12.4.06

Bá par fora cá dentro

A FLC já habituou a malta caramela a perspicazes e eficazes investigações sobre tudo o que se passa nos bastidores da caramelândia.
Desta vez, enviámos 4 homens com provas dadas na nossa cultura, que durante 4 dias e 5 noites, se mantiveram dentro das instalações secretas do recém criado Ministério do Turismo Caramelo, disfarçados de bustos (de bronze) de importantes personalidades da região.
Quando regressaram, entregaram-nos (apesar de famintos e exaustos até ao coirato), um extenso relatório com dados importantíssimos sobre a estratégia de desenvolvimento
do turismo caramelo
.
Vai ser então criado um programa especial para que as famílias caramelas conheçam o país (caramelândia) onde vivem e tenham cada vez mais orgulho do que são.
Aos fins de semana, haverá descontos e bilhetes especiais para grupos, onde se inclua pelo menos um estrangeiro (indivíduo não caramelo), podendo os turistas escolherem entre diversos percursos, como por exemplo o percuros denominado 3 P’s com Tinto: Pinhal Novo-Palhota-Poceirão, ou o percurso B de Brabio: Baldera, Benda do Alcaide e Binha do Ti Toine Granada. Outro percurso a destacar é o das lojas tipicamente caramelas e locais de consumo genuínos como a Reforma Agrária e claro, o Marcado. O transporte será feito em carroça puxada por machos de raça caramela, existindo também a opçãp Zundapp ou Famel (com ou sem carro lateral). Cada percurso terá ainda um leque de opções extra, que permitirão ao visitante um verdadeiro banho inxauguado de cultura caramela. Estas opções são por exemplo, um contacto com grupos de Círios (com demonstração de foguetaige rija), um encontro com poetas populares com despique de quadras sobre a nossa nação ou uma demonstração do típico debate-garreia, um dos costumes mais arreigados do quotidiano popular (encenada por elementos do Teatro ATA). As visitas serão guiadas por técnicos do turismo caramelo (actualmente em formação), que só poderão falar em caramelo puro. Será fornecido (mediante pagamento extra) um dicionário (fotocopiado, a devolver no final da biaige) de caramelo-português. Outro elemento de base deste projecto é o destaque que a gastronomia terá, estando presente em todos os percursos, bastando a escolha do menu mais apreciado.
Será também lançada uma verdadeira operação de publicidade, sabendo a FLC que irão ser contactadas diversas homes importantes cá da grei (Paquito Caramelo, Toino das Ideias Parbas, Ti Balbina Acocorada, etc) para promoverem o programa. O slogan de promoção bai ser colocado im todos os meios bidons dos cafés da nação (8798 no total) e im árbores em locais estratéigicos, para que todo o pobo o beja e comece a biajar.
O ministério do Turismo Caramelo defende que “éi naçassáira a criação de uma bardadera rede entre localidaides caramelas, onde a língua, os costumes e a traçaige (gastronomia) sejam o triângulo que lebim (e elebim) o pobo caramelo à autodetarminação e bardadera libardade de exprassão”.

“Bão par fora cá dentre, e ó depois digam qualquer coisinha à gente”

15 comments:

Anonymous said...

Aprobado. Sou da Lagoa da Palha e tenho todo o gosto em que benham cá passear pa ber a minha terra, e ódepois podem buer uns tintos que eu próprio fiz.
Biba a FLC.

Anonymous said...

Mais uma vez a FLC em cima do assunto.
Não tinha conhecimento desse ministerío do turismo caramelo mas se o projecto for mesmo esse acho muito bem.
Já agora no meio de tudo isto, onde andam os nossos políticos, a camâra, a junta de freguesia, porque nunca fazem parte destes projectos.
Será que já andam a preparar os festejos do 25 de Abril?
Festas para celebrar o que ainda não está feito é com eles.

Anonymous said...

E porque não incluir também um festival de cinema caramelo.
É que os da câmara nada fazem em relação a isso e o povo unido dizem que jamis será vencido, mas para mim o povo deve ser unido para vencer e não pensar que já ganhou antes de nada ter ganho.

Anonymous said...

Quando começa?
Eu quero ir, pois estou cá na caramelândia a viver e não conheço este povo que tanto admiro.
Vou em todos os percursos e quero ver tudo.

Anonymous said...

Bamos imbora.
Aqui no Chico queremos que um percurso tamb´m passe por aqui, para provarem a imperial do Chico e conhecerem a barata comuna e os comunas que aqui vêm.

Anonymous said...

A região caramela merece um projecto de organização ambiental e gastronómico, onde os petiscos sejam devidamente promovidos e elevados à categoria de património.

