20.11.05

CONSULTÓRIO DO DIA-A-DIA

Aqui podes fazer as tuas précuras e dizer dos teus aleijões e brotoeja. A FLC tem um rancho de caramelos especializados que te darão as respostas certas.


Pergunta do casal Mello (ambos advogados)
Somos um casal novo que veio de Odivelas para cá. Vivemos numa quintinha que comprámos há um ano em Vale da Vila para que, aos fins-de-semana, tratemos da nossa horta. Em Abril semeámos uma seara de torresmos porque os caramelos, meus vizinhos, disseram que era o que se dava melhor neste terreno. E foi o que fizemos. Mas já passaram sete meses e ainda não rebentaram. A questão é a seguinte: afinal qual é a melhor época para semear torresmos?

Óh meus rapazes, bieram mesmo parar à terra certa pra se iniciarim na bida hortícola em part-time. Intão ouçam lá agente que samos gente à séira tal e qual os nossos irmãos de Bal da Bila.
Semear torresmo não é pra qualquer um, na senhor! Bocemecês bieram logo todos garganêros a querer semear um produto de grande sensiblidade no trato e manejo (já os espanhóis fizeram o mesmo enchertando esferovite a pontos das maçãs saberem resina). Bem!... Mas o que aconteceu é que os torresmos chatearam-se de tár interrados tanto tempo. Aborreceram-se tão a cumprinder? Agora pra darem flor é preciso apoio psicológico. Pra isso bocemecêzes devem de ir ter com especialistas nesta área:
1- Podem é ir ter com a Edeviz Padeira que vai acoitando torresmo a toresmo antes de os enterrar na broa com o dedo.
2- Pode ir ter com o Zimbão Cornadura que, só com a força do pinsamento, já conseguiu pôr 4 torresmos a jogar à sueca.

Resposta do Ti Gracindo Brutidade (encarregado pra identificar e espantadar a imigração de gente parba, dentro do territóiro caramelo)

26 comments:

Anonymous said...

Atão bum dia ai ó repaziada!!!!
Ora como diz o Ti Gracindo Brutidade, o torresmo tem que se lhe diga, nim toda a gente presta pa plantar essa hortaliça.
Im primero lugar é praciso ser brabo e bera cumá ferruige pa que o produto perceba por quim tá a ser plantado, ósdepois é praciso já ter uma córela de imtrameadas pa se poder fazer uma enxartia como debe ser isto claro ao lado do cantero do pão, daí nacem as famosa s sandes de torresmo-intrameada quase tão aperciadas como as sandes cuirato.
Mas os cuiratos só debem ser sameados na Primabera qué pá arrebintarem na altura das Festas Populares cá da nossa Capetal.
No meio da seara debe-se amuntar umas ratoeras pa apanhar a passaraige parba que bai espenicar no produto.

Anonymous said...

Onte fui à festa da Tasca Do Chico, já chegui lá um cadito tarde, o cunjunto msical era balente, cumposto p´lo Zé Eloy, o Espinal Medula e o Pálo Borgia, tocaram umas modas brabias, é pena que ó que me parceu, a aflueinça de publico nã era muita, taba lá o mólho de frequentadores e utentes do balcão da Tasca que cantabam cum os tocadores.
O Chico Foi passear a Barata Comuna pa Inglaterra nim sequer lá taba pa ofrecer uma buida á malta.

Anonymous said...

Comunicado do Sindicato da Defesa dos Interesses Caramelos:

Depois de vários dias de chuva intensivos que tem assolado a região bravia Caramela, vem o Sindicato comunicar a alteração ao cultivo de certas hortaliças, denominadas "exclusivas" da nossa aprazivel Região, e que eu, mandatado, sob nome de Ernestino Coentro, residente na Carregueira, passo a comunicar:
- a plantação de choiriço de sangue de porco preto alimentado a bolota, passa a ser plantado apenas no estuário da Vala da Salgueirinha. Esta mudança, deve-se a que os ingredientes depositados pelo aluvião da vala, rico em nutrientes negros, deêm mais cor ao choiriço e um maior aroma a porco preto que rebola na vala. A estrumação deverá ocorrer no decorer do mês de Maio.
- A plantação de min's formato supositóire, muda para a Avenida da Capital Caramela, Pinhal Novo. O sindicato apelou às entidades competentes e estas deram razão ao sindicato e a luz verde chegou. Os plátanos e as Palmeiras da Histórica Avenida serão arrancados e nos covatos destas, serão plantadas grades de min's. Com esta medida, pretende-se evitar os engarrafamentos com filas intermináveis para beber uma jola no Costa, no Capuxinho, no comité central, no satélite e no retiro do mercado.
- A plantação de meio-bidons assadoiros, um objecto de pura devoção para os mais acérrimos defensores da cultura Caramela, passár-se-à a fazer nas terras férteis do Jardim José Maria dos Santos. Depois do abaixo assinado realizado na passada semana, o lago junto ao coreto/anfi-teatro, será finalmente exilado, e ali nascerá uma bela plantação ecológica de meio-bidons assadoiros. Com esta medida, pretende-se divulgar a bela intremeada e coirato de porco da região, porco este em vias de extinção.
- O cultivo de bcicletas pasteleiras yé-yé, passará a ser feito na bela região da chamada praça masmarrão, junto á biblioteca. Daqui a 3 dias começam as obras de demolição (para nosso descontentamento) e ali nascerá uma horta verde, que certamente atrairá desde os mais pequenos aos mais graudos, para a monda dos pneus cardados e punho rotativo.
Com estas medida, pretende o Sindicato, tornar a Capital Caramela, mais verde, mais pura e identificada com os nossos antepassados.

Pl'o Sindicato
Ernestino Coentro

Anonymous said...

Mas que mania é essa do porco preto? Atão bocês nã sabem que o nosso porco é o caramelo mirandês.
Pou cá descunfiado c'os gajos do sindicato. A plantação de mines no lugar das palmeras tá certo, mas os meio-bidons tamém tem que ser na abenida.

Anonymous said...

Oh! Zé Ratoera.
Tamém fui à festa da Tasca do Chico, além daqueles musicos tamém tocou o Negreiros.
Tavam lá alguns que nã são frequentadores habituais, mas só no início da noite.
Só o Chico é que foi pa Inglaterra, a Barata Comuna taba lá desfarçada atrás num dos quadros do Quim Prisu, que por sinal são espantásticos.

Anonymous said...

Boa noite ó pandleraige.
Pa mim ei uma mine.
Atão falam da festa na Tasca do Chico?

Eu tambim lá tibe, e só tenho uma raclamação, ei que nã habia mines. tibe aquaise pa me bir imbora, mas ó depois inda me pagaram umas médias, e aquilo lá foi melhorado.
Taba boa a múseca, bons tocadores, só debia era haber mines, que gosto de buer ei mines, mas bá lá, de bez im quando podim ir umas méidas, que tambim na faz mal.

Impensamental said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Impensamental said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Anonymous said...

.Estamos em Novembro e já anda tudo de volta das compras e a gastar os € que têm e não têm. Para mim o Natal é a hora do jantar com a família toda junta à volta de uma mesa, tipo filme do Padrinho, La Mafia.
Vai para o teu abrigo, acende o meio bidon, está com o teu grupo e pensa nos quilos de doces que vais manjar. Acima de tudo compra para ti uma lembrança particular.

Anonymous said...

Bom dia amigos!
Cá estou de volta, com mais força, os ares da terra dão-me energia.

Anonymous said...

O que é uma família?
Somos 2, passamos a 3, 4, 5 [§].
Depois vêm os gatos e os cães, os peixes e os passarinhos.
Damos nome a tudo.
Mas tudo se chama família.

Os amigos também fazem parte da família, ainda mais quando somos só 2, os filhos deles tornam-se um bocadinho nossos, sorrimos com as "maluquices" que fazem e choramos quando não estão felizes.

Há ainda aqueles amigos "virtuais" que nos tocam o coração, com quem nos preocupamos se não deixam mensagens, o que será que aconteceu?

A nossa família está sempre a crescer, pelo menos a minha está, no meu coração, na minha mente, tudo o que sinto de bom a eles o devo, isso sim, é a minha família.

Anonymous said...

Chove sim...mas o importante é que chova apenas lá fora e nunca dentro de nós. Por isso ânimo malta...toca de ARREBITAR ouviram???

Anonymous said...

