17.9.06

Caramelo passa a ser língua oficial nas escolas da Caramelândia

Como sempre, a FLC tem o privilégio de anunciar ao povo caramelo as medidas oficiais antes de estas o serem.
Assim, sabemos que o Ministério Caramelo da Educação pretende implementar já no corrente ano lectivo, a língua caramela como língua oficial de todas as escolas da caramelândia (a partir do primeiro ciclo).
De recordar que esta medida não é nova, pois já tinha sido tentada no ano lectivo anterior, não se tendo verificado grande aderência por parte dos professores. Em relação a esta medida, só o colégio O Gaiato Parbo (Lagameças) foi distinguido pela positiva, com a totalidade dos professores e funcionários a adoptarem o caramelo como a sua primeira língua e dominando-a de um modo tão perfeito, que por vezes é necessário um tradutor para que algum visitante não caramelo consiga perceber o que dizem.
O Ministério Caramelo da Educacão anunciou que este ano não vai tolerar desculpas ou falsas argumentações por parte dos professores e que esta medida é mesmo para cumprir, com o objectivo de ser realmente possível ouvir e falar caramelo puro nas nossas escolas.
A rede de escolas da capital caramela vai ser alvo de inspecções periódicas por parte de inspectores educacionais e as escolas que falharem este objectivo serão duramente penalizadas.
Ao dispor dos professores estarão vários programas e cursos através dos quais a sua aprendizagem do caramelo será mais rápida e fácil. De destacar os acordos do Ministério com verdadeiras universidades da língua caramela como o café da Sede da Lagoa da Palha, os bares do marcado de Pinhal Novo, o café Capuchinho e o café Lua Cheia Aparbalhada, nos quais os professores terão conta aberta, podendo passar longos momentos ao balcão, imbubadando-se de língua e cultura caramela. Para além disto, existirão também visitas guiadas à caramelândia profunda, em carrinhas de caixa aberta com sofás e meio-bidons acoplados. Serão também cedidas às escolas (4 por instituição numa primeira fase) motorizadas artilhadas para que os professores adquiram o hábito de se deslocarem nestes veículos tradicionais, existindo a possibilidade de em cada final de ano lectivo haver despiques de punho aberto e escape libre entre os professores que demonstrem maior mestria e perícia na arte da menarda.
A FLC sabe também que está ainda em fase de estudo a possibilidade de os toques de entrada e saída das salas de aula (actualmente feitos por campainhas), serem substituídos por foguetaige, faltando ainda o acordo com o Círio da Carregueira, verdadeiros mestres nesta arte caramela secular. Esta organização terá apenas de disponibilizar os seus elementos para dar formação adequada aos funcionários das escolas, tornando-os verdadeiros profissionais do lançamento do fogo rijo. No entanto, sabemos que da parte desta organização não haverá qualquer problema de cooperação, exigindo apenas alguns garrafões de tinto da região e uma balente almoçarada de cunbíbio nas escolas onde a formação for dada.


15 comments:

Anonymous said...

A todos os caramelos, daqui do Brasil, Guaramiranga, o pessoal do ATA manda um grande abraço. A cultura caramela é um sucesso nos teatros brasileiros.

Anonymous said...

Se assim não fosse a minha filha não iá escola!! Ficava a tratar da meda campestre!

Anonymous said...

Tava a ver que nunca mais...
é desta que bou acabar a quarta classe á nôte amais us cumpadres aqui da rua... a ber se bou ao marcado cumprar o material... ja fiz a lista e tudo:
- 2 lápes (um pa escraber e outro pa desenhare)
- 1 apára-lápes
- 2 esféróbiques (uma preta e outra burmelha)
- 1 mata-borrão (..que ê cá borro-me muito)
os cadernos aprobeito os antigos quinda tem munta folha boa...
já pus a menarda a fazer a revisao e tudo, pra ir pá escola co relantim afinado... porra.
Intéi

Anonymous said...

