1.11.07

Notícias da Caramelândia

F.L.C. promove acções de formação na área da construção civil

É já neste mês que irão começar as primeiras acções de formação para trabalhadores da construção civil que residem e trabalhem na caramelândia. Esta acção de formação pretende colmatar uma crescente falta de caramelidade nos operários desta área, que começa a ser preocupante, numa área tradicional para a manifestação da espontaneidade selbagem homo-caramela.

A formação será dividida 5 em módulos:

1. A mine éi sagrada e o saudosismo salutar da Granada (Sagres Média)
2. Punhada nas horas de descanso
3. Piropos para as caramelas balentes que passem lá im baxo.
4. O acindimento do meio bidon com material de sobra e o respeito pelo meio bidom como utensílio indispensável em qualquer obra caramela
5. Artilhanço de menardas e biciletas a motor para despique im frente ó preido que se cunstrói. (módulo bónus para os melhores alunos)

1º Festival da Canção Caramela é na Lagoa do Calvo

Já foi anunciado oficialmente- O 1º Festival da Canção Caramela será na Lagoa do Calvo que ficou em primeiro lugar na votação inter-caramela. Em segundo lugar ficou o Forninho, apenas um ponto à frente da Palhota, que era à partida a grande favorita para organizar esta prestigiante gala. A votação teve lugar num baldio dos Arraiados (uma almoçarada-votação) e é de assinalar o encerramento da mesma com uma sessão de punhada, que foi do agrado de todos os presentes. Para esta Gala, os concorrentes só poderão apresentar uma cantiga, a qual terá de ser obrigatoriamente cantada em caramelo puro, a solo ou em grupo de no máximo 4 elementos. Também não serão permitidos instrumentos electrificados, privilegiando-se os instrumentos musicais de fabrico caramelo.

Ti Balbina Acocorada prepara-se para lançar mais um libro

A nossa anciã poetisa, uma das maiores vozes libertárias do movimento feminista Caramelo prepara-se para lançar mais um livro de poesia.
Pedimos a Toino das Ideias Parbas (que mais uma vez vai ser o autor do prefácio do novo livro de Acocorada) para nos dar algumas palavras sobre o que já leu:
“Do cunjunto de folhas desligadas e rabescadas pela grafia aquase-rupestre da Ti Balbina, bislumbra-se a planicíe caramela pejada de mãos unhudas que esgrabatam a terra de manhã ao pôr do sol. Bejo aqui nobamente a referência a temas que binham já no seu anterior libro “Chispes de Luz”, como a mulher operáira, mãe da terra e das unhas cumpridas que tantam esgrabatam a batata orbalhada como escarafuncham a órelha. Por seu turno e bez, a órelha da mulher ei uma referência à coirataige do porco, algo que desde gaiato ê bejo na poesia da Ti Balbina e quê acho que paréla ei sagrado. E mais nã digo. Bejam bócês o libro. Tá muita balente!”

Aqui está um excerto do nobo libro da Ti Balbina Acocorada:

Bicheza e Brabeza

Garriei muito à parba
Andei de motorizada
Nunca me dixei aparbalhar
Nim comi comida da canzoada

Onte o sol taba malino
Assintei-me amais o Albino
Nunca bús cuntei
Mas já namorei cum campino

Nã pensem que me calo
Nã tenho medo da brabeza
Se for praciso ando ó estalo
No mê tempo era só becheza

Habia rataria e barataige
E do mais alguma miudaige
Mas comíamos coiratada
E ó depois habia bardoada

O mulherio era brabio
Dabam bofatada e pontapei
Eu tambim era assim
Que bus diga o mê Zei

16 comments:

Anonymous said...

Boa tarde a todos.
Sou um caramelo fã da Ti Balbina.
Onde poso comprar o novo livro dela?
E também gosto da formação dos contrutores civis. Há por cá muitos a mais.

Anonymous said...

Espero que os da camera apoiem este livro, pelo menos divulgando naquele pasquim de mau gosto empobrecido que é o cata vento. só mesmo uma camera de comunistas se lembrava daquele tipo de publicações. Nunca apoiam a cultura e devem ter medo dos caramelos.
E concordo com o fá da Ti Balbina, os construtores civos são mais que muitos, mas também sabemos que els e a camera são uma equipa do melhor.

Carlos Oliveira said...

Tá muinta bom, até me beio uma láigrima ao canto da bista dreta...quando é que sai uma edição em saca de farinha pós porcos? Coraige Ti Balbina...

Anonymous said...

Eles nem querem apoiar para que o tio Rafael o nosso grande Poeta do povo nesta comuna vermelha possa editar as suas memórias que falam muito de esta terra Caramela, então, não sei se apoiam a tia Balbina… só apoiam os amiguinhos, e só os que tem o canudo de não fazer nada de novo.
Por que ser caramelo, vale mais ir para o rancho, por que ai já apoiam a colectividade com algumas migalhas, assim votam neles dizendo que a câmara comuna é generosa, e que os fez muito progredir com o novo comboio. Bom agora tenho que ir lavar a loiça… Boa tarde camaradas amigos Caramelos preste a ser libertados… é que já faltou mais…

Anonymous said...

Esqueci, digo agora, mas tenho que despachar é que tenho a loiça por acabar e depois tenho mesmo que ver a minha novela, é que ontem falhei a, é que fui ao centro medico.
O tio Rafael até passa na TVI, é mesmo um grande poeta….
ti Carmina

Anonymous said...