As fugas de loucuras são sempre subjectivas... não conhecem ninguém que seja normal, todos têm um acesso de loucura, pelo menos uma vez. Porquê julgar?
A noite de domingo foi de loucura no Xico, e os desenhos também são uma loucura.
Viva o Xico, os Músicos, os Artistas do Pinhal…

Anonymous said...

cada vez aprendo mais.....cada vez fico mais curiosa acerca destas personalidades caramelas....

Anonymous said...

Vi o Cavaco ontem à noite na TVI e não atestei a teoria de Francisco Louçã, segundo a qual, sempre que fala, o candidato do Estado Novo perde 1 ponto percentual. Pelo contrário, fiquei persuadido que é, de entre todos, o ideal para substituir Jorge Sampaio, pois não disse rigorosamente nada e é isto que os portugueses precisam. Para um Povo que vive atolado na merda até aos joelhos, qualquer coisa positiva poderia fazer-lhe mal à saúde.
Tecnicamente, se retive alguma coisa da conferência foi quando afirmou “… há anos atrás…” o que denota um conhecimento de anatomia quiçá superior ao da sua Especialidade, Economia do Paleolítico. Contudo, Professor, todos sabem que há ânus atrás; basta olhar por cima dos ombros, embora não creia que esta sua insistência pela retaguarda seja tacticamente aconselhável nesta altura.
Apesar de tudo é um forte candidato. Garante que Portugal prosperou muito enquanto Primeiro-Ministro (à custa da CE e da venda dos anéis… Não os dele, claro!) Se for verdade como diz que graças à sua pessoa, o país cresceu 4%, então agora, com o Zero que nos promete, a coisa vai-se mandar lá para os 40!

Reflexão da semana: Se o Governo de Sócrates está tão obcecado em poupanças, porque razão, continuamos a enviar Cones de trânsito para o Afeganistão e o Iraque?

Anonymous said...

António Caldeira, autor do blog "Do Portugal Profundo" foi absolvido pelo Tribunal de Alcobaça na sequência de uma queixa do Ministério Público relacionada com a divulgação naquele espaço de peças e outros documentos do "processo Casa Pia".
António Caldeira, que trajava de preto, dizendo-se "de luto pelo estado" afirmou, após o conhecimento da sentença:
- Há uma vitória da cidadania e da blogosfera contra o poder.
De facto, vamos dando conta de que estes espaços por onde andamos são cada vez mais percorridos e apetecidos pelos poderes (político, económico,...).
Veja-se como as campanhas eleitorais vão utilizando, de modo crescente, esta ferramenta comunicacional. Embora de um modo quase sempre fechado a intromissões , designadamente sob a forma de comentários.
Por tudo isto, nós que fazemos dos blogs um espaço de amizade e de partilha, mas também de intervenção e de crítica, estamos expostos e sujeitos aos azedumes de quem não gosta muito da liberdade e de outros exercícios da cidadania.
Mas esse facto, não nos deve fazer recuar. Antes aumentar o nosso sentido de responsabilidade e de rigor.

Anonymous said...

É verdade que os nossos velhos têm sido empurrados para uma existência de exclusão, isolamento, solidão e pobreza. Por falta de apoio social? Claro que sim. Mas isso não chega nem resolve o problema da exclusão. É necessária uma revolução cultural que faça com que as famílias não deixem de os considerar como seus, estejam onde estiverem. Porque nem um idoso em casa da família está sempre integrado-e raramente se fala de maus tratos a idosos no seio familiar nem num lar está necessariamente votado ao abandono. O afecto ou o desprezo que a família estiver disponível para oferecer, não depende da distância física, depende da formação de cada um. Ou da falta dela.

Anonymous said...

... Parece que é certo que o homem mudo vai ganhar.
É certo que é uma pedra e que não tem o mínimo de sensibilidade para as questões sociais nem para o Humanismo.
Mas se é isto que os Tugas querem, que fazer?????
Estamos numa encruzilhada não resolúvel. Já pensei sériamente e já o disse em fazer um referendo para aferir da possibilidade de mandar vir um estrangeiro mandar nesta chafurdice. Mas depois, refecti e achei que não era viável. Quem aceitaria tal coisa????

Anonymous said...

Cá para mim, é tudo a mesma tropa. Já passei a fase de acreditar em política e políticos, o que conta de facto são os HOMENS, com "H". E neste antro à beira-Pinal plantado, as alternativas são escassas e redundantes. Para além da dualidade existente no panorama político nacional, começo a ficar convencido que este sistema parlamentar assente nos partidos, já se esgotou há “long time ago”!
Como se não bastasse, apanhamos com candidatos à PR com este perfil.
Acabamos sempre por escolher o mal menor.
São os candidatos que merecemos, que o país merece!!!

