7.10.07

Programa de alimentação escolar causa polémica
Famílias caramelas protestam no início do ano lectivo

Com o início do novo ano lectivo, a história repete-se. Mais uma vez, o programa alimentar das escolas da caramelândia não corresponde aos anseios das famílias caramelas. O protesto é antigo: ano após ano, tenta-se que as escolas da nossa zona adoptem um programa alimentar que esteja de acordo com as nossas raízes e cultura ancestral. Ora, segundo alguns pais caramelos não é isto o que acontece na maior parte (senão em todos) dos estabelecimentos de ensino cá do burgo. As principais A.P.C’s (Associações de Pais Caramelos) já protestaram e prometem não baixar os braços (e as mãos, calejadas atei mai não) enquanto as suas crianças não tiverem direito à verdadeira gastronomia caramela. Assim, como forma de protesto, foi já convocada uma almoçarada-debate-garreia na Palhota, no próximo fim de semana, oferecida pelo café “o Intulho a Cagulo”. Júlio Alcateia (mais conhecido por Julinho Pançudo) é o organizador chefe desta acção de revolta e na última reunião de pais não teve medo de dizer bem alto e aquase enerbado: “ó esses homes da educação fazim o ca gente quer, ó atão bão ter de lebar ca gente, e olhim ca gente nã ei boa de traçar, sisto dá pá barduada ei atei criar bicho, bócês agarrim-me quê saco da nabalha (nisto três ou quatro pais que estavam na reunião tiveram de segurar o Julinho e acalmá-lo com um penalti de Licor Beirão, gentilmente cedido pelo dono do Intulho a Cagulo). A FLC sabe que as Associações de Pais Caramelos, pretendem endurecer a luta e planeiam já outra almoçarada-garreia-protesto, desta vez em frente à Junta de Freguesia da Capital (Pinhal Novo). Laurentino Pitrólero (outro dos pais presentes) afirmou em tom confidencial:”…bai, bai ser im frente à Junta, ca téi ninguém entra, nim o prasidente nim nada (pausa para pensar e respirar para dentro). O mei bidom bai ficar a barrar a porta e quero ber quim ei que nos tira de lá!”, afirmou em tom de desafio com as mãos nas ancas (Laurentino foi forcado amador quando era gaiato). Por último, os pais caramelos afirmam estarem dispostos a ir até às últimas consequências da radicalidade protestante:”Se cuntinuarem a dar sopa minestrone ós gaiatos im bez da nossa sopa caramela, conbocamos uma mega almoçarada-protesto-garreia todos os segundos domingos de cada mês, mesmo im frente à intrada do marcado da capital. Nã entra ninguém, nim ciganaige, nim bicheza d’outra espéce!”, disse ainda Laurentino Pitrólero em tom cada vez mais inerbado e intolerante.
A FLC apoia a Associações de Pais Caramelos na luta pelo direito à alimentação como debe de ser da gaiataige caramela.
Im frente é quéi caminho!

6 comments:

Anonymous said...

Concordo!
Já não basta os míudos terem de ver coisas na televisão como floribelas e canta com não sei quem, como ainda têm de comer coisas que não têm nada a ver com a nossa cultura.
Muito bem, apoiado.
Acho que o sr. presidente da junta de freguesia devia pensar nisto, e de uma vez por todas deixar-se de ideias de modernização que só têm a ver com prédios e mais prédios, sem nada de moderno. Se para ele uma cidade é só isso, prédios, então o pinhal novo é realmente muito moderno.

Anonymous said...

Sopa caramela Já!! Sopa caramela Já!! Sopa caramela Já!! Sopa caramela Já!! Sopa caramela Já!! Sopa caramela Já!! Sopa caramela Já!! Sopa caramela Já!!

Anonymous said...

Boa noite ó pandleraige.
Pa mim ei uma mine.
Atão falam de comida?
Porque nã dão mines ós xabais na escola?
E sopa caramela, muito bem, mas mines também.
Bou buer umas em frente à escola pa ber se os profs dos xabais dizem alguma coisa.
Bou buer uma grade de mines agora.
Hoje ainda só bebi quatro.
Depois bou regar.
Bou agora.

BTTascaduXico said...

IIº Passeio da Tasca do Chico
18 – 11 – 2007

LOCAL DO EVENTO
Pinhal Novo, Serra da Arrábida

Concentração – 08h30
Partida – 09h00

PASSEIO
25Km – Volta com dificuldade baixa limitada pelos guias, destinado a todos os principiantes.
50Km – Maratona com andamento livre, para quem está habituado ao BTT (passagem na Serra).

VALOR DA INSCRIÇÃO
10€ sem Almoço
18€ com Almoço

INCLUIDO
Seguro, Lembranças, Reforço Alimentar, Carro de Apoio, Almoço, Banhos Quentes, Sorteio Final.

CONTACTOS
Tasca do Chico - Pinhal Novo
Zé Nora – 968 138 343
Quim – 914 345 948
Email – tascaduxico@gmail.com

MAIS INFORMAÇÕES
http://bttascaduxico.blogspot.com/

OBSERVAÇÕES - Inscrições limitadas a 200 participantes.
Inscrições abrem a 17/09/2007

Anonymous said...

deem masé umas sopas caramelas, com um pingo de binho pra criar cabedal ós gaiatos, e uns secretos de porco preto.
Equipem as cozinhas das iscólas cum meios bidons, par dar formaçao à gaiataige de como se bira a intramiáda sem olhar e com uma mine nos queixos.

Anonymous said...

Já estamos fartos da Frente de Libertação Caramela, devem mas é ser uns intelectuais a fazer isso…. Nos o que gostamos é de desporto, futebol, tourada e do partido comuna( em troca de Fátima, (não é a Lopes) é que a festa do avante é mais engraçada de que a religião… viva o Chico, tio patinho para os amigos. Com isso bom domingo, não esqueçam as entremeadas, é que já tenho o meio bidon em brasa.