10.12.06

Expansão do território caramelo em terras de Atalaia


A FLC amais a Confederação dos Círios Caramelos (comandada por Celestino Bombista) e a Junta de Freguesia da Atalaia chegaram finalmente a acordo em incluir o Santuário da Nossa Senhora da Atalaia no nosso territoiro, sob o domínio total dos caramelos. No final das negociações, Celestino Bombista deu uma punhada na mesa caté as canetas e as mines saltaram todas e, referindo-se ao santuário, disse:
“Tóó… este baldio representa daqui por indiente a expansão do Império Caramelo no Século binte e um.”

Estas negociações são o culminar duma luta que só tem paralelo com a luta da beataige pelo controle da Igreja do Pinhal Novo. Foi graças à influência da FLC que finalmente se realizou uma das maiores ambições caramelas com quase dois séculos de peregrinação e foguetaige: o cuntrol total do santuário. Para conseguir tal proeza, a FLC deu, em troca, as Portaiges da Auto-estrada do Pinhal Novo à Junta de Freguesia da Atalaia que as bai explorar como capelas aos Domingos, e como campo de tiro aos pratos de Segunda a Sábado.


É já próximo 12 de Dezembro, pelas 16:00h, que o Presidente da Sociedade da Geografia Caramela desenhará solenemente, pelo o seu próprio pulso, uma bola do tamanho duma ervilha no mapa oficial da Caramelândia, espatado na parede principal do nosso quartel com uma moldura profusamente decorada com paus de fórfo. Esta bolinha corresponde, no baldio berdadeiro, a um círculo com um raio de 300 metros à bolta do Santuário da Nossa Senhora da Atalaia e ganhará, nesse terreno e nessa hora, uma vedação com as mais belas canas das bordas da Vala da Salgueirinha.

Grandes projectos se avizinham para este novo territóiro caramelo.

Adiantamos desde já que a inauguração do Foguetódromo será já em Setembro de 2007 com o rebentamento de foguetaige de tal enbergadura ca América larga logo os abiões assanhados pró ar caté parecim vespas. Será tamém inaugurado, ao lado do santuário, o inédito Museu da Mão. Este museu (único no mundo), mostra cuidadosamente as diversas formas e fragmentos que uma mão caramela adquire após um rebentamento desostinado dum patardo. A mão mais antiga data de 1884, onde se pode ver as unhas fossilizadas num estilhaço de cana. A mão mais famosa data de 1998, mostrando duas falangetas incrustadas dentro dum telemóvel. A inauguração conta com a presença do Papa esperando-se uma inchente cate cria bicho.

14 comments:

Anonymous said...

Epá, a festa da atalaia é que é coisa boa, pá.
A foguetaige, os cirios, o talau, e as carrinhas de caixa aberta.
Isso já devia de ser nosso á mais tempo, mas se é nosso agora à que dinamisar aquilo, pá.
Mais uma vez temos de agradecer à flc por esta ação para o povo.

Anonymous said...

ê cá aicho k taba na hora de erguer o museu/santuário da mine, e porquê? praguntam bómeceses...
ora bem... Quando o pobo caramelo tá triste, cumék anima? - co a mine;
Quando o pobo caramelo tá almariado, cumék tira a sede? co a mine;
Quando o pobo caramelo ta cuntente, mék festeja? - co a mine.
estarem demasiado entranhado na cultura do caramelo brabiu, a modos que ê cá aicho k já merecia uma homenaige, com foguetaije rija, fanfarra dos bombêres, a banda da SFUA tudo na rua a fazer algazarra e muitos caramelos no debate garrêa... a beber o quein? - A mine... porra.

Anonymous said...

atão eu gosto muito da foguetaige parba e dos homes a lançarem foguetaige, hã.
hã, sou caramelo e ainda bem, hã.
hã, sou também lançador da foguetaige.

Anonymous said...

Assim, ficamos com a versão mini das Festas de Pinhal Novo, no suburbio, talvez uma versão light da festarola, mas ecológica quiça por estar integrada no meio rural, a tradição manter-se-a com uma boa dose de coiratos, mines, foguetes, tendas e caramelos bem arreados com a última moda da loja do "Chinês".

Anonymous said...

Êh pá Soç, granda ideia essa do monumento à mine. Acho que devemos fazer um santuário da mine numa das rotundas à intrada do Pinhal Novo.

Anonymous said...

Boa noite ó pandleraige.
Pa mim ei uma mine.
Atão tão a falar de mines?
Cá o Toino acha que bócês antes de falarem de mines, debem de falar com um entendido, e eu sou o maior entendido nisso cá da caramelândia.
Por isso nã se armim im parbos e dexem-se de merdas que eu éi que mando nesse assunto.
Se querem fazer uma estátua ou o monumenmto da mine, podem fazer, mas porque não fazer também uma estátua aio maior bebedor de mines da região?
Bou buer umas a ber se nã me chateio com o bosso esquecimento.
Tenho aqui três grades, debe dar para buer em meia horinha caté andam parbos.
E bócês bebam auga, se nã se aguentam aqui com o Toino das Mines, o maior de sempre das mines da caramelândia.
Bou agora buer umas, são só três grades, nada de mais para mim, ei tipo auga.

cristina roldao said...

Monumento à Mine já temos, veja-se a avenida das palmeiras numa das entradas/saídas da vila. Cada palmeira é uma mine que se ergue no horizonte da queixada de cada um de nós.
O que nós inda não temos é um monumento ao moscatel e ao vinho tinto cá da terra que é bué da booommmm !!

Anonymous said...

