15.9.07

Consultóiro do Dia-a-dia

Aqui podes fazer as tuas précuras e dizer dos teus aleijões e brotoeja. A FLC tem um rancho de caramelos especializados que te darão as respostas certas.
Pargunta:
Olá, senhores da FLC, eu sou o Fernando Oliveira da Silva e moro nos Batutes. Vim para aqui morar por ser uma zona calma e aprazível e repleta de espaços verdes. No entanto, por ser uma zona do campo, e estar junto dos autóctones ditos “Caramelos”, o meu filho mais novo passou a querer apanhar grilos. Primeiro achei muito estranho, e confesso que nem simpatizava com os Caramelos, por isso quis esclarecer-me. Em Agosto dirigi-me aos serviços camarários, em Palmela, para me orientarem sobre esta prática que, segundo se diz, é comum entre os mais novos aqui nesta região. O problema é que não obtive qualquer resposta, o que me indignou profundamente. Por isso é que me dirijo a V/ Exas da FLC para obter uma resposta concreta sobre a prática da apanha do grilo e de como posso ajudar o meu filho a apanhar esse insecto, assim como converter-me à cultura caramela. Obrigado pela atenção.
Resposta:

Oh meu rapaz, bocemecê beio ter cum a maltezaria certa pra saber tudo sobre a grilaige, e mais: para ser abençoado pela irmandade caramela.
Im primeiros, amandamos já um foguete pró ar por sabermos que o seu pingarelho mais nobo está a integrar-se muito bem na nossa cultura querendo apanhar a bxeza, principalmentes o grilo que é cunsiderado um dos tenores mais simpáticos da nossa terra, hã?


Antes de mais conheça bem o grilo:
Fique logo sabendo que o escunderijo preferido do grilo caramelo (gryllidae caramellae) é debaixo das pedras da linha do cumboio e, por isso, no princípio da CP, a sinalização nocturna das passaiges de nibel era feita com seu marabilhoso cantar. Quando a grilaige se calava era porque o cumbóio tava a 3 metros de passar, tornando-se um sinal importante que salbou muitas das nossas bidas, fazendo do grilo um animal sagrado.

Hoije im dia ainda, mesmo sem passaiges de níbel e com os cumboios da Fertagus, ainda há alguns grilos nas pedras da linha, mas já na é como intigamente. Por isso é melhor bocemecê ir procurar eles nos nossos aceiros, quintais e baldios que é lá que eles se incontram.

Bora intão lá procurar eles.
A qualquer hora do dia dê um passeio a pé, acocorado amais o seu filho, a olharim pró chão como quem procura uma moeda de um cêntimo… Ah! IMPORTANTE: é muito importante que apanhem uma palhinha dum pasto qualquer e amostrem bem ela, pra que toda a gente perceba que bocemecês andam ós grilos e não na apanha de moedas pois isso poderia trazer quezilas ós caramelos mais brabios.
Portanto não deslarguem as palhinhas e bão sempre andando, andando, andando, sempre de cócoras, andando, andando até incuntrarem um buraquinho no chão. Um buraquinho com a largura dum dedo. Esse buraquinho é uma toca. Lá drento tá um grilo. Agora bai ter que tirar ele lá de dentro.

Bora intão tirar ele:
Infie a palhinha drento da toca e escarafunche aparbalhadamente pra provocar cócigas ò bicho que tá lá no fundo a pinsar na bida. O grilo, incomodado com a palhinha, resolbe bir cá fora (de marcha atrás) ber o que é que se passa com o raio da palhinha. No pinsamento dele é bocemecê que está feito parbo a fazer má vizinhança. Nesse preciso momento bócê apanha-o com a mão, sem ter um ataque de nerbos ao sintir o bicho a remexer dentro da mão.
Repita a operação nos outros buracos que incuntrar no chão e apanhe tantos quantos encuntrar.

