9.1.06

Círios deslocam-se ao rali Lisboa-Dakar

Celestino Bombista, na qualidade de presidente da C.C.C.L.F.R.(Confederação dos Círios Caramelos e Lançadores de Fogo Rijo), declarou em conferência de imprensa que os círios caramelos irão apoiar Sabastião Valdina.
A conferência de imprensa teve lugar nas instalações culturais e recreativas do café “A Mine Embalsemada”, na Atalaia. A sala, que serve ao mesmo tempo de depósito de grades de mines vazias, esteve quase cheia, e os presentes foram unânimes no seu apoio a Sabastião Valdina.
Para Celestino, “ei nosso deber de apoiar o Sabastião, e os círios bão lá ter com ele ó deserto”. Questionado sobre a legalidade deste acto, o de ir para um rali, onde não estão inscritos e ainda por cima, em plena fase de rodaige (já vai na 9ª etapa), Celestino respondeu: “ quê saiba, o daserto na ei de ninguém, ó algum home ei o dono do deserto?!. A nós nã nos impeidem de lá tar, isso ei quera bom. Era logo caderada e bofatada pas trombas, catéi andabam todos parbos”.
O objectivo de Celestino, é o de levar apoio logístico a Sabastião. A F.L.C. sabe que as mensagens que têm chegado via pombo correio caramelo (nesta fase, pombo correio de longo curso), referem o crescente cansaço do concorrente e a falta de produtos genuinamente caramelos. “o home já nim meio bidon leba, acho que caiu, ó intão arróbaram”, referiu Bombista, visivelmente preocupado. “Bamos lebar umas grades de mines, coirataige e bom tinto”, disse com um sorriso na cara e olhar vago, talvez já concentrado no deserto. Os Círios levarão entre 10 a 20 carrinhas, “um bardadero cortejo de apoio, uma carabana como os homes nunca biram (…), inda hoije, fomos pôr as fragnetes no Atoino Galgativo em Baldera, pó home lhes pôr uns balentes paneus de tractor, e ódepois, temos de nos pôr ó caminho e ir no desparo porque temos muitos quilometros pa galgar. Po caminho bamos lançando fogo rijo, só para nos intratermos!”.
Apesar de Celestino Bombista não o ter referido directamente, o secretariado caramelo, sabe que o objectivo máximo da C.C.C.L.F.R., é o de conseguir levar o cortejo dos Círios até Dakar, fazendo uma triunfal entrada na cidade, lançando fogo rijo e distribuindo pedaços de coiratada e porco assado ao povo local, que “maravilhado com a nossa cultura, nos receberá de braços abertos”.

8 comments:

Anonymous said...

Levem também a carinha do Firmino a acompanhar os Círios, mas em lugar do Barrelas e um porco para assar, coloquem o Balcão da Tasca do Sr. Xico, com o Xico e aquela corja de professores e explicadores que lá passam a noite a virar mines, desculpem Médias e a comer amendoins. Desta forma estava eu livre deles pelo menos até ao fim do Rali.

Anonymous said...

Plenamente dacordo. E quero ir tamém acendendo rastilhos com um cigarro nos quexos.

Anonymous said...

É verdade! Professores e explicadores são uma seita ca gente nã consegue acabar cum eles.
Vá lá queste fim de semana nã apareceram na Tasca. O qué que terá acontecido? Se calhar foram pregar para outra freguesia.

Anonymous said...

Os professores, explicadores e outros afins este fim de semana estiveram á volta de um meio bidon a tratar de um caramelo-mirandes,

Anonymous said...

Bom dia ó pandleraige.
Pa mim ei uma mine.
Quero dar os parabes ó Calestino pela ideia de ir apoiar o Sabastião ó deserto.
Se puder bou mais eles, e lebo umas grades de mines, pois lá debe de tar calor, pelo menos ei como a gente bia nos filmes, lá nas mátines da ASEFUA.
Quanto ós professores e explicadores, é bicheza com quem ê nunca me dei bem, pois do mê professor só me alembro das bardoadas que lebaba, com um pau de marmelero. Mas aprindi a tabuada até os 8 e o alfabeto. Mas pa isso o professor teve de me dar muita bardoada.
Todos ó deserto mais os cirios, apoiar o Sabastião!

Anonymous said...

Boa tarde.
A Cooperativa apoia a ida ao Dakar dos caramelos.
Se precisarem de sacos de plástico, nós damos.

A direcção

Anonymous said...

AVISO Á POPULAÇÃO CARAMELA
APARTIR DO DIA DE HOGE 12/1/6 VAI ESTAR DISPONIVEL PARA TODAS AS GENTES DA VILA E ARREDORES UM ESTENDAL DE SERVIÇO PUBLICO NA ZONA DO JARDIM. USEM-NO POR EXPOR A VOSSA POESIA, IDEIAS, PENSAMENTOS, DESENHOS E O QUE DER PARA PENDURAR NA MOLA MAS TAMBÉM PARA LEVAR O QUE ESTIVER NA MOLA.
QUE HÁJA RESPEITO PELO ESTENDAL QUE SÓ CUMPRIRÁ A SUA FUNÇÃO SER UM MEIO PARA A TROCA E PARTILHA.
UM GRANDE ABRAÇO DO VOSSO AMIGO ZÉ

Anonymous said...

Se não fossem os professores e/ou explicadores que vos tiveram que aturar ao longo da vida, nenhum de vocês estava aqui, agora, a escrever neste blog. Por isso, agradece-se muito respeitinho pela classe docente caramela, que por acaso até frequentou as mesmas escolas caramelas que vocês... ;)