9.11.05

Peso Bruto em Chispes vence concurso

O grupo musical Peso Bruto em Chispes, da Palhota, venceu o concurso de música moderna caramela. Esta iniciativa foi um sucesso e demonstrou o vigor das novas tendências musicais caramelas. Todas as bandas que subiram ao palanque de madeira, deram um espectáculo de uma rejeza assinalável, digna da organização que quotidianamente aqui ensaia e actua, o rancho folclórico da Lagoa da Palha.
O júri (constituido por um elemento de cada rancho da região) não teve descanso, pois com tanta qualidade, eleger os vencedores, revelou-se tarefa maldita e ingrata.
No entanto, o regulamento a isso obrigava e todos os grupos musicais garrearam quase selváticamente pelos prémios anunciados.
Os vencedores tiveram direito a subir mais uma vez ao palco, no final do concurso, dando um concerto memorável. Esta actuação foi abrilhantada, quando o rancho folclórico da Lagoa da Palha, decide entrar em palco, perante um público caramelo em delírio alcoólico, unindo os seus acordes campestres e movimentos de dança vertiginosos, às notas musicais de cariz antropomórfico rural dos Peso Bruto em Chispes.
De facto, a nação caramela não faltou a esta celebração da cultura moderno-popular e não foram só os jovens que disserem: “Presente. (Pa mim ei uma mine)”. Nas instalações do Rancho da Lagoa da Palha estiveram vários representantes de Casas do Povo, Círios, vendedores da Reforma Agrária e Asssociações de Reformados, Pensionistas e Idosos da Caramelândia. Ficou assim provado que a música moderna caramela não é propriedade exclusiva da juventude, mas que pertence a toda a nação que a respeita e promove com orgulho auditivo.
Destaque também para os Escarro Selvagem e Rural da Carreguera e para os Êxodo Urbano de Arraiados, que obtiveram respectivamente o 2º e 3º lugar. Estes grupos musicais demonstraram um conhecimento profundo das raízes musicais caramelas, permitindo-se fuzioná-las com acústicas subtis e poderosas de uma ruralidade contemporânea, nitidamente agrária.
A cassete dos vencedores estará disponível ao público caramelo, já no próximo marcado.
A F.L.C. sabe que em breve, a Rádio Antena Caramela planeia uma grande entrevista com o grupo musical Peso Bruto em Chispes, um nome a ter em conta no actual panorama ascendente da música moderna caramela.

26 comments:

Anonymous said...

Ca granda banda que há na Palhota.
Viva o Peso Bruto em Chispes, já considerada a maior banda da Caramelândia e arredores.
Já tá marcado o encerramento das Festas Populares com um grande concerto desta banda no jardim da Praça da Independência.

Anonymous said...

Boa tarde ai ó repaziada!
Em primero lugar quero dar os parabéns ós PESO BRUTO EM CHISPES.
Balente banda!!
Espero que nã se esgotem as cassetes logo no dia do lançamento, o qual debe ser acumpanhado de foguetaige rija, a tal que deberia ser para a abertura dos Jogos Olimpicos e que esses repazes do Cumitéi nã quiseram lá.
Bum! Adiante.
Eu acho que a banda deberia ir actuar no anibersáiro da Tasca do Xico im cunjunto com o Zé Eloy e o Espinal Medula, dibulgando assim a mesma na nossa Captal.

Anonymous said...

BOA TARDE Ó TOINO DAS MINES!!
BAMOS BUER UMAS????

Anonymous said...

Boa tarde a todos. E estibe lá no cuncurso e buí umas duas grades de mines ó balcão e sempre disse que só pelo nome o Peso Bruto em Chispes era o que ia ganhar. Disse sempre. Mas ódespois esqueci-me. Mas só agora é que vim a saber, porque nessa madrugada acordei abraçado à nha menarda dentro da vinha do Zé dos Cascos.

Anonymous said...

