19.6.06

Foguetaige no encerramento das festas

A FLC não perdeu um único momento das festas da capital caramela, tendo registado quase tudo e retirado inúmeras informações e retratos aos bisitantes para analisar posteriormente (já tá tudo nos nossos arquibos).
Um agradecimento a todos os voluntários que connosco colaboraram (disfarçados de sopa caramela) e nos ajudaram a dar algum acaramelamento desimparbalhado às nossas festas.

Mais uma bez na última noite, o pobo tebe direito à foguetaige de artifício. Pelo que apurámos quase todos gostaram, porém não todos... Ainda esta manhã recebemos nas nossas instalações via pombo correio-azul, uma reclamação da C.C.C.L.F.R (Confederação Caramela dos Círios e Lançadores de Fogo Rijo), assinada pelo seu digníssimo presidente: Celestino Bombista. Esta associação queixa-se de mais uma vez não ter sido convidada a organizar um lançamento de fogo rijo digno do povo caramelo.
Celestino autorizou-nos a transcrever partes da sua carta que considerássemos mais relevantes. Assim, este home tem a opinião de que: “a foguetaige atei que foi balente, na digo o cuntraire, mas e o fogo rijo, bardadera manifestação da cultura caramela? Têm medo da rejeza da foguetaige, ó medo de espantar os bisitantes, ó medo dos abôos da passaraige das árbores? (…). Tínhamos tudo praparado, com as fragnetes atulhadas im morterada, escundidas atrás da biblioteca, iamos fazer um fogo rijo de criar bicho, ca'téi andabam todos parbos da rojo mais os óbidos. Só nã abançámos por causa da prasença dos homes da GNR, que segundo sei tinham ordens para nos impedirim de abançar e eram muitos pá gente e a gente nã se queria chatear (…). Atão raspeitámos os homes donos da festa e fomos imbora".

Fica aqui então o apelo da F.L.C. para que de futuro, haja espaço para o berdadero fogo rijo caramelo.

7 comments:

Anonymous said...

ê até gostava de ber uma foguetaige bem riga, daquelas morteradas de apanhar medo até na ponta dos pés de um home.
Também era de uma atitude muito caramela, na foguetaige, em vez de lançar chuva de estrelas, lançar cerbeja para o pobo

Anonymous said...

Boa tarde ó pandleraige.
Pa mim ei uma mine.

Balente ideia a deste home, aplaudo com uma mão a bater na mine.
Uma ideia pós homes da FLC, cerbeja lançada para o pobo.

Bou buer umas e esgrabatar na nha minarda.

Anonymous said...

Olá Malta parba dos caramelos.
Sou um jovem que costuma frequentar este espaço e é só para diser que gostei das festas da vossa terra, apesar de ser de palmela. Provei a famosa sopa caramela e repeti, pois até que sabem faser umas coisas.
Os caramelos até não são más pessoas.
Paz entre os palmelões e os caramelos, abaicho a malta parba.

Anonymous said...

Malta parba debe de haber mas ei na tu terra.
Aqui a caramelada é esperta e come coiratada.

Anonymous said...

Dexim a palmelaige bir aqui às festas gastar o grabeto. Assim dibisas palmelonas passam para o nosso territoiro. Dexim o home comer sopa e repetir as bezes que ele quiser.

Anonymous said...

Pois. dechem o home comer o que quiser, menos as nossas caramelas.

Anonymous said...

Ei home, a mim nã choube nada. hoje descobli vossamecês. até parece cousa do "cornudo"