25.9.07

Mobilidade caramela I

Há cerca de 90 anos atrás, forças governamentais pediram aos mais altos técnicos caramelólogos da FLC para fazerem um estudo pra um aeroporto na nossa nação. Nessa altura, em relatório final podia ler-se que “se o nosso pobo nã precisa de andar por esses ares pra ir dum lado ao outro do Rio Frio, intão é porque o melhor é dixar os céus por conta da passaraige.”
Não convencidos com os resultados, foi pedido outro estudo, mais a fundo, de onde se concluiu que “além do Rio Frio, os abiões tamém nã prestam par lebar os moradores duma ponta à outra do Lau.” Contudo, nesse estudo, após um meticuloso cruzamento de dados, chegou-se à conclusão que “quando os abiões andarim baixinhos pode ser benéfico à cultura da fuguetaige nocturna, porque é possível um patardo infiar-se drento da turbina dum Airbus 340, multiplicando o som marabilhoso do rebentamento e o seu enfeite pirotécnico.”

Depois deste relatório foi abandonada a ideia do aeroporto em território caramelo até aos dias de hoije.

No entanto, por auto recriação, a FLC continuou a fazer mais e mais e mais e foi concluído que “os abiões tamém na serbim pra ir da Palhota à Benda do Alcaide, nim dos Cajados à Fonte da Baca, nim dos Batutes a Bal da Bila, nim dos Arraiados ó Marcado do Pinhal Nobo. Só ontem é que se descubriu que talbêz… talbez, o pobo carmelo precise dum abião pra ir pra Troia, à praia, quando os Ferry-boats forim parar a Grândola.” Os estudos vão continuar.

Enquanto se aguardam novos resultados, a Junta de Freguesia da nossa capital (aconselhada pela FLC) bai desembolbendo alternatibas à mobilidade caramela tais como a cabalaige, carroças e bcicletas e outras soluções ingenhosas.

Aguardam-se grandes surpresas na forma como o caramelo do futuro bai andar dum lado pró outro.

6 comments:

Anonymous said...

Muito bem esgalhado e pertinente este texto e agora falando(extasbuxandoa) num caramelÊs,porra,antão,ondi é que a genti precisa lá de passageraige metálica??!!!
ass:Cabelo com cuspo.

Zé do Cão said...

Êu nan aguento. Inté me dói os nerbos da pança, cando acabei de lêr a "mobilidade CaramelaI".
desta bês não tenho palavradas...
só sei que alebei um aumento na contribuição autarquica caté me caíu o cabelo. Disseram-me cagora tenho colidade de bida, onde bibo.
Berdade, tenho um redil lá rua e gaganitas das obelhas à porta a toda hora.É isto cólidade de bida? Ca reforma que tenho eu pinso é que já não estou bibo.

Anonymous said...

abiões pra quei? alarguem masé a bala da salgueirinha, e criames logo aqui passeios maritimos pela naçao caramela.
Troco o mê JOPER da fraguneta ao fim de semana, para passeies turisticos a mostrar as ruinas caramelas do marcado... porra.

Anonymous said...

Boa noite ó pandleraige.
Aqui está o bosso Toino das Mines.
Atão abiões?
Só se for para eu buer mines e olhar para cima.
Bou buer uma, hoje ainda só bui 4 grades.
Bou agora.

Anonymous said...

Não sou anónimo, sou o Toino das Mines.
Bou buer mas é uma grade.

Anonymous said...

Ó Toino intão tens andado afastado home, bê lá se nã atropelas prá i o figado !

A propóisito dos passarões tenho gosto im telos por perto, mesmo que seja aquele grandão o 380, gostaba mesmo du exprímentar, como daquela bêz em que apanhamos as chabes da zundap do Mangas e demos umas boltas por i, a malta sabia andar de bciclete com pedais. O Nhitos é que não adaba nada, e esplantou-se logo, inté partiu as ferraiges. Além disso, temos lá na colectibidade uns quantos que tiraram o brébê no abião do jardim e eu também. Por isso se eles bierem prá i, sempre podemos agarrar um portão aberto, intrar surrateiros, e dar uma boltinha ali prós lados da barraigem, prá gente ber de perto os cegonhitos nos ninhos dos postes da alta tinsão.

Depois bos digo...