26.3.06

Caramelândia candidata-se a patrimóine da Humanidade
A FLC, atrabés de dois agentes disfarçados de reloiges suiços de parede, tebe acesso ao documento ultra-secreto do ministério da Cultura Caramela, enviado antesdonte, logo que a chuba acalmou (bia pombo correio caramelo de longo curso, ), para a sede da UNESCO im Paris, França.
Como tal, apresentamos em primeiro chispe, a notícia de que oficialmente nos bamos candidatar a Patrimóine da Humanidade.
De saguida, mostramos o texto cumpleto inbiado ós homes de Paris, escrito probábelmente por Alambúzio Canalhadas, 1º vogal do Ministério da Cultura Caramela:
"Caro sr. dótor home dono-prasidente das Nações Unidas:
Somos um pobo digno, respeitador, respeitoso, de direitos assumidos e cunbicto do seu patrimóine excepcional e balente, tanto natural (árbores, , tarrenos baldios, musgos, porcos carameló-mirândez, becheza de bárias espéces, homes e mulheres caramelas), com construído ( barraiges, meios-bidons, gaita de foles, chispe com mão de baca, binho Tinto balente, motorizadas, Círios e foguetaige do mais rijo que pode haber, típicas casas caramelas, vestuário etnográfico caramelo, etc, etc, etc). Par além de tudo isto que bócê pode cumprubar quando cá bier, temos ainda aquilo que mais nos identifica: a nossa língua caramela, parte da nossa identidade. Pracisamos de libros editados nesta língua, de apoios para cursos à gaiataige parba, que esta língua seja tamém oficial nas nossas escolas. Caremos tamém o apoio à nossa arquitectura tipicamente caramela, para que na sejam só préides na capetal sim jeito nenhum, nim nada a ber cumnosco. Caremos que o espaço democráitico, o abre-mines, o espelho social, o reflexo im mobimento no charco das rãs, as acindalhas de uma cultura, de um pobo, de um país, cujos habitantes se reconhecem pelo nome de caramelos seja a nossa candidatura a Patrimóine.
Os caramelos são um pobo garreador, balente, expressivo e aberto, amigo do seu amigo e amante de belos insaios da mócada, bulgarmente denominados (de forma mais moderno-democrática) debates-garreia.
Cunbidamos bossa excalência a bir bisitar o nosso país, pode ser ó dia de marcado (um dos ex-libres do nosso pobo) e se puder benha um dia mais cedo, pa irmos à Raforma Agraira, outra montra de uma das nossas principais actibidades econóimicas: a agricultura. Se tiber cunsigo uma nabalhita (de bolso) traga tamém, que ó depois bai parceber porquêi. Benha e probe as nossas especialidades gastronómicas (chispes com mão de vaca, cabeça de porco, coiratada, intarmiada, tudo acumpanhado de boas mines e tinto da região), e cuncerteza sairá daqui cum a çarteza de que este pobo balente e oprimido marece a bossa cunsideração e raspeito e ódepois bócê mais os seus homes logo bêem se este pobo marece ó não ser patrimoine da humanidaide.
É cá tenho na maniazinha de ca sim (e na debe ser bócê - cum todo o raspeito- que ma bai tirar)!
Respeitosamente e cum balintia,
Alambúzio Canalhadas

21 comments:

AV said...

:D

AV1

Anonymous said...

Apoiado.
A nossa terra deve ser património da humanidade.
Se for praciso assinar eu assino.

Anonymous said...

i ódespois pomos uma tableta a dizer unesco patrimonio da humanidade damos um tiro na tableta á velha manera caramela, a modos como a dizer ke ta apoiado

Anonymous said...

Simmmm, reflicto e penso que devemos apoiar a caramelândia.
Aqui fumamos cachimbo e planeamos estratégias de luta e planear a luta tabagista.
eu assino.

Anonymous said...

eu assino e dou cabeçada a quem não quiser assinar.

Anonymous said...

Nós também apoiamos a candidatura e pensamos que os homes da câmara também de deviam de olhar para isto e dar uma axuda porque assim não teriam que levar bardoada dos caramelos.

Anonymous said...

esta terra é a melhor eujá a provei

Anonymous said...

mai naida, ou éi ou na éi, isto a malta tem que dár a bolta a esta bosta toda junta, timos que abançar com mais afinco e elebar este pobo ao máis alto nibel. ò malta parba boç~es unem-se. è berdade será q a nossa espia barata comuna já tem nobas nobidades??? é que o teimpo tá a aquicer e na tarda nada temos mais baratas comunas espalhadas por tudo o que é instituição para fazer o alebantamento e espiar a gobernação dos ditos chefes desta nação não caramela. è berdade jái sabem quem vem este ano ás festas do cegonha e do zéi barreto ciclista???

Anonymous said...

é berdade ó malta párba agora aqui a carameláige tá domesticar, além das baratas comunas, umas ratazanas coligadas para tomar conta das festas cá da nação, pois este ano as festas têm que fazer juz ao mobimento caramelo senão as ratazanas bão atacar em força, á bão bão.

Anonymous said...

Eu apoio totalmente a transformação da caramelândia em patrimóino da humanidade e quem dá o tiro de caçadeira na tableta da UNESCO (a modos de aprovação) sou eu que tenho apontaria. Agente vai-se ajuntar ali nas bombas da Fonte da Vaca e fazer uma manif até ao Intermarché. Bora.

Anonymous said...

