11.6.06

NAÇÃO BRABIA

Ora aí está o maior ebento do mundo caramelo. São os dias em que todas as comunidades caramelas se reúnem para enbaidecer a maior civilização meio-bidonista do mundo. Vêm gintio de milhares de baldios, não só do nosso territóiro como de baldios espalhados por todo o vale do Tejo, estuário do Sado e resto do mundo.
Deu-se pois início aos festejos na Capital da Caramelândia com o cortejo dos cabecilhas acompanhados por seguranças da FLC, equipados por intercomunicadores comprados nos marroquinos amais os auriculares dos reformados (oferecidos pela agência funerária Candeias). A comitiba, de saco na mão, bisitou stander por stander até chegar ao quartel central das sopas caramelas na Praça da Independência. Mais uma bez os nossos espiões, escondidos debaixo do palco das comezainas, olserbaram e registaram todas as movimentações da cabecilha palmelona amais os seus comparsas a degustarem-se no frasco de sopa até ao empanturramento. Foi nessa altura que o comando da FLC mandou abançar o pelotão de especialistas para detectar a percentagem de acaramelamento físico e intelectual dos intrusos. Para isso fizeram-se passar por jornalistas do Jornal do Pinhal Novo com a seguinte entrabista à palmelona:

FLC- Ora munto boa tarde, como é que bai bocemecê?
Cabecilha – Vou bem muito obrigado e já sinto a diferença do Jornal do Pinhal Novo.
FLC – Isso agora na interessa. Fale mazé práqui pra este grabador de cassetes. Qual é a comezaina mais sódabel: uma gamela de Sopa Caramela ou um copo de iogurte de banana?
Cabecilha – Bem, a sopa constitui um marco fundamental na história como referência à cultura dos nossos munícipes, mas o iogurte revela-se com potencialidades e uma riqueza equilibrada em vários domínios para o cidadão em particular, e para a banana em geral.
FLC – E já estraçalhou um coirato com pêlo deitado numa fatia de pão com banha?
Cabecilha – O coirato pode ser o futuro e o futuro constrói-se com a participação de todos…

Esta amostra de entrebista foi logo lebada para os nossos laboratoiros pra ser analisada.

Ódespois foi a précura-relâmpago ao prasidente da nossa Capital, só para ber se havia influências culturais palmelonas, se a análise for positiba bai logo prós calabouços da FLC.

FLC –Mostre lá nabalhita caramela aqui à frente de todos.
O parsidente rabisca as algibeiras e tira um corta-unhas:
- É pá, agora é que me lembro, dei o canivete ao Toino das Mines.
FLC – Uummm bem, bem!! Agente bai ber se é berdade ou se é só propaganda.


A NAÇÃO CARAMELA ESTÁ MESMO BRABIA.

2 comments:

Anonymous said...

biba,
biba as festas, biba a cultura, biba a cultura caramela, biba a presidenta, biba portugal.
um dia serei caramelo

Anonymous said...

Boa tarde ó pandeleraige.

Pa mim ei uma mine, uma sopa caramela e um coirato cum pêlo.

Nã ei bardade, nã senhora. Esse senhor debe de dizer a bardade e dezer que nã tem mas ei nabalhita nenhuma, nim merdas, e nã dezer que ei aqui o Toine que a tem, tal tá a m...
Mas bou oferecer uma com a minha dedicatóira e cunbidar essas comitibas para o petisco de nabalhita na mão.
Bai mais uma mine, bou agora à sopa caramela.