Quais Prémios MTV, quais quê! Quais Gift, quais quê, apesar de serem a minha segunda banda preferida. A primeira é o Peso Bruto em Chispes, pois claro! Muitos parabéns aos vencedores! E, já agora: visto que já se pode recuperar a ancestral tradição de observar os comboios porque abriu um café na cooperativa (que tem uma vistaça para as linhas do comboio e onde até dá p'ra ver e identificar grupos de rapaziada caramelo-inconsciente que anda a recuperar a tradição de passar as linhas a pé, por entre avisos de "Perigo de Morte"), proponho para banda sonora de fundo desse café (que mais nada ostenta de caramelo) o som único do Peso Bruto em Chispes. Seria um sucesso, para mais junto dos fãs da porta do clube, visto que é logo ali do outro lado! Como se vê, de uma assentada recupera-se uma carrada de boas tradições caramelas, o que só pode concorrer para a felicidade deste bom povo. Não é? Venha de lá um garot... aliás, uma mine!

Anonymous said...

Boa tarde ó pandleraige.
Atão ó Zei Ratoera!
Bamos buer umas, já que falas nisso, secalhar bais tu pagálas, quê nã mimporto.
Na otra bez lá na sede do Rancho na Lagoa da Palha no otro dia do concurso, pagui eu e tu buestes bem.
Atão ganharam os Chipes Brutos? Balente banda, ê óbios e gostei. E ódepois taba ca puta da bubadera e tibe de me incostar à repariga do rancho que era muita raçuda.

Bamos buer uma Zei Ratoera, que esta agora pago eu, bamos imbora.

Anonymous said...

Sou eu, ó pandleraige.

Esqueci-me de dar os balentes parabéns ó pessoal dos Chispes Brutos.

Bou cumprar a cassete no marcado à ciganaige, e ando à mócada com quem na ma quiser binder.

Anonymous said...

Era um bom concurso, muitas caramelas á saltar, muitos amigos para beber umas mines, ainda bem que fomos de bicicleta, é que já tinha-mos uma dessas cardinas, que fomos até Lisboa, nem sei como passamos a ponte, sei que avia nevoeiro, e lembra me que pedimos numa barraca verde uns copos pagamos 2€ e mandaram nos circular, nem nos deram as mines.. porá deveria ser a casota do pagamento da ponte…isso é que foi um grande concurso Caramelo.

Anonymous said...

Considero-me um intelectual de esquerda e resido na bonita vila de Pinhal Novo. Felizmente somos governados por um partido de esquerda que sabe assumir as suas politicas culturais e não só.
Gosto de consultar regularmente este blog, pois parece-me que é de muito bom gosto e não promove nenhuma cor politica em particular nem faz a apologia da estupidez, alienando o povo do seu objectivo produtivo. A rpodutividade é a solução para a crise económica e só quando as massas trabalhadoras tiverem direito ao produto do seu trabalho universal e se unirem de forma sindical será possivel o acesso à cultura por todos aqueles que a ela têm direito.
Abaixo a utopização neo mercantil das sociedades que alienam as classes trabalhadoras da produtividade.
Apoio as criações musicais que exerçam pressão sobre os circuitos comerciais que não têm outro objectivo, senão o de enriquecerem à custa de artistas longe de terem o cunho de proletários, que nada produzem para o progresso da sociedade.
Neste sentido, apoio os vencedores do Concurso Caramelo.
Promovam mais esta cultura que se deve assumir como proletária e rural, amiga do povo e de quem é amigo do povo, que unido jamais será vencido.

Anonymous said...

Eu não gostei nada, é que tinha uma nova namorada há uma semana, que meti mais de um 1 ano á conquistar, e sabem, que o vocalista da banda Êxodo Urbano do Arraiados, pisco lhe o olho, e ela foi logo para os bastidores a ter com ele. Não é que quando depois de estar a beber umas mines com o David, o Toni, o rock e o Ruben, fui a procura dela não é que quando a encontrei não estava lá nas traseiras do barracão, no meio dos caixotes do lixo encavalgada encima de aquele gajo….
Fiquei furioso….. por isso vos digo, vos dizer o Gil de vender todos os meus discos da pankada… e vou mas é escutar musica clássica….