Ontem fui a uma exposição numa galeria em Setúbal é que eu não tenho o hábito de ir a esses eventos mas o Joaquim (aquele pintor que anda por ai com aqueles que são Inteiros uns rapaz cá da nossa terra, que penso também deviam ser património da Humanidade) convidou-me na outra noite em frente de uma cerveja no festival punk do nosso grande amigo das Ervas Daninhas.. fui por curiosidade, também lá estava o Rock a sua mãe, o David e outros cá do Pinhal Novo, vos conto:
O que ali vi, obras muito estranhas, não compreendi tudo mesmo sendo figurativas tinham um ar abstracto, mas senti me bem com os quadros expostos, não sei explicar, o melhor é de ir vê as pinturas, os desenhos e algumas cerâmicas, assim que uma escultura que me deu para rir muita gira (e o sitio também é muito giro no velho convento de santa Teresa) penso que seria melhor de que todas as explicações que eu poça tentar fazer. Quando andava por ali a mirar aquela produção artística, não é que os rapazes dos Inteiros nos actuaram aquilo numa animação fora do comum, avia um que andava com um quadro na cabeça a fazer umas perguntas escritas nuns papeis vermelho, mas por o fim até se deixou dormir com a obra na cabeça, devia estar cansado de tantas perguntas. Outro que andava com um capacete na cabeça, um metro duplo e fita das obras (que serve para a segurança, vermelha e branca), quando o seu telemóvel tocava respondia que era o engenheiro, o gajo médio e anotava tudo. Mas o que era deles mais engraçado, era um deles que estava assentado num banco, àqueles que levamos a pesca, parecia mesmo o caramelo do meu tio quando vai a praia com o seu chapéu de palha (só que o dele era de plástico) e que fica ali parado a escutar o relato do Benfica olhando os barcos lá o fundo do horizonte… foi muito giro mesmo sendo um pouco estranho, ainda bem que estava lá o nosso amigo Flávio para eternizar esse momento. Numa conversa que tivemos junto ele me disse que depois ele ia colocar as fotos na Internet estou impaciente de as ver.
Bom tenho que ir, vou ao Costa beber um café com uns amigos… bom domingo a todos.

Anonymous said...

Desculpem, esqueci de vos dizer que o pintor era o KIM PRISU e o adereço:
EXPOSIÇÃO NA GALERIA SANTA TERESA
Travessa da Anunciada nº 10- 1º andar\ 2900-238 Setúbal
A exposição é de 1 Abril ao 30 de Abril…. Boas, vão lá que vale a pena. boa tarde.

Anonymous said...

Nota de Imprensa:
no Inicio do séc. XXI, o grupo cultural da Capital "Os Inteiros", recuperaram o tema "Qué cu porco preto quer? - bolota! bolota!" e cederam os direitos de autor aos Ervas Daninhas e estes imortalizaram o tema, em Dezembro de 2004 (está filmado, não sabemos bem onde), numa actuação em Querença (Loulé), perante cerca de 150 panques.
Esta sinfonia, "Porco Preto - Bolota", estará disponível em breve em cdr pirata, juntamente com os temas "Tertúlia Caramela", "É Natal, há gente mutilada à tua porta" e o clássico Caramelo "O Pai da Maria, meteu a mãe na vida".
E qué cu porco preto quér? - bolota! bolota!
Queremos ser património mundial!

Anonymous said...

Boa noite ó pandleraige.
Pa mim ei uma mine.
Patrimóine mundial?
Atão parece que sim, essa ei a nha ideia e a nha luta.
E se par cá bierem esses homes armados im espertos a ber se agente debe ser ó não da humanidade, eu sou o primero a apontar a minha flober, ca té andam parbos.

Já agora queria perguntar aos ervas daninhas onde posso comprar esse cd pirata, se bai haber no marcado, na banca do Tira Nabos?

Anonymous said...

Eu também fui a essa exposição de pintura e não percebo nada disso, desses quadros mas gostei, tinham cor e havia lá um boneco que depois me disseram que se diz escultura, a mim nunca ninguém me explicou o que isso é a arte, mas depois estavam lá uns rapazes, que se chamam inteiros e acho que o pintor também é Inteiro e faziam coisas esquisitas, não percebo se é arte, mas gostei e agora quero começar a pintar e já comprei lápis de cera e tenho folhas e vou pintar e fazer arte.
Obrigado plea exposição.
Sou caramelo e gosto de saber o que é arte.

Anonymous said...

Apoiado.
Caramelândia a humanidade já!!!

Consumam nas lojas caramelas
oiçam musica caramela

Associação do mundo caramelo.

Associem-se a nós.

Anonymous said...

Viva a caramelândia.
Tambem eu fui à exposição e como não sei ler nem escrever, gostei porque vi as imagens e tambem uns rapazes a observar os quadros e o pintor a explicar.
Muito bons desenhos.

Anonymous said...

Viva a caramelândia.
Tambem eu fui à exposição e como não sei ler nem escrever, gostei porque vi as imagens e tambem uns rapazes a observar os quadros e o pintor a explicar.
Muito bons desenhos.

Anonymous said...

Então mas por aqui agora é um post de quantos em quantos meses?!!!

Anonymous said...

Devo afirmar, após cuidadosa leitura deste blog, que como vocês muito bem devem saber, para que alguma região ou localidade se candida-te a património da humanidade deverá apresentar mais do que pratos típicos ou o que penso que por aqui exista neste Pinhal Novo. Não sei (e sei muito), mas acho que se alguém se deverá candidatar a património da humanidade será a bela vila de Palmela, detentora de vários monumentos e de parte antiga.
Com o respeito que me merecem os leitores e fazedores deste espaço, devo dizer a minha modesta opinião e deixarem-se de surrealismos.
Palmela sim, é vila para património da humanidade.

Anonymous said...

Para este ultimo leitor, avisamos de que deve ter cuidado com o que diz e que se deixe de merdas pois o que você diz não tem nada de que se aproveite ou nada mesmo que seja verosímel.
Palmela, deixea estar lá que nós não queremso ser palmlea somos caramelos e seguidores da flc.