17.7.06

Os bersos populares

Chegou aqui ao nosso baldio os bersos do Zémanel Calibrado, o poeta popular da Fonte da Baca que ganhou o 1º prémio do cuncurso da Junta de Freguesia “Bersos na ponta do beiço”. Aqui ele oferece à gente uma berdadeira obra caramela, dedicada à sua flober.


A nha Flober

Com a nha flober sou o rei
Tenho uma ganda apontaria
Até já acertei
Nas nalgas da tua tia.

Dizem que é mintira
Mas nã tás bem a ber
Nã preciso de ponto mira
Até acerto a correr

Não falho uma lata,
Esfrangalho qualquer bolota,
Até dou numa beata
Como daqui à Palhota

Com três chumbinhos no beiço
Dou uma bolta ó estendal
Dois deles acerto nas molas
e outro furo o lençol.

Podes crer que é berdade
Se tás parbo e descunfiado,
Eu acerto num papo-seco
Como daqui ó Pintiado

De flober e de bciclete
A apontar e a pedalar
Já acertei numa chiclete
Que tinha cuspido pró ar

Tás parbo e com azia?
Tal é a precisão!
Acerto num palito
Como daqui ao Poceirão.

Nã falho caricas, sou perfeito
Nã há quem imagine
Acerto mesmo a preceito
E abro logo uma mine

Com o cano apontado,
do parapeito da nha janela,
Acerto numa mosca
No castelo de Palmela.

E agora pra acabar
Só tenho uma coisa a dzer
Sou o melhor da flober
E quem me cuntrariar
Leba chumbo a baler.

13 comments:

Anonymous said...

Boa tarde pandleraige.
Pa mim ei uma mine.
Balente poesia, principalmente aquela parte do home abrir mines cus tiros da flober.
Tambim bou tintar, sempre era mais rapido.
Mas goste de obir este home, bardader poeta a dizer balentes rimas, atei bou buer umas mines e ler outra bez, a ber se tambim eu recito uns bersos.
Bou agora ir otra bez ler e buer mines.

Anonymous said...

Ora viva, vizinhança!
Eu cá pela minha experiência, porque fui criada com uma (pelo menos) flober em casa, parece-me que a poesia omitiu a principal utilidade da arma, nestas quentes noites do Verão Caramelo: matar osgas nas paredes!
Isso é que eu gostava, quando ainda era pequena: metia-me a contar quantas osgas havia nas paredes dos prédios, normalmente iluminadas pelas luzes dos candeeiros da rua, e vinha a correr dizer ao meu pai. Ele pegava na flober... e nunca falhava! Se isto não é um passatempo nocturno verdadeiramente caramelo, então que me perdoem...

Anonymous said...

inda tou para saber quim será a musa caramela deste poeta
musa ou muso que nos dias d'hoije nunca se saibe e na me venham com cumbersas pois saté os caubóis eram

Anonymous said...

taba capaz de compor
um berso ao desafio
pois eu daqui cum a flober
acerto na cigonha do rio frio

sou do lado de lá da bala
e tb sei como rimar
sou um caramelo importado
que aqui bim parar

Anonymous said...

Ola repaziada.
Biba a poesia.
Escrebam que eu tamem escrebo.

Anonymous said...

Sou poeta popular
e se boces na acraditam
posso probar
calo-me atei cantar

Sou da garreia
ate andam parbos
dou chapada e tareia
murros e fumo charros

Sou da Palhota
na se riam
se estao na galhofa
dou peidos e ficam com azia

Anonymous said...

emborco tinto a garrafões
até nã aguentar mais co coiro
nã posso com pámlões
nim pintados de oiro.

Anonymous said...

Bou ser presidente
se for preciso
dou mocada e bardoada
ate bos arranco um dente

Sou da Palhota
rio-me como um parbo
cago no povo
dou uma cambalhota

Tenho motorizada
e carro a motor
mas ninguem julgue
que so terei um tractor

Sou das quadras popolares
vou fazer campanha
nao sei se cagares
se o fizeres tudo me assanha

por tudo isto
botem em mim
sou neto do Ti Francisco
e tenho a mania que vou ser ministro

Anonymous said...

Repaziada, sou balente da garreia
na me chamem azelha ou papo seco
vou daqui de bicicleta ou me chamo
anacleto.

Bebo agua se beber
mas do que gosto mesmo
subo as escadas a correr
sou do Lau e arredores

caramelo amante de menores
activista anarquista vendedor reformista dou chapada e punhada
na testa de quem sabe
ou pensa que os presidentes sabem tudo o que o povo quer
mas eu sei que eu serei um bom
presidente para o povo caramelo

votem em mim
tenho um chinelo
dou um marmelo
a todos e gosto de caramelas
parvas que se armas em parvas

Anonymous said...

Atao sao bersos e com respeito a mais noticias?
A ber se colocam mais coisas, para a caramelada ir lendo qualquer coisa e deixar de se aparbalhar.

Anonymous said...

Pessoal, o clube dos Ervas abriu, adiram e invistam na malta porque o punk dos caramelos deve ir sempre a direito e vencer.

Anonymous said...

Para quando um jornal em que a pessoa que faz este blog, publique material para todos lerem?
O jornal do Pinhal Novo faz bem aos analfabetos.

Axpegix said...

Cun catano, do melhor que tenho visto! Memo comparando com a Florette a pedais do perna Alta que tem umas malas de lado feitas em pele, tipo aquelas dos carteiros antigos...
Este velogue é tan vonito... tan vonito, tan vonito, que inté já puzio tamén no mê velogue... finalmente um vlogue con uma linguage fássile!