Anonymous said...

as bandas caramelas são mesmo boas, e cantam em caramelo

Anonymous said...

Bum dia ai ó repaziada!!
Tás bum ó Toino das Mines? bamos lá buer essas mines q´hoje pago eu.
E de manhã são boas éi acumpanhadas por umas sandes de torresmos.

Anonymous said...

Bum dia ai ó repaziada!!
Tás bum ó Toino das Mines? bamos lá buer essas mines q´hoje pago eu.
E de manhã são boas éi acumpanhadas por umas sandes de torresmos.

Anonymous said...

Qual será o dia que acrabo cum o raio da máquena de escreber dentro do poço?
Atão agora nã me deu em espatar sempre duas bezes o mesmo cumentáiro.

Anonymous said...

A França é só o prenúncio do resto do Mundo
Temos uma Nova Revolução Francesa.
Se alguém queria saber até quando iriam aguentar o mundo do jeito que está, com esses ares nefastos.
A resposta está aí.
E a solução foi decretarem uma situação de exceção, lei marcial.
Agora é esperar para isso se espalhar pelo resto do mundo como fogo em palha, mas com carvão por baixo. Porque esse fogo não apaga tão fácil.
Preparem-se. Vocês verão coisas horrorosas.

Anonymous said...

Eu não sou do tempo em que liberdade era uma calça velha, azul e desmaiada, mas a minha mãe era e falou me muito de aqueles tempos, e que ela nem sabe quem é o meu pai, amor de numa noite num festival em Inglaterra, para onde tinha imigrado com os Caramelos dos pais.
Hoje até os que se dizem Punques andam de roupa de marca e o conceito de liberdade mudou.
Mas estou aqui para responder a esse Caramelo do Espinha. Pois na noite de 6 de Novembro acompanhei o meu novo namorado, o Espinha, até a Lagoa da Palha para Concurso de Música Moderna Caramela. Quando estávamos no meio do concerto não é que ele me abandona para ir beber mines ao bar com os amigos.
Eu fiquei por ali sozinha com os meus calores…
Quando na minha grande surpresa fui convidada pelo vocalista da banda Êxodo Urbano do Arraiados para ir para os bastidores, e não sei como ele adivinho que estava á molhar-me toda, empurro me para a saída de emergência, e a coisa aconteceu…
Não é que o Espinha depois de uma boa meia hora, descobriu nos em pleno acto de prazer pensei que ia ajudar o vocalista á tirar os meus calores ficou furioso e foi se embora, que os Punques Comunas não tinham conceito de propriedade, dizia me sempre que era mos livre.
Se isso não é liberdade, não sei o que é.
A ex. Namorada de uma semana do Espinha

Anonymous said...

viva a Punque musica, não o futuro como dizia o João podre, em 1977 na banda os pistoleiros do sexo.

Anonymous said...

Um feriado barato na miséria de outros povos!
Eu não quero férias ao sol
Eu quero ir para Caramelandia
Eu quero ver alguma história
Porque agora eu tenho uma grana razoável

Agora eu tenho uma Caramela, agora eu tenho uma Caramela
Agora eu tenho uma Caramela e ainda estou esperando
Agora eu tenho uma Caramela
Agora eu tenho uma Caramela para ficar esperando
Uns coiratos assados no meio bidon

Som Censurando em uma parede de duas polegadas
Bem, eu estava esperando pela
Chamada das comunas
Eu não pedi pelo pôr-do-sol e consegui a 3a Guerra Mundial
Estou examinando cuidadosamente os coiratos no meio bidon e eles estão olhando para mim

Agora eu tenho uma Caramela, agora eu tenho uma Caramela
Agora eu tenho uma Caramela e ainda estou esperando
Agora eu tenho uma Caramela
Agora eu tenho uma Caramela para ficar esperando
Uns coiratos assados no meio bidon


Bem, eles estão estrelando toda noite e
Eles estão estrelando todo dia
Eu não tinha razão estar aqui
Mas agora eu tenha uma Caramela, não é uma razão real
E eu estou esperando uns coiratos assados no meio bidon


Tenho que ir para a Caramelandia
Não entendo...
Tenho que examinar detalhadamente a minha Caramela...
Eu não entendo nem um pouco disso tudo...

Claustrofobia, há muita paranóia
Há muitos cubículos em que eu já fui antes
E agora eu tenho uma Caramela,
Não é uma razão real para ficar esperando
Uns coiratos assados no meio bidon
Nova letra:

Tenho que ir para a Caramelandia
Não entendo...
Tenho que examinar detalhadamente a minha Caramela...
Eu não entendo nem um pouco disso tudo...

Por favor, não fique esperando por mim.

Anonymous said...

Mais uma mine aqui para o Punque Viciado.... não ao futuro Comuna

Anonymous said...

Eu espinha respondo com uma letra dos pistoleiros do sexo

Não tem graça, ficar sem a sua caramela, não tem graça
Não tem graça, ficar sem a sua caramela , não tem graça
Não tem graça para segurar essa
Sentindo aquele mesmo velho jeito
Não tem graça para segurar essa
Deformado para o outro dia
Não tem graça, ficar sem a sua caramela, não tem graça
Não tem graça, ficar sem a sua caramela, não tem graça
Não tem graça em ficar sozinho
Andando sozinho
Não tem graça em ficar sozinho
Apaixonado por ninguém.

Bem, talvez caia fora,
Talvez fique em casa
Talvez ligue para mamã no telefone
Bem, vamos, bem, vamos
Bem, vamos, bem, vamos
Bem, vamos, bem, vamos
Bem, vamos, bem, vamos
Não tem graça ficar sozinho
Não tem graça ficar sozinho
Segura, não me deixa ir
Não tem graça ficar sozinho

Anonymous said...

ligue para mamã e não chores há muitas Caramelas...

Anonymous said...

Comuna para o Reino Caramelo
Virá em algum momento e talvez
Dei o tempo errado, parei o fluxo de trânsito
Seu sonho futuro é um esquema comercial

Porque eu quero ser o Comuna
da vila!

Quantas formas existem para conseguir o que se quer?
Eu uso o melhor
Eu uso o resto
Eu uso o inimigo
Eu uso a Comuna

Porque eu quero ser Comuna
É a única maneira de ser

Isso é a tasca do Xico. ou
É o Costa Bar. Ou
É o Airbag.
Eu pensei que fosse o Reino Caramelo
Ou apenas um outro país
Outra propriedade do Conselho!

Eu quero ser o Comuna
Eu quero ser o Comuna
Oh, Que nome

Eu quero ser o Comuna
Você sabe o que significa?

E eu quero ser o Comuna
Ficar bêbado
Destruir!

Anonymous said...

11 de Novembro " dia de S. Martinho vai à adega e prova o vinho". No fundo, com o São Martinho e o Magusto comemora-se a proximidade da época natalícia, e mais uma vez, a sabedoria popular Caramela é esclarecedora: "dos Santos até ao Natal, é um saltinho de pardal!"Tudo isto é muito bonito, mas a malta quer é a boa da Água Pé, portanto convidamos todos os nossos clientes e amigos para esta noite passarem pelo COSTA BAR afim de provarem este belo néctar e a bela da castanha assada.

Anonymous said...

!"Tudo isto é muito bonito, mas os Caramelos quer é a boa da Água Pé, portanto o Costa Bar convida-nos todos, clientes e amigos para esta noite passarem pelo COSTA BAR afim de provarem este belo néctar e a bela da castanha assada em meio Bidon faz de Favor.

Anonymous said...

Mais uma vez vou estar atenta..mas desta vez por detrás da televisão...no Costa, porque na Tasca ninguém me tira de trás das garrafas.

Anonymous said...

Aquele balcão do Xico, é por vezes bem mais interessante que as reuniões da Académica, o Jornal do Pinhal Novo ou até os Bailes do Reformados.

É sempre a espiar por detrás das garrafas...