16.6.06

Forcados Brabios

O Grupo de Forcados do Pinhal Novo, a cunselho de especialistas da FLC, foi cumbidado a ir até ao Rosário (Moita) tirar um curso intensivo de pegas e largadas com bois dentro d´auga. O grupo aceitou a nossa ideia e foi logo, no dia 11, à boleia num dos tractores operacionais, com reboque equipado com tenda de canas (reboque diariamente utilizado pra excursões e palcos de artistas abrilhantadores).

Lá no Rosário, os nossos forcados encontraram-se com os veteranos na lide tauromáquica sub-aquática, denominada “Os Amigos da Marrada Ensopada” instituição de alta credibilidade nesta matéria.


Do curso constou o seguinte currículo:

- A lide com a água pelos artelhos. Primeiros passos com o bicho de esferovite (recuperado do carro de Carnaval).
- A lide com a água pela sirigaita. Cuidados a ter ; primeiras marradas a sério até aguentar.
- Sessão teórica: A que nível de água os forcados devem usar barbatanas? Como fingir de morto e flutuar. Quantas marradas são necessárias para a água ferver? Reacções mais comuns quando o boi começa a nadar.
- O rabejador. Rabejar dentro d’água superando os salpicos.

Olserbadores da FLC e da Comissão de Festas do Pinhal Novo, deram nota máxima aos forcados, ficando aptos prá lide nas piscinas, valas e charcos do nosso territóiro (qualquer que seja a troboada). O problema é que com este curso intensibo os bois ficaram cansados e eis a razão da tourada de apresentação ter sido adiada.


 Posted by Picasa

1 comment:

Anonymous said...

Para quando essas lides adentro da bala da salgueirinha?
Ali é q'era ver caramelo brabio a cumprar prafume.
Até podiam ter uma escolinha de jet ski ca rapaziada a segurar-se nos cornos da baca.