10.11.05


Um microondas caramelo em actibidade. Está a assar castanhas em plena labareda.

18 comments:

Anonymous said...

2005/11/11
São Martinho

Começando pela história de São Martinho, reza a lenda que, "num dia tempestuoso ia São Martinho, valoroso soldado romano, montado no seu cavalo, quando viu um mendigo quase nu, tremendo de frio, que lhe estendia a mão suplicante... S. Martinho não hesitou: parou o cavalo, poisou a sua mão carinhosamente na do pobre e, em seguida, com a espada cortou ao meio a sua capa de militar, dando metade ao mendigo. E, apesar de mal agasalhado e sob chuva intensa, preparava-se para continuar o seu caminho, cheio de felicidade. Mas, subitamente, a tempestade desfez-se, o céu ficou límpido e um sol de Estio inundou a terra de luz e calor. Diz-se que Deus, para que não se apagasse da memória dos homens o acto de bondade praticado pelo Santo, todos os anos, nessa mesma época, cessa por alguns dias o tempo frio e o céu e a terra sorriem com a benção dum sol quente e miraculoso." É o chamado Verão de São Martinho!"O costume do Magusto, que tradicionalmente começava no Dia de Todos-os-Santos, é simultaneamente uma comemoração da chegada do Outono e um ritual de origem religiosa: o dia do Santo Bispo de Tours (São Martinho) está historicamente associado à abertura e prova do vinho que foi feito em Setembro. O água pé é o resultado da água lançada sobre o bagaço da uva, donde se retirava o pouco de mosto que aí se mantinha. Esta bebida pode ser consumida em plena fermentação ou, depois disso, adicionando-lhe álcool. Assim, diz o ditado popular "no dia de S. Martinho vai à adega e prova o vinho". No fundo, com o São Martinho e o Magusto comemora-se a proximidade da época natalícia, e mais uma vez, a sabedoria popular é esclarecedora: "dos Santos até ao Natal, é um saltinho de pardal!"

Tudo isto é muito bonito, mas a malta quer é a boa da Água Pé, portanto convidamos todos os nossos clientes e amigos para esta noite passarem pelo COSTA BAR afim de provarem este belo néctar e a bela da castanha assada.

http://www.costabar.blogspot.com/

Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Secretariado Caramelo said...

O raio dos cámones têm na maniazinha de espatar aqui propaganda não-caramela.

Secretariado Caramelo said...

Muito bem Costa Bar.

Anonymous said...

Viva o vinho caramelo do nosso amigo Cajo... um copo cheio. Tinto.
Viva a festa... grande nação Caramela...por aqui é que se vive bem... os franceses não sabem dos meios bidon para assar as castanhas ou mesmo dos nossos microondas caramelo em actividade, deve ser por isso que metem fogo os caros. Senhores impressarios Caramelo deve haver um marcado á fazer com os nossos assadores, tem que divulgar isso lá naquele país do Camembert, sabem aquele queijo que não é de Azeitão…. Boa noite Caramelos, vemos nos por ai amanha a volta de umas castanhas.

Anonymous said...

Bom dia Toino das Mines, vamos beber umas á noite, acompanhadas de umas castanhas assadas em meio bidon aquele bar da esquina, perto do pouço e dos três Pinhos.

Anonymous said...

Castanhas pelo São Martinho Assadas com sal grosso, cozidas com ervas aromáticas, secas tornando-se “piladas” e utilizadas depois de bem demolhadas, acompanhando em puré outros preparos, ou servindo uma sopa Caramela, o consumo de castanhas estende-se de finais de Setembro até ao início da Primavera. São, contudo, particularmente procuradas e celebradas no dia de São Martinho, a 11 de Novembro. Actualmente esbateram-se os festejos e raros são os que celebram a ocasião com circunstância, embora em barres como no Costa cervejaria e associações se vá reabilitando a tradição.

Anonymous said...

Bom dia caros caramelo do FLC, só queria perguntar se não a um magusto amanha no Xico, estive fora da zona Caramela toda a semana, mas o meu bar á noite é o Xico, não é que não goste do Costa Bar, mas são hábitos. Gostava de uma boa festa de S. Martinho… podem deixar a resposta por aqui nas Cumbersas na Coletbidade , muito obrigado amigos Caramelos.

Anonymous said...

viva o copo cheio de vinho

Anonymous said...

Viva aí ó maltezaria.

Chegou a altura de ber o quê cos nossos adegueiros balem.
Vamos todos probar essa Água Pé,e dar a nossa opinião pra que o vinho possa ser uma ganda pomada como é habitual aqui na nossa region Caramela.
O nosso amigo Cajo tá de parabens pois a água pé tá uma boa pomada.O resto bou probar hoje e logo darei a minha opinião abalizada.
O magusto tem inicio ás 18 horas no Costa Bar, onde me bou juntar ao Ze Manuel Ratoeira sem Mola e ao "paquito Fortes", para corrermos as tascas da capital Caramela.

Saudações á Nação Caramela..

Anonymous said...

Quem diria! Atão dizem prá aí que os do costa eram burros afinal aqui está uma lição de estória. Muito Bem.
Oh Fernando! o Xico tá cada vez mais abxanado e não faz magusto nenhum.

Anonymous said...

tá-se a ber que num éi um caramelo quém está a assar as castanhas. Assim bão ficar quimadas. A castanha para assar bêm tem de sêr nas braisas.

Anonymous said...

Onta à nôte tava-se bém no pocirão. Habia um magusto no centro cultural, com quatro meios-bidóns e montes de auga-péi, a acompanhar as intrameadas cum fartura. Biba a cambra do pocirão.

Anonymous said...

O quê o Xico não faz um magusto, é mesmo forreta, nem é capas de oferecer umas castanhas a malta que lhe permite de ir passar ferias em Cuba, é isso os Comunas só pensam em nos quando é para o bem deles… se é assim vou mas é ao Costa Bar, ai é que me parece boa malta mesmo se foi dito por alguns que não gostam de intelectuais.
Mas se vemos bem os ditos intelectuais em ervas canábicas, são os que escrevem sobre a nossa cultura Caramela. E que dão vida a esta vila vazia de cultura. Viva Todos os Visinhos Caramelos. E vamos todos ao São Martinho provar o vinho.

Anonymous said...

Espero que os nossos políticos hoje a noite, venham com a malta provar o vinho, não é só quando a eleições que se mostram no Costa a namorar a malta Caramela.

Anonymous said...

Penso que este blog nem é dos do Xico, nem dos do Costa, nem de qualquer outro estabelecimento da Caramelandia, nem de qualquer partido Politico, nem dos intelectuais, agora também não sei bem não sou eu que o faço, mas penso que este blog é uma pagina aberta para todos Caramelos desejam Comunicar, e assim recriar as nossas raiz culturais deste século XXI, mas os da FLC e que podem responder a isso. Por acaso eu só tenho a quarta classe feita há 40 anos já, mas isso não me impede de escrever por aqui…. Bom S. Martinho malta, é pena que eu não possa ir o Costa a noite, trabalho por turnos, mas temos lá na fábrica dos caros, uma pequena prova de vinho, é S. Martinho para todos os Caramelos. Bom tenho que ir o autocarro da firma esta chegando.

Anonymous said...

Vamos o magusto, rapaziada...
O vinho é bom para o coração bater mais forte, e assim olhar para as lindas Caramelas com uma energia deslumbrante….

Anonymous said...

Cá em terras Caramelas hoje é dia de revolta popular, também metemos o fogo como em França, vemos pelas ruas se ascender fogareiros nos meios bidões para assar as castanhas…