29.11.05

AS LOMBAS NAS ESTRADAS

Conta-se, pelos aceiros da Palhota e Lagoa da Palha, que o próprio Napoleão se deslocou aqui, à nação proto-caramela, para conhecer as nossas técnicas de construção de estradas por apresentarem características inovadoras nunca igualadas no resto do mundo. Falamos pois das estradas às lombinhas ou, se quisermos chamar pelo termo científico “Estradas Arreganhadas em Espinhaço de Cão”
Estas estradas, amplamente usadas nos nossos aceiros, têm um aspecto muito complexo que foi desenvolvido em 1793 pela engenharia física dos bonicos sucessivos pelo carreiro afora. Só no Sec. XX é que deu lugar à técnica mais sofisticada das ondinhas implantadas palmo a palmo ao longo do percurso, com uma precisão tal que os cientistas não param de perguntar aos caramelos como se faz. Até a National Geografic já fez esperas nocturnas com filme a infravermelho pra ver se descobrem como é que agente faz aquilo tão perfeitinho.
Fala-se de muita coisa, mas tá claro, é tudo gente metida à parba! Por isso o Clube de Todo O Terreno do Pinhal Novo foi recentemente constituído para esclarecer o mistério à comunidade internacional. Escreveu um manual de 400 páginas “Quando passares por aqui, cerra os dentes arreganha bem os beiços” onde explica passo a passo a técnica de construção destas estradas e a forma como circular nelas sem parecer uma mula reguingosa. Portanto há que adoptar estritamente os seguintes procedimentos:
a) passar muitas vezes pelo mesmo sítio.

O lançamento do livro culmina com uma prova caramela de Todo o Terreno, ganhando aquele que menos parafusos perdeu pelo caminho.

Entretanto especialistas da FLC fizeram uma recolha de testemunhos sobre o porquê deste tipo de estradas (tão minuciosamente construídas às lombinhas). O resultado foi surpreendente e apresentamos desde já as principais vantagens:
- O deslizar das cuecas pelas pernas abaixo das mulheres caramelas (quando elas vão dim péi em cima do taipal da carrinha a apanhar o bento) aumentando a probabilidade de acasalamento e proporcional aumento da taxa de natalidade na nossa nação;
- O desmanchar do jipe da GNR quando eles querem caçar agente a matar o porco.
- O amadurecimento rápido da fruta entre a horta e a reforma agrária.
- O mercado de peças soltas.
- O aumento da pressão das mines e a facilitação do arroto.

É sabido que, derivado à moda do alcatrão, foi abolida a prática caramela da Estrada Arreganhada em Espinhaço de Cão, resistindo apenas nos lugares mais remotos do nosso território. No entanto, a propósito duma cumbersa na nossa coletbidade amais o Jornal do Pinhal Novo, viemos a saber que está a ser retomada a engenharia da estrada às lombas nas nossas metrópoles e principalmente na capital. A técnica apresentada é obtusa e não se compara com a arte original caramela que funciona por vibração. As novas engenharias vão buscar a fórmula medieval da catapulta e a mensagem subliminar duma zebra pintada no chão!!!
As vantagens ainda estão por calcular.

7 comments:

Anonymous said...

Comunicado do Sindicato dos Caramelos:

Vem o presente afirmar, que juntamente com o FLC, foi descoberto uma alternativa ás famosas lombas do Pinhal Novo.
Assim, para não estragar tanto as molas dos carros, basta ir À tasca do Ti Chico e em vez de LOMBAS, há LOMBINHOS e jolas, que sempre amaciam as molas do estÔmago. É uma alternativa...quem paga as favas é o porco!

Junta-te ào GRANDE REGRESSO DA REFORMA AGRÁRIA, Sábado dia 15 de Janeiro, pelas 7 da manhã, na Praça da Independência. Leva a tua produção Agricola/Pecuária/artistica.
Esperamos por ti. Leva um amigo.
Haverá no local, um concurso de meio-bidons com entremeada, coirato e laranjada de tangeras da região.
Prémios para os 3 melhores meio-bidons assadouros: (3 garrafões vinho)

Pl'o Sindicato
Bernardo Cinfão

Anonymous said...

Boa tarde amigos da FLC, gostava de saber onde esta a praça de touros no vosso belo pais. Ouvi falar que o Pinhal Novo ia ter um grupo de forcados. Onde vão treinar e com quê, no clube dos motociclistas, com as motas aparadas com cornos, só vejo isso.
Este povo e ficou sempre na mesma os comunas não lhe aprenderem nada, é sempre fado, futebol, e toiradas… onde é que vamos. São mesmo quadrados da cabeça como as obras ditas de arte que colocam nas rotundas.

