7.4.06

A LINGUAGEM DO FOGUETE

A poucos dias do anibersário da ocupação deste espaço baldio, a FLC foi à procura dos técnicos operadores de fogo rijo para marcar a nossa cerimoina. Eis que nesta précura, incuntramos material secreto que revela a linguagem complexa contida no rebentamento de foguetes. Essa linguaige foi criada pelos nossos antepassados e destinava-se à comunicação entre a Caramelâdia e os povos circundantes. Viemos a saber que arqueólogos encontraram na Carregueira um esqueleto (sem uma mão) que se suspeita ser do Caramelus-afarensis-Carregueirensis, pois guardava com orgulho uma cana de foguete rebentado.

A linguagem, até então desconhecida, foi pacientemente decifrada a partir dos fragmentos da cana. Foi Celestino Bombista, presidente da C.C.C.L.F.R. (Confederação dos Círios Caramelos e Lançadores de Fogo Rijo), que levou dois anos a decifrar o código do rebentamento do foguete.

Hoje, numa entrevista no café “A Mine Embalsemada” revelou-nos o segredo:

FLC - Diga-nos lá, afinal os foguetes não servem só para fazer barulho, mas para dizer qualquer coisa à gente, não é?
Celestino B - É pois. A fugetaige é uma linguaige desimbolbida pelo nosso pobo…
FLC - Explique lá isso melhor …
CB- Por exemples, tá tudo na rua a andar normalmente feito parbo, de repente dá-se o rebentamento dum patardo nesses ares, o qué que quer dzer?... Quer dzer “Tá lá em cima.” Se for ao longe quer dzer “Tá lá longe”.
FLC- Ah!...
CB- Pois é! E quando tá muita fuguetaige a estralar ó memo tempo?... Então tá-se a dar uma grande cumbersa tá a cumprinder?...
FLC - Tipo debate-garreia em fogo rijo?
CB - Pois.
FLC - E o que quer dizer essa conversa?
CB - Bem, o assunto é bariábel de cumbersa pa cumbersa, mas quer dzer “Ê pá, tá aí uma fuguetaige caté cria bicho!” ou intão “Ê pá, tá aí uma fuguetaige cagente apanha medo à coisa!” ou intão quer dzer “Ê pá, balente fuguetaige!” ou intão quer só dzer “Ê pá!”
FLC - Estou a perceber…
CB - Pois!... E mais, por exemples um patardo muito forte, mas mesmo muito forte, ao fim duma grande cumbersa de foguetaige quer dizer “fim da mensaige”.
FLC - Ah! Já percebemos.
CB - Agora é só óbir com muita atenção.

E desta forma libertámos, mais uma vez, a nossa cultura brabia.

5 comments:

Anonymous said...

Eu gosto muito de ver o círios a lançar foguetaige.
Vivam os lançadores de fogo rijo caramelos.
Lanço daqui um foguete para os homes e mulheres da FLC.

Anonymous said...

eu não gosto sou alentejano e gosto de dormir, e os bom, fazem me mal a cabeça...

Anonymous said...

ê cá sou descendente dessa gente do fogo rigo. Já o mê bisavô era, e o mÊ trisavÔ taméin.
ê cá, gosto de lançar foguetaige, quando acbo de comer uma bela sopa caramela, recheiada de feijão manteiga e uma bela linguiça enrolada na couve roliça. Aquilo provoca cá uns gazes, que na me consigo controlar.
é foguetaige a noite toda. Até a Maria vira-se pra mim e diz "Ó Zéi Pepino, hoje é dia de festa?". e Ê cá respondo "éi sim. Andam por aí os Cirios da CAMAra.
São tantos a lançar foguetes, que até cheram mal!!!
Viva a Nação Caramela

Anonymous said...

Sinto um caramelo a nasceire dentrum de mim...

Anonymous said...

já fui ao marcado logo de manhím, e já tomí o mê pequno almoço. Aquilo é que foi comer. Chouricinho de sangue, um coirato e um tintinho da Ti Amélia Sarimposa.
Tou cá com uma vontade de amandar uma foguetaíge...mas é melhor sair daqui do cyber mercado, antes que pegue fogo á tenda!