Anonymous said...

http://bigblogis.blogspot.com/
" Portugal precisa de Si...
E de Dó e de Ré e de Mi,
E de Fá e de Sol e de Lá,
E do Cavaco expulso de cá! "

Anonymous said...

Estes acontecimentos recentes passados em França deixam-me um misto de perplexidade e de “estava-se mesmo a ver”. Cada acontecimento social tem as leituras que cada um lhe quiser dar, alguns mais tendenciosos que outros. A direita liberal diz que é mais uma prova de que o modelo social europeu está esgotado. A política de subsídios, incentivos, assistência social gratuita, não resulta, antes pelo contrário, incentiva à inércia. São os seguidores do modelo americano, e inglês cada vez mais, que o caminho é haver emprego disponível e incentivo ao “subir socialmente”. Esquecem-se dos distúrbios que constantemente existem nas cidades desses países, na criminalidade crescente, da divisão cada vez maior entre ricos e pobres.
Quem já andou por países ditos pouco desenvolvidos, como os da américa latina por exemplo, saídos de ditaduras impostas pela grande potência vizinha, a que se seguiram, nos anos 80, as políticas liberais importadas, constata a flagrante diferença entre classes sociais. E verifica também que mesmo para classes favorecidas a situação não é muito feliz. A insegurança é constante e não se vive naturalmente. Só quem não sai deste rectangulozinho é que pode desejar políticas que desprotegem completamente os mais inaptos, os mais fragilizados.
Apesar da discussão da diferença entre esquerda e direita estar completamente fora de moda, arrisco-me a dizer que, para mim, é entre uma sociedade que coloca ao dispor das pessoas o mínimo para elas se sentirem confortáveis e então poderem trabalhar e produzir para o bem comum, e outra que diz: “produzam e depois logo compram o que quiserem”.
O problema da cor, pelo menos no modo como certas pessoas o põe, é já do foro psicológico.

Anonymous said...

Pelos vistos aqui em Portugal não há censura. Pelo menos por agora. E não me venham com conversa mas em França passa-se o que se passa porque há um governo de direita.
Não querem lá a escumalha e estão aproveitar-se para os mandar baixar a bola. Se te portas mal e é imigrante és expulso. Mas há muita escumalha Portuguesa mais fino e com esses aqui ninguém pia.? O que é que estavam à espera? De meninos de coro a cantar RAP?

Anonymous said...

Custa-me falar de presidenciais quando me sinto (cada vez mais!) monarquico. É impossivel um presidente ser a maior figura nacional, unanime, arrebatadora de simpatia de todos. Porquê? Porque todos os candidatos são politicos, e as pessoas estão fartas de politicos. É curioso ver "guerrelheiros" politicos a tentar passar a imagem de homens de consenso, apartidários. Ou seja, vivemos numa República (das bananas) que procura de 5 em 5 anos eleger um... Rei. No minimo absurdo.

Impensamental said...

Os músicos ontem na tasca do amigo Xico meteram um grandioso ambiente, e o Xico que não estava....
É só pena que o espinalMedula não toco o lavrador.... Bravos á eles Zé Eloy, Paulo e aquele moço amigo do Borgias.

Anonymous said...

Vi os quadros que estão no Chico.
Não sei de quem são, mas quero dar os parabéns ao autor.
Como o Chico consegue ter uma exposição daquelas naquela tasca?
E o autor ou autora dos quadros não terá outro sítio para os expor com a enorme qualidade que demonstra?
será que os senhores da cultura local, digo, da câmara e outros tais, que se apregoam como os detentores do que deve ser feito na cultura, não olham para estas pessoas e aproveitam o que de (excelente) temos por cá?
Continuo sem perceber estas mentalidades retrógadas e mediocres que nos governam.
Ainda bem que depois há artistas por cá que nos salvam da banalidade e da estupidificação.
Já agora, quem souber, que me diga quem é o autor daqueles quadros.

Anonymous said...

O Autor dos quadros é do artista Kim Prisu, a tentar acaramelizar-se em tempo record na nossa capital. Se quiser saber mais sobre ele vá até a nuklé-art do cumintáiro acima.