Anonymous said...

Estou de acordo com as lombas, gostava mais do estilo "Estradas Arreganhadas em Espinhaço de Cão", mas também não se pode ter tudo.

Anonymous said...

C O N V I T E

1 Dezembro O5

Dia Mundial da luta contra a SIDA
10 Horas
Inauguração do Centro Médico Dentário
Sob a orientação médica do Prof. Dr. António Duarte Mata
(na Sede da Abraço)

11 Horas
Inauguração do Largo Dr. José Luís Champalimaud
(junto ao mercado do Rego/Hotel Metropolitan)
Cerimónia presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa
17 Horas
Apresentação do Concurso de Fotografia
(Chiado, antiga Pastelaria Marques)

“SIDA, VIDA, ESPERANÇA VIVA”
21.30 Horas
13.ª Gala dos Travestis
Teatro S. Luis
Produção de Carlos Castro

Anonymous said...

senhoras caramela. Sr Caramelos.

A Associação Abraço, ao longo dos seus 13 anos de existência e, enquanto organização não governamental de apoio a pessoas infectadas e afectadas pelo VIH/SIDA, tem desenvolvido um vasto e importante trabalho no terreno junto da população directa ou indirectamente afectada pelo VIH/SIDA, reconhecido e apoiado pelas entidades públicas com responsabilidades e preocupações nesta área empenhadas no combate a esta pandemia.

A Abraço tem serviços de qualidade e capacidade confirmada ao nível da prevenção, informação, apoio domiciliário, psico social, jurídico, que incluem refeitório nas instalações do Rego/Lisboa e no Funchal, onde são servidas cerca de 70 refeições diárias, apoio global a 54 crianças na R.A. Madeira, entre muitos outros(Sendo no total um apoio a 343 crianças no País:
Porque a nossa atitude é sempre a de ir mais além, criar novos valências e serviços para melhor apoiar os que a nós se dirigem, a Abraço tinha desde há muito o propósito de possibilitar aos seus utentes melhores cuidados médicos ao nível dentário já que estes são essenciais à população infectada, mas, muitas vezes impossíveis pela sua generosidade.

É pois com grande satisfação e enorme orgulho que convidamos V. Exa., para a inauguração da Clínica Médica Dentária Abraço no próximo dia 1 de Dezembro de 2005, Dia Mundial da Sida, às 10 horas, coordenada pelo Sr. Prof. Dr. António Mata, com o corpo clínico de cerca de 38 Médicos Dentistas que voluntariamente darão algum do seu tempo para que este projecto funcione diáriamente em horário das 10h às 19 horas.

Convite este extensível à inauguração do Largo onde se situa a sede da Abraço e o Gab. Med. Dentário sob o nome “Largo Dr. José Luís Champalimaud” a realizar pelas 11 horas do mesmo dia, com a presença do Presidente da C. M. de Lisboa, Prof. Dr. Carmona Rodrigues, como reconhecimento e homenagem pública da CML e da ABRAÇO ao médico e ao homem que conduziu a sua vida em prol do combate à infecção do VIH/SIDA investigando o vírus VIH2, e tratando as pessoas seropositivas seus doentes com enorme amor e respeito.

Na expectativa da presença de V. Exa., subscrevemo-nos com os protestos da nossa mais elevada consideração e estima pessoal.

Anonymous said...

Isso é o vinho do amigo Caijo.
Bem divergente, isso é história da Caramelandia.
E o vinho é bom, o Francês é que nas Festas do Pinhal anda sempre com uma garrafa de tinto Cascalheira , e fica todo inspirado para cantar com a malta a 7 da madrugada no túnel da CP.
Passem um bom dia amigos da Capital Caramela.

Anonymous said...

Boa tarde ó pandleraige!
Pa mim ei uma mine, que a chuba na me tira a sede e nã há nada malhor do que ber a chuba e buer mines, que nim um desgalgado.

Pareceme que conheço esse binho.
Posso-bos assigurar quei pinga balente e que ó cuntraire do que bócês possam pinsar ê nã bebo só mines.
Uma binhaça balente bolta e meia também bai pó bucho.

E as lombas quesses homes parbos da política cá querem por.
Atão mas o quei isto?!!! A gente bai lá e arrinca essas m... todas e depois benham lá ca GNR e má o que quiserem ca gente responde ca nossa brabeza.
E eles sabem que com a acaramelaige nã se brinca, ca gente somos homes rijos e balentes e nã dixamos a nossa balintia nas mãos de qualquer um.

Já agora, alguém aqui na colectibidade sabe quem ei o home que bai abrilhantar a Sela na próxima bailação?