5.10.05

O COSTA BAR E AS PÁPAS CERELAC

No passado dia 4, milhares e milhares de caramelos, simpatizantes e curiosos vieram numa romaria até à porta do Costa Bar, numa enchente só igualada ao Carnaval de 98 quando o Gonçalbes distribuía vinho à mangueirada. A fila era enorme e a FLC também esteve lá sob a forma de três viúvas velhas com um lenço na cabeça. Quando, às 18:00h, as portas se abriram foi o caos total com toda a gente a gritar de nervos, empurrões, atropelamentos, crianças perdidas, carrinhos de bebé espalhados e copos partidos. Esta romaria deveu-se à crença de que estava lá dentro do Costa a figura duma santa que chorava lágrimas de cerveja. Todos procuraram a santa com a fé de beberem uma imperial à borla. Alguns tiveram essa sorte! Mas nós investigámos todo o recanto, dentro das casas de banho, debaixo das mesas, dentro da registadora, e até mesmo dentro ma máquina do tabaco. Fomos também à cozinha revistar as panelas e mais pralá, dentro do balneário, onde estava uma mulher agachada a verter mas não era santa. Já no armazém, revistámos tudo e o mais parecido que encontrámos foi uma pilha de grades de minis a olhar prágente com ar muito piedoso.
Chegámos à conclusão que se tratava apenas duma lenda.
Desmistificado o caso, todos acabaram por ficar… ou ir-se embora. Mas algumas famílias ficaram na dúvida e empanturraram-se com Blédines e Cereláques porque pensavam que, com o aspecto falsificado e descaramelizado do Costa, podia ser proibido beber uma mine. Mas não! É mesmo só o novo fitiu da casa.
Contudo, segundo viemos a saber hoje, dia da Republica das Bananas, os caramelos mais brabios ajuntaram-se lá dentro e fizerem uma missa de chamamento à santa lacrimejosa com cânticos, guitarra e tudo. Quiseram saber toda a verdade e o culto prosseguiu pela noite atentro. Já de madrugada muitos juraram que viram qualquer coisa a mexer, mas não sabem bem o que foi. O milagre esteve prestes a acontecer e o Costa vai recontinuar para outras missas.

4 comments:

Anonymous said...

Vucês bejam lá q`ainda nem era mea noite, e já nem abia mines pra serbir ós caramelos brabios e otros fregueses.
Cum tanto figorifico, pra quê ucupar o espaço cum sumos e otras merdas que niguem bebe.
parabens aus artistas q`animarem a noité, em especial au rapaz da gaita de beiços, que deu um berdadeiro espectaculo caramelo.
Ainda estou p`ra saber u paradero du quadro du Porto Ramus Pinto?

Um abraço á NAÇÃO CARAMELA.

Anonymous said...

Gostei muito da festa do Costa.
A tasca até não está má, como alguém disse, muito acertadamente, "isto não é uma taberna, é um pub.
Resta saber se conseguem criar um pub caramelo, Fosse eu o decorador e teria concerteza optado por um carácter mais acaramelado e parbo desse chalé de confraternização a que todos já se habituaram.
Muitos bosn músicos, o Espinal e o Zé Eloy, o Albino a dedilhar retoques com alguma classe, o Rocha a mostra-se um expedito tocador de gaita e o Duarte a enaltecer-se na voz acompanhativa. O muiguel a revelar-se um fadista dos antigos e a levar a assistência que decidiu ficar até ao fim, quase ao rubro de tanto fulgor cantante. Também a presença de um elemento do príncipio ao fim, que agora não me vem à cabeça, o nome da criatura, mas que deu cartas, sobretudo pela vontade demonstrada em se divertir e divertir a plateia, avulsa de gado caramelo e patriotas exilados da nação.
No final, o balanço da casa é positivo, ambiente falsificado, que carece de um toque genuíno que concerteza os donos lhe saberão conferir, pois não avulsam de cominhez ideica e sabem bem que tipo de freguez querem. Parabéns ao Costa e às suas gentes, uma tasca onde os caramelos se sentem bem, com um toque de fineza domingo-mercadeira que de nada destoa e onde concerteza os caramelos gostam de estar, desde que bem recebidos, o que até não é caso raro e idiondo por ali.

Anonymous said...

Ora atão bum dia a todos!!
Eu tamém tibe na inuguração do Costa, como qualquer Caramelo que se preze, chegui lá e até ma´assustei, inté pedi uma meia de lete e uma torradinha a pinsar que taba dentro dalguma pastelo-carcaçaria dessas modernas(assim tipo Zé Béu, muito abixanado para uma casa que já foi das mais carismáticas da nossa capital Caramela),mas não, só mesmo o bisual do establicimento comercial é que mudou,pois como pude olserbar a belha guarda taba lá toda a marcar presença e as mines e empriais rodabam e rodabam por cima do balcão,que é pena já nã tar empenado junto ás bicas de imperial, mas enfim, é o que se arranja.
Parabés ó Costa e a toda a brabeza que faz dele o seu ponto dincontro diário!!!

Anonymous said...

Eu tambem pinsaba caquilo era uma litaria e taba aquaise pa pedir um litinho ma ódepois bi cus homes buiam mines e aresolbi buer uma meida e foi balente a festa com os brabos e brabas e tabam lá todos no Costa a buerim mines e ódepois biram que aquilo afinal era um bar de homes brabos e caramelas brabas e depois buemos todos mines e medias e ficamos todos contentes a ber o cafei nobo e tipo litaria mas bem arrinjado e odepois buemos todos mines e fomos para casa.
Eu gostei.