosso cinema independente.
Valiosos são também os monólogos do autor (sempre em caramelo puro), onde pensa em voz alta, sob o olhar atento e “emparbecido” dos clientes que chegam, a influência desta loja na sua vida, desde o ter mais tarde ingressado no Rancho Folclórico da Palhota, habituar-se a só comprar artigo português de qualidade, gostar de chóriço de sangue vendido no marcado (aqui as razões não são bem claras, nem para ele), até à sua carreira no cinema caramelo independente, cujo momento alto foi a estreia de uma longa metragem na S.F.U.A. " em 1985.
5 comments:
Bons filmes.
Bô bêr e ódepois digo como são.~
O do Costa parece ser bom, já bi cnema caramelo independente e gstei.
A câmara debia apoiar mais estes hómes que fazem etes filmes.
O Costa Bar está de castigo!!!! Só entro no Costa Bar quendo eles meterem um meio-bidom na esplanada a assar chouriço de origem caramela. No mínimo...
Eu bi o filme de estreia do Zéi Anestesico na SFUA, chamaba-se "Os repazitos e as meturizadas" e era dedicado a todos aqueles repazitos quiam pá escola amuntados nas suas meturizadas desparatibas à parba, cum caderno de capa amarela (os da pena), infiado no bolso de trás das calças e jogabam á bola no intigo campo das adegas e em Maio tornabam-se na comunidade frequentadora da pista dos carros de choque, é neste cenário que o filme termina cum insáio da porrada debido ao Jquim Antóino ter tentado infiar uma ficha dos matrecos da barraca da velha num dos carros de choque.
ò repaziada braba num se isqueçam de passar o filme: " do bidóm se fez meio-bidom" ainda hoje é dos filmes mais vendidos nas grandes superficies mundiais mas que foi cinsurado na altura pela ditadura palmeloa pois ia contra a história actual do castelo de palmela, é importante ver ou ber este filme pois põe em causa a existência do caramelo antes dos mouros, tudo por causa do meio-bidom. Vejam no circuito clandestino.
Acho que deveriam pasar um filmezinho desses na taberna do Amêxa, se não os clientes esquecem-se que são caramelos.
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