Boa tarde ó pandleraige.
Pa mim ei uma mine.
Acho muito bem esta ideia dos nossos ministros da educação pois hoije em dia já aquase que nã se oube falar caramelo.
Cá o Toino nã ei home de escola, quando fui só lebaba bardodada do professor e ainda me lembro que nã se podia falara caramelo pois o home não percebia nada.
Acho atão balente a ideia de obrigar todos a falar caramelo e já agora porque não declarar a mine a nossa bebida nacional? Mas isto já sou eu a esparvoerar, só quero dzer que taba agora a arranjar os motores de rega e acho que todos devem aprender a falar caramelo e que a escola deve ser para isso. Vou agora buer umas mines que o calor ainda tá parvo. Vou agora trocar duas grades vazias por três cheias, cá o Toino sabe fazer ilusionismo, vou de menarda e bebo umas logo pelo caminho.

Anonymous said...

Isto anda por aqui muito parado. Será que os autores cá do sitio andam preocupados com "qualquer outra coisa"?
É estranho.
Já agora um abraço para os amigos do ATA e dos Bardoada que estão no Brasil: mostrem como é que é!

Isis said...

Um beijo muito grande para os 3 caramelos da BARDOADA acabadinhos de chegar ao FNT!
E ao ATA que já lá estava um bom regresso à caramelandia!
Bom trabalho malta da trovoada!!!

Bjokas
Isis

Anonymous said...

Não deixem aí no Maciço Central do Baturité nenhum amigo dos que nos fazem falta por cá!

Isso bem escolhidinho! ;-)

Anonymous said...

Caramelos e caramelas:
Para quando a criação da comunidade educativa caramela, uma verdadeira comunidade de língua e saberes caramelos, depósito da nossa cultura e garante da passagem dos saberes que temos ancestrais?
Sou a favor que este blog se mantenha activo e que cada vez mais defenda a nossa cultura, mesmo que a brincar, pois aqui dizem coisas que em mais lado nenhum se atrevem a dizer.
Sou caramelo, embora já tenha lido aqui nos comentários verdadeiras imbecilidades sobre o que é ser caramelo, mas passando à frente, quem não sabe o que é ser caramelo é porque não é e se não é não deve tentar sê-lo. Mas já agpra, as nossas escolas e professores, deveriam também tentar ensinar um pouco mais do que representa ser caramelo e do que é a nossa cultura e de que modo se diferencia das outras cada vez mais americanizadas. Podem chamar-me o asterix ou o que quiserem, mas da nossa cultura tenho orgulho e se poder educar muitos mais para que pensem como eu, não deixarei de o fazer.
Para os autores deste blog, continuem a fazer o que fazem, pois este povo merece ler estas coisas e dizer o que pensa.

Anonymous said...

ê cá concordo com o membro da comunidade educativa... é um hóme que fala bem, e usa palabras bonitas que se aprendem na escola... só por isso debia já pagar a rodada de mines á malta, pra comemorar u desembolbimento caramelo.
Já agora: undék posso arranjar uma cambota pa um JOPER?

Anonymous said...

Olá caramelada, para mim é um coirato e uma entremeada. É assim que se diz não é?

Anonymous said...

Atão ó gente parba!
Caramelada esparvoerada só querem beber mines e comer coiratos e nada de revoluções, por isso os do castelo continuam sempre a mandar em vócês seus caramelos parbos.

Anonymous said...

Parece que por aqui andam a dormir.
Ou será que estão com medo dos poderes do castelo?
Não tenham receio que os caramelos estão comvossco.

Anonymous said...

na falem em castelo quê fico já com aensas e biro já isto tudo do abesso... só por isso bou ja buscar a aflóber e apontá-la ao monte pámlao... tal tá a moenga hein...?

Anonymous said...

parece que proibiram isto de escrever por aqui.
será que prenderam a flc e o povo não luta para ajudar?

Anonymous said...

Mais uma grande ideia da FLC, se for praciso cá tou eu pra ajudar.

Cumo é que podem dezer ca malta anda a dormir?

Mas quem é que proibe os caramelos de alguma coisa?

Atão boçês nã bêm que nunca bai acontecer uma coisa dessas!
Os homes que fazim o belogue nã sã parbos (penso eu).