17.11.07

O ENTULHO DO LEITOR
Espaço anteriormente baldio onde o leitor caramelo pode atirar coirataige ó ar sem que por isso o açaimem

A FLC inaugura aqui este espaço paronde bócês podem mandar as bossas opiniões mais parbas ó não. A FLC reserva-se o direito de nunca responder, pois este é um espaço de desabafo, crítica e largada de ideias pa quem as quiser óbir. Os estimados leitores que tenham dúvidas dignas de resposta serão encaminhados para outro espaço nobre da FLC: o correio do leitor.

Carta nº1
Olá. Bibo na capital caramela há alguns anos, desde que me imparbalhei com a ideia de mudar de uma casinha tipicamente bravia na Palhota para um apartamento no 1ºandar na Salgueirinha. Tenho saudades das coelheras e de assapar na minha Zundap pelos aceros afora, quando era mais gaiato. Já tintei pôr coelheras na janela, mas tibe problemