9.7.06

Cuiratos cum Açorda


Eis mais um belo episoide dos Cuiratos cum Açorda, este totalmente dedicado ao início da época balnear.



É Verão. Os bumbeiros fazem a sessão oficial do fogo selbaige e do fumo alboraçado, lembrando a eficácia do repuxo em zig-zag pra apagar o rastolho.

Na presença de todos, oube-se o discurso solene: “É hora de desinrolar as mangueiras. Há por i muitos espalha brasas e o fogo pode emparbecer a partir de qualquer tição”. Nisto, Venãiça lembra-se e diz para Chispalhudo:

- Chispa, tou cum calores!...
- Bai boer auga ali do autotanque e alimpa-te. –
responde o home.
- Bamos ximbora daqui mazé. Anda mais eu à piscina da Graciete do Corrimento.
- Não. Só se formes à barraige do Rio Frio?
- Tu na me contrareis, óbistes? Tá lá tamém o Frederico dos Burquins amais a Toina dos Queijos e os Firminos. Tou cum calores, óbistes.
- Tá bem, óbi.

E lá foram eles de Bolksbaige, por terra batida, até Baldera.

Já a meio da tarde, enquanto os Firminos contam as peripécias do casamento do Presidente da Capital Caramela, Toina dos Queijos pede a Chispalhudo para lhe besuntar as costas com bronzeador. Venãiça ressona à soalheira, espernegada numa toalha em cima da gravilha das obras da piscina. De vez em quando coça a verruga. Coça até acordar aparbalhada e depara-se com a massaige gordurosa. Ela não é de se ficar. Com o sangue nas beias grita logo toda desostinada:
- Óhhh Chispa, atão mas tu tás a embornear a Toina toda?
- Tou só a embornear ela nas costas cum bronzeador.
- Tu sai já daí antes que eu massaige mazé os dois cum grabilha.
– grita ela mais uma bez arremessando gravilha espantando-os pró meio da vinha.

Os Firminos, já a quererem ensinar francês à Graciete do Corrimento e a assobiarem as músicas que os FoxTrot tocaram no repasto casamenteiro, levam também com a gravilha pelo focinho caté…

E agora o que é que bai acontecer?

Não percas o próximo episoide antes que lebes tamém cum grabilha pus queixos.


Qualquer semelhança dos acuntecimentos e das personaiges cum a bida real tá logo a garreia armada.

16 comments:

Anonymous said...

Fartei-me de rir!!!
Continuem, espero pelo próximo episódio.
Viva a flc!

Anonymous said...

Ó repaziada parba e bera, bócês tão a ber quim ei?
Ei o toino dos baldios da fonte da vaca.
Um alô para toda a caramelada e bejam lá se esses episódios da novela não demoram muito.

Anonymous said...

Mas estes Firminos são os das Janelas??????

Anonymous said...

Debem de ser, aqui na caramelândia não conhecemos outros.
Olha, atei já teem direito a intrar na nobela dos caramelos.
Tambem qero!!!

Anonymous said...

Isto é melhor do que morangos com açucar pois é nosso e com gente de cá.
Uma sugestão: ponham gente conhecida a participar, concerteza de que as audiências subiream mais depressa, como o Alvarinho da Junta, malta da associação de festas, sectores intelectuais, etc.

Anonymous said...

Quando poderemos contactar com alguém deste blog para uma entrevista ou uma participação semanal no nosso jornal?

Anonymous said...

We are international members os caramelândia and we want just say that we want to be true "caramelos". What we have to do to became realy "caramel", and we want to say that we always read your blog and we are learning caramelês.

Anonymous said...

Sectores intelectuais !!??? ena ena e quim éi essa bicheza???

Anonymous said...

Ó caramelita atão nã sabes que no pInhal nobo há o sector intelectual, tal como no partido comunista?
Atão e quem é que lidera o povo aqui na terra?
Atão e não ´há por aí uns senhores de cachimbo que lideram todos os estudos feitos e que querem pensar por todos ou pôr todos a pensar? (nisto até eu, um caramelo parbo, sim saber ler nim escreber os apoio.) O maior perigo bem da parte de quem não nos quer por a pensar, mas sim pôr-nos a pensar que pensamos, para que eles pensem por nós, antes de pensarem que nós pensamos que eles pensam. Assim, o povo não pensa, mas pensa que pensa e que les pensam tudo e ficamos parbos de pinsar e eles pensam o que querem que nós pensemos.
Epá, serei eu também um intelectual.
E se sim, serei de esquerda ou de direita? Bou pinsar.

Anonymous said...

tal tá a moenga, atão o que é que bem a ser esta coisa de tanto pinsamento qué até já tou mas eí tonto de tanta palabra parba. pois intão eles que pinsam querem que nóis num pinsemos??? E ó despois á aqueles que querem que pinsementos porque andem de cachimbo??? tou cá a ficar desalmado com tanto pinsamento aicho que vou á cata do zé manel ratoeira e do tóino das mines prós homes me explicarem o que é esta merda pá, pois e cá preciso de saber. bou buer umas mines com os meus cumopadres, á pois bou.

Anonymous said...

É pá olhem quisso de pôr um cachimbo na nobela de berão pode dar multa de fogo posto, bocês bejam lá cus coiratos ainda esturricam.
k

Anonymous said...

Nobidade:
a rebista "Fronhas" acaba de dar uma grande reportaige dos BIP'S da Caramelândia em férias no resort de campismo Basco da Gama, com fotos exclusibas do paparazzi de serbiço, disfarçado de jardinero da junta!!!

Anonymous said...

ó repazes intão???? bôçês nume discubram a careca pois ê cá ando na ricolha dinformações muito importantes e olhem que já bi uns quantos cachimberos a andarem por aí e olhem queé berdade os homes têm na mania que são intelectuais de esquerda, xxxiuuuu cá bou andando disfarçado para ber mais sinais dinteresse pra nossa nação. inté jái.

Anonymous said...

Boa tarde ó pandleraige.
Pa mim ei uma mine.
Atão mas que cunbersas são estas?
Andam aparbalhados a pinsarem no que os otros pensam que pensam nã sei quem, ó que o pobo ei parbo e na sabe pinsar e têm de pinsar por ele ó mais os inteleóais nã sei da onde?
Bócês façam como o Toine, imborquem mines até se aparbalharem e dixarem a rega inundar a horta, catei a bicheza toda anda parba ca sede e ó depois bebem tudo e eu olho para eles e só bou buscar uma grade de mines e bázoas todas de uma bez pois despejo-as todas para dentro do balde da comida pós bichos e ó depois imborco tudo até ficar aparbalhado e ir a correr atéi ó charco dar um margulho.
Prontes, agora se querem pensar, pensem nisto, que aqui o Toino nã ei nenhum intelectual nim sabe ler sequer, só tá treinado pa ber a palabra sagres e buer tudo atei bazar grades.
Bou agora dar comida ós porcos.

Anonymous said...

Oubi dezer que querem fazer um grupo de "homes-das-obras-libres" pra ter o lobe da maçonaria caramela...isso é que era...caramelos d'avental (cas mines escondidas nos bolsos pois tá claro!.
O infiltrado jardenero da junta disse q'eles eles bão reunir-se dentro do charco do zéimaria, uma nôte destas...quem quiser olserabar deve apresentar-se disfarçado de....de...jardenero da junta, ora póis.
k

Anonymous said...

eu bem que pinsava que pinsava bem, mais bale uma mine na mão que dois intelectuais a boar (inda por cima na iam longe com a flobere que ha por ai...)