Lebe eles para casa e meta eles dentro de caixas de sapatos com uma folha de alface da Reforma Agráira. Cada grilo sua caixa, cada caixa uma alface e espalhe elas pela casa toda.
Se quiser óbir o seu marabilhoso cantar, espere pela madrugada e tem companhia a noite toda.

No dia seguinte, com olheiras, deslargue eles à natureza e cultive o gosto pelo grilo a toda a bizinhança.
Quanto a bocemecê ficar caramelo de berdade, isso é outra cumbersa cagente bai ter um dia destes.


resposta de:
Toin Exacerbado – Biólogo da Associação Caramela da Caçadeira de 5 Tiros

6 comments:

Anonymous said...

alembra-me bem, quando brincaba com o pessoal da fonte da vaca e da sul ponte, despois dum dia de álas além na escola primária nº1, donde binhamos acumpanhados do Leão (o cão bádiu que esperaba pla giente á porta da escola) e iames para o, outrora, baldiu im frente aos bombêres, caçar lagostins como se nã hóvesse ámanheim.. hã..
despois a malta foi pa preparatoria e queria era trepar carroaijes á força toda.. pra engatar as caramelas boazonas da palhota, mostrando quim era o mai macho.

Anonymous said...

Eu até já tinha deixado de vir aqui, mas vejo que isto está a animar e faz-me lembrar tempos idos. Continuem.

Anonymous said...

Ah ganda Toino! Inda ta lembras quando andamos tirando o cuirso de Boiologia? Aíamos pa 5 de Oitubro crabar grampos nas janélas da ERR-Tei-PÊ. Bónitos tempos passádos lá na Independente. Avejo que te fizeste um moço com suicesso. Eu cá toi num coilcenter a atender chamádas de gente parba.

Falicidades pó futuiro!

O Lutércio

Anonymous said...

Olá gande cambada de caramelaige!

Com quim tão, grilos nos buraquinhos.
Ele habia por i milhares deles que combibiam ca malta nos campos erbados do andrade.
Intão não se alembram dos pastos rasos, ondamalta jugaba à canelada, dizendo que jugaba à bola.
Boçês sabem lá ...

Bom, chega de alimbranças.
Essas instruções dapanhar grilos estão um bucado parbas, mesmo para qualquer projecto de caramel. Um home tem de seguir o cantar do bixo inté ele se calar, e só depois é que se acocóra pra incuntrar a toca. Não se pode confundir toca com buraco, quisso é no alcatrão que o rodeia, e cum tanto carro por i pode ser prigoso procurar grilos.
Alem disso, um home caramel acocorado, tem de ser raro. Inda anda por i o balseiro!

Aqui me fico com este sigelo remendo. Saudações caramelas.

PS: Cuidado cas palhinhas capanham por i.

Anonymous said...

Pertinente a questão, interessante o esclarecimento!(isto é um palabriado nobo quê aprendi onte im Lesbôa pruque fui lá comprari uns pózes pa pintalgar as fussas e ir benita ó casamento do mê sebrinho).
Nã posso deixar de areferir duas coizitas. Qando o nosso Caramelo-Novo (como eu !)bier com o caixote cheio de vichos - os grilos, nã se astreba a passar im frente às lojas dos chineses com eles, pruque senão só os bolta a ber (ós bichos) já panados e fritos talcal filete de pescada.
Além do mais, aprepare-se já para as próximas etapas de aculturação do seu descente d'acordo com a tradição Caramela, a seguir vem a caça ao gambozino - garanto que lhe há-de ficar na memóira, e um pouco mais tarde retorna à caça ó grilo mas já com um alteração no género - só valem os grilos de sexo feminino, pois atão !) Nesta fase, pálém da palhinha requere-se um apurado sentido de chêro e é aqui que se vai ver se já é caramelo a sério ou não.
Coraige pa criar o moço !

cabelo com cuspo said...

dantes era o anónimus nã sei das quantas....agora já tenho nome.espetaclo.bai uma mine!!!