Sim, o Tio Rafael passou na TVI. Para quem não viu fica a ideia de que se portou muito bem e que defendeu a honra dos poetas caramelos. Porque não colocam aqui também uns poemas do Tio Rafael?
Não façam como os comunas da câmara que nem editam umas fótocopias a quem merece.

Anonymous said...

Na realidade não há nada de novo sob o sol dos Comunas. Tudo isso não passa de simples palavrório barato, ou melhor dizendo, terminologias inventadas pelo barbeiro, seguramente pensado para melhorar a imagem do capital de algumas famílias para deixar o povo caramelo entretido nos comes e bebes , é óbvio, para impor seus objectivos atuais como algo novo, “a toirada, o futebol, o folclore” que deixa os caramelos num estado intelectual aparentado ao que o fachismo deixou . O comunismo sempre foi apagando a historia, sempre foi local; mais ainda, historicamente, o ponto de partida do Comuna não é a nação (como disse o barbeiro: a cultura de ontem, tem de ter a aparência que foi inventada hoje por eles os comunas enraiados há quase 30 anos nesta terra Caramela) não deve haver revolução na evolução da mente… e assim vais o mundo na comuna, pensada no barbeiro…. E no plano do barbeiro, o ti Rafael é um poeta popular mesmo sendo do partido, é muito individual, pensa por ele, o que faz medo ao barbeiro, que diz que é preciso ter o canudo para poder ser um intelectual do partido, e que o ti Rafael, o pobre só tem a 4 classe…. E do tempo do outro (aquele que vale melhor não dizer o nome, porque a historia de esta terra só começa depois do 25 de Abril

Anonymous said...

O comunismo é que é bom. É que realmente poucos são os que vivem em regimes comunistas que digam que aquilo é mau! Também já sabem que se o disserem correm o rito de ver o céu aos quadradinhos ou um pelotão de fuzilamento pela frente! E na Caramelandia ser metido de lado, Mas isso insignificante!
Há um mundo fora de aqui, e bem perto…..

Anonymous said...

Anda por aqui malta pensando que a "distribuição equitativa da produção" ainda existe e faz sentido! Mas quem é que quer identificar 1 empresário que queira fazer isso! Claro q n há nenhum! Nem tem de haver! Temos de continuar a apostar na liberdade pessoal de criação de riqueza! Eu se criar riqueza e tiver uma vida materialmente recheada tenho q repartir c alguém? Claro q tenho! Com os meus filhos! Só eles têm direito à minha herança e riqueza! Essa Mama socialista já acabou em 1990! Uns trabalham, arriscam, investem, têm génio, talento, vontade! Os outros fazem greves, chulam os patrões com feriados e pontes de feriados, dizem mal dos empreendedores, criticam quem ganha dinheiro c o seu trabalho e iniciativa e depois querem uma repartição da riqueza!! Onde é q isso já vai! Se eu investir, arrisco, vou á banca, atravesso o meu património com alvarrazes e livranças, pago juros sobre o investimento, crio emprego e pago salários e depois reparto o quê? Aliás o mercado de trabalho só tem de ser mais liberalizado para eu - se for empresário - a bem da empresa, do negócio, da minha família, possa despedir quem não quer trabalhar, chega atrasado, vive á enganar o empresário e dar esse lugar a outro mais empenhado que seja dedicado, competente e trabalhador!

Anonymous said...

Estou inteiramente de acordo consigo. Tenho a impressão de que o tipo de comentários que visa são de indivíduos que, tardiamente, se sentem enganados por quem acreditam, ou quem acreditavam, e agora, numa tentativa de desculpas esfarrapadas, resumem tudo ao comunismo ou ao fachismo (vulgo Caramelo). Para eles não há meio termo.

Anonymous said...

virtudes do antigo regime?
a fome? a pobreza? a iliteracia? o atraso? a polícia polítca? os presos políticos? as colónias e as suas guerras? a proibição de partidos? a censura?

Anonymous said...

Chamar-lhe fascismo ou não é conversa de meninos bem da cidade. Haviam era de, naquela altura, ter passado uma temporada no Portugal rural, onde se ía à escola até à quarta classe quando se tinha sorte, onde se tinha de trabalhar desde criança para ter algo que comer, num ambiente embrutecido (e aí é que o regime é culpado), onde as únicas saídas do círculo vicioso da pobreza eram o seminário para quem se apercebia suficientemente cedo e queria ou não se importava vergar-se à Igreja (isto nas famílias que se podiam dar ao luxo de mandar um filho dos muitos para os padres), ou a França para quem se apercebia demasiado tarde e tinha coragem para dar o salto.

Anonymous said...

Mas já alguém daqui leu Marx?
Quem não lê que leia e depois fale.
Os regimes comunistas e o regime comunista que a tal camara e o tal barbeiro querem implementar aqui ainda é muito utópico. Ou então eles defendem é o regime stalinista, a lei da metralhadora. Acho que é mas é isto que eles defendem.
Por isso, os caramelos devem lutar e não se deixar comunizar.

Anonymous said...

Por amor de deus fujam, não lhe dêem armas se não eles matam todos os que não pensam quadrados, e que não andam com cuecas core de vinho…tinto de Palmela…

Anonymous said...

expressões típicas do chamado realismo político. Dizem os defensores do modelo que tratam da política como ela efectivamente é, sem caírem na tentação do normativismo, daqueles que confundem o que é com aquilo que deve ser.
paulinho

Anonymous said...

Isto tá mesmo brabio. É um berdadeiro debate-garreia!!! eh eh eh.