Anonymous said...

Bom dia ó pandleraige.
Pa mim ei uma mine.
Balente ideia, bou ber se me aceitam como guia turistico na zona da Palhota porque conheço isto como uma garrafa de mine, e ó depois buemos todos umas mines no fim e buemos mais umas para bermos melhor o nosso país caramelo.
Bou buer uma agora, só pa buer.

Anonymous said...

Apoiamos a iniciativa e esperamos que Palmela também faça parte do percurso, para todos poderem ver o castelo.

Anonymous said...

Eu também quero conhecer melhor esta nação. Mas o castelo deixem-no lá estar. E uma boa páscoa a toda a Caramelândia.

Anonymous said...

Comunicado do Movimento Ecológico Erva Daninha:
É de apoiar o circuito agrogastroturistico da Região Caramela. Ver para crer, que cá também há algo para se ver e para se comer.
Há vários percursos que poderiam ser incluídos na rota Caramela. Um deles, a Barráige da Lagoa da Palha. É de lamentar, que uma albufeira como aquela, não tenha qualquer protecção contra os intrusos e não esteja classificada como Reserva Natural. Uma zona rica em fauna e flora, está a ser usurpada por barcos e motoqueiros de famel d'agua, prejudicando a normal vida de todos os residentes. Já não bastava aquela ridicula ponte (auto-estrada)por cima dos caniços, e agora fazem daquilo um espaço de recreio.
É pena que hoje (dia de Páscoa), tenha encontrado menos de 1/4 dos patos, galinhas dágua, galeirões e garças do que nos anos anteriores. Algumas espécies que por lá haviam, nem vê-las, como o caso do borrelho pequeno de coleira, o tartaranhão dos pauis e o milhafre. Apenas os rouxinóis ainda resistem. Por este caminho, o mais certo é um dia desaparecer de lá tudo.
Contra as Famel d'agua e o turismo dos ricos.
Já agora, também podem incluir o novo "Vale Flores" na rota, onde outrora se encontravam cerca de 1 milhar de pintarroxos, centenas de verdilhões, chamarizes, petinhas dos prados, cotovias-do-monte e calhandras e hoje, restam apenas uma centena de aves todas juntas, devido á destruição de tão rico habitat. Mamiferos, nem vê-los!!
É assim os arredores da Capital Caramela. Por um turismo sustentado de preservação!!!
Venha uma míne preta prá afogar a tristeza!

Anonymous said...

eu gosto de sardinhas, isso deve ser Caramelo.

Anonymous said...

Eu o meu filho, ele se lhe das 5 sardinhas, ele multiplicas e podem comer 15 caramelos.

Anonymous said...

Isso é fácil nos os caramelos todos sabemos de isso, já no tempo do tio poeta público era uma sardinha para três… e muito pão para molhar no azeite frito no peixe…. Já tenho uma ideia, durante as festas do pinhal novo podia-mos meter um meio bidon no meio do jardim e cada um dos Caramelos compra 3 meias dúzias de sardinhas ou traz o garrafão de 5 litros de petróleo cá da nossa terra, se não tem caseiro, aqui falo para aqueles dos prédios, sempre podem ir ao nosso amigo Cajo… ou ir a buscar umas mines ao Xico, umas medias, desculpem, e fazemos a festa populista durante uma semana…. A Junta sempre pode contribuir traz o pão e já que estamos na Páscoa partilho… porque se não somos todos comunas somos todos uns grandes Caramelos.

Anonymous said...

Verdadeiro teste psicológico..... (eu não acertei!!!!!!)
Este é um teste psicológico verdadeiro.
É a história de uma rapariga que, durante o funeral de sua mãe,conheceu um
rapaz que nunca tinha visto antes. Ela achou-o tão maravilhoso que acreditou
ser o Homem da sua vida. Apaixonou-se por ele mas nunca mais o viu.
Dias depois, ela matou a própria irmã.

Q u e s t ã o : Qual o motivo da rapariga ter morto a sua irmã?

(Não desça até o final antes de ter pensado numa resposta!!!!!)

Anonymous said...

R e s p o s t a : de eu...
Ela esperava que o rapaz pudesse aparecer novamente, desta vez no funeral da
sua irmã. Se você acertou a resposta, você pensa como um psicopata. Este é
um famoso teste psicológico americano para reconhecer a mente de serial
killers. A maioria dos assassinos presos acertaram a resposta. Para um
psicopata os fins justificam os meios. Se você errou... ainda bem para si...
e para seus amigos. Se você acertou... apague o meu nome de listas de
contactos, agendas e telemóveis...