Enato e da camara ninguem da nada ao povo?
O que pertence ao povo do povo deve de ser.
Se os caramelos querem independencia devem admnistrar o seu territorio de forma autonoma e nao deixando que os da camara se apoderem do que deve ser do povo.

Anonymous said...

Oi! Tudo bem, compatriota caramelo?
Convido-te a apareceres na festa d.i.y de 23 Dezembro, ás 19h, em Pinhal Novo:
- Ervas Daninhas
- Shivers
- Unknown
- Deep Fear

Festa Benefit, para angariação de comida e fundos para a Ass. Amigos dos Animais Abandonados da Moita. Traz comida/agasalhos para cão e 1 biscoito.

Local: Barracão (por trás dos CTT em Pinhal Novo). Traz amigos(as).
Por uma boa causa!

Anonymous said...

Convido-te para festa Canina em Pinhal novo:

23 Novembro - 19horas

Convido-te para festa Canina em Pinhal novo:

23 Novembro - 19horas

- Ervas Daninhas
- Shivers
- The Unknown
- Deep Fear

local: "Barracão" - por trás dos CTT em Pinhal Novo

entrada: 1 biscoito e comida/abrigo para cães e gatos da Ass. dos Amigos dos Animais Abandonados da Moita

Por uma boa causa!!!
- Shivers
- The Unknown
- Deep Fear

local: "Barracão" - por trás dos CTT em Pinhal Novo

entrada: 1 biscoito e comida/abrigo para cães e gatos da Ass. dos Amigos dos Animais Abandonados da Moita

Por uma boa causa!!!

Anonymous said...

(Solicito divulgação!)

Em face do inquérito que a Junta de Freguesia de Pinhal Novo colocou no site http://www.jf-pinhalnovo.pt/index.php
, para saber as nossas opiniões quanto às necessidades sociais (O que acha que falta na Freguesia ?), não posso deixar de fazer um comentário.
Lá diz o povo que “quando fazemos perguntas parvas arriscamo-nos a receber respostas parvas”, por isso olhando para a perguntas colocadas, embora não as considere parvas, temos de considerar que algumas estão demasiado condicionadas à sua concretização, a saber (peço desculpa por alterar a ordem):

Repartição de Finanças :
Eu já trato dos assuntos de finanças à mais de 6 anos pela internet, no conforto da minha casa, pelo que não se justifica dispersar meios, no limite gostaria de ter um posto de atendimento interligado com a repartição central de finanças, mas sem papéis. – Não faz falta!

Notário:
Vale a pena dizer que o notário tem sido o expoente máximo da burocracia, a cereja do topo, felizmente parece haver pelo governo uma decisão de viragem, basta ver como os Notários já reclamam. Não precisamos de mais um. – Não faz falta!

Hospital:
Como sabemos há por ai muitos hospitais moribundos, veja-se o caso do de Palmela, mesmo que se quisesse alguma vez seria possível instalar um Hospital com as valências mais importantes, aqui numa povoação de 40.000 habitantes? Temos mesmos o estigma da pequenez, ou acreditam que vamos ter no Pinhal Novo um Santa Maria?
Dou um exemplo, em Portugal existem 4 unidades de transplante hepático (2 Lisboa, 1 Coimbra e 1 Porto). Sabem que por essa Europa fora e nos EUA o numero de unidades de transplante recomendadas é de uma por 10 milhões de habitantes. Então esta soluçãozinha não custa muito mais a este país pobre? Claro que sempre justifica haver quatro grandes “professores doutores investigadores” e outros excepcionais quadros com nanudos, mas...
Sejamos realistas, precisamos sim de médicos e mais horas de funcionamento com Qualidade do nosso posto de saúde, não de um hospital. – Não faz falta!

Jardins:
Já temos quanto baste, no espaço actual claro. O que queremos é que estejam limpos e cuidados e para isso queremos mais civismo dos utilizadores, das “meninas com seus cãezinhos cagadores”, dos “chavalos idiotas”, que tudo querem partir, e da dedicação dos funcionários, que zelem pela poupança de água e pelo arranjo cuidados destes espaços. – Não faz falta!

Cinema:
De facto a programação do cinena (auditório de Pinhal Novo) neste último ano deixa muito a desejar, sei da fraca assistência e perdemos alguma argumentação por isso. Mas não queremos outro cinema queremos sim mais e melhores filmes. Já agora não se pode dar ao povo só aquilo que ele quer, porque com o Pimba ninguém cresce culturalmente, e como sabemos isso é claramente o que ele quer. – Não faz falta!

Teatro:
Resta-nos a melhor ou única opção o Teatro. Porquê? Simples, temos actividades e vontades suficientes para justificar a presença em Pinhal Novo de uma sala com palco e espaços de ensaio. Arrisco mesmo em sugerir um espaço polivalente para artes cénicas, isto é um centro cultural, porque é necessário optimizar recursos e porque faz efectivamente falta, como semente de envolvimento dos jovens e bloqueio para a depravação e maus vícios.
- Pensem bem, isso é que faz falta !... já agora não se esqueçam de votar !

Secretariado Caramelo said...

Ora aí tá comé que é. É pena é não ter berdadeiro sotaque caramelo.

Anonymous said...

Não passei ainda pelo site da Junta de modo que não conheço o inquérito mencionado acima, no entanto fiquei curiosa e hei-de lá passar. Aproveito no entanto para dizer que, igualmente sem sotaque, mas sendo caramela por opção, me parecem muito sensatas e bem colocadas as duas opiniões supra.

Anonymous said...

Alias...creio que sem o Santu'ario, o territorio caramelo, nao teria sentido! Parabens pela consquista...têm de dizer o truque aos independistas bascos, para eles aprenderem como se faz...e vive a Caramelandia!