28.12.05

PASSAIGE D'ANO NA GARAIGE


Sabemos que as coletbidades estão em alta, mas a pedido de alguns caramelos aqui nas nossas cumbersas, a FLC apresenta uma proposta que não é mais nem menos que a berdadeira passaige de ano à moda caramela. Falamos pois da passaige na garaige. Não há pasaige dano que se preze que não seja numa garaige ou num armazém de zinco. Ora sigam lá os nossos conselhos.

Primeiro avisa-se toda a bzinhança e arrabaldes para o seguinte:

a) Convite-ameaça;
b) Contar cabeças;
c) Dizer a garaige ou armazém de zinco onde vai acontecer o evento;
d) Estimar a alarvidade de comes e bebes necessários. Não pode faltar nada.
e) Sessão de punhada conclusiva.
Preparação do espaço:

1 - Três dias antes, armar ratoeras pró espaço ficar desimpedido da rataige. O isco pode ser a tampa duma garrafa d’água do Caramulo. Entretanto, disfarçadamente, debe-se olserbar um taipal (numa obra das redondezas).

2 – Com uma forquilha, enrolar os vários quilos de teias pinduradas. Cuidado ao arrancar os teaços para não vir a cal agarrada (as aranhas caramelas fazem balentes teias). O resto da bixeza residente pode ajuntar-se à festa, falamos das osgas e moscas.

3 – Nas vésperas, logo de manhãzinha, retirar as ratoeras e oferecer as tampas prá canzoada roer, como prenda de Natal.

4 – Empurrar todo o ferro-velho a um canto de forma a deixar livre um quadrado no chão para a rapaziada poder balhar, cair e rebolar à buntade sem espatar os costados num varão retorcido; O ferro-velho fica perto da entrada porque dá um belo cabide.

5 – Não é preciso desarradar mais nada. As latas de tinta, pitroiles e betumes, ficam nas prateleiras a combiber em harmonia com os pudins, bolos e gelatinas. Os parafusos, pregos e rebites convivem bem com os aperitibos.

6- Ir buscar o taipal à obra (por volta das 18:30h).

7 – Na garaige, com o taipal pousado no chão, as caramelas cobrem-no com toalhas de linho bordadas, compondo a menza com requinte à medida que a bzinhança vai chegando com o avio. A moçada vai pindurando e rebentando balões.

8 - Enquanto isso, os homes vão-se ajuntando ao portão, acendendo o meio-bidom com pinhas, assando coirato e bebendo as primeiras oito grades de mines.

9- Por volta das 20:00h põe-se o taipal em cima das grades de mines vazias (quatro grades de cada lado) e a menza fica pronta prá festa.

10 –No sentido dos ponteiros do relóijo, roda-se totalmente o botão do som da aparelhaige e a festa da passaige de ano já pode começar.

11- À meia-noite, é hora do patardo e da foguetaige. Quem tiver caçadeira pode dar borralhada pró ar até a bixeza ficar parba. Quem não tiver caçadeira vai distribuindo barulho com as tampas dos tachos por essas ruas e aceiros afora.


Esperamos ter contribuído para a vossa decisão.
A FLC deseja um bom ano a toda a nação.


Atenção: Depois não se esqueçam de levar o taipal à obra.

2 comments:

Anonymous said...

bum dia ai ó repaziada!!!!
É bardade sim senhor!!
Isto éi uma burdadera passaige d´ano, ainda cuntinuam a ser as melhores, qual cá restarantes ó descutecas parbas?
Uma garaige é sempre uma garaige.
Balentesas passaiges de ano na garaige do nosso saudoso amigo Osbaldo, lá im casa cunhecido p'lo Balinho, uma bez o Balinho prantou-se im cima duma cadera pa largar um mortero, apareceu a mãe dele e disse-lhe:
Larga isso Balinho quisso nã é pa rapazitos, nisto o nosso amigo Balinho acende o rastilho e a falar cum a mae ó mesmo tempo apuntou cum o mortero diretinho á casa do Albanito, cunhado do Grande Rapa, e lá se foi pá i metade do telhado da casa.
Esta é uma história beridica das famosas passaiges de ano nas garaiges.
Dedico este comment ao Grande Amigo Osvaldo "Balinho Morera", que já não se encontra entre os balentes caramelos desta terra.

Anonymous said...

Tou contigo,
ó meu amigo Zé manel ratoera sem mola.
vamos a dedicar este reveilon a essa malta brabia que já nom pode conviver fisicamente cum a malta, mas que tá sempre na nossa alembradura.
Vai uma grade de mines , ou quê ?

Viva a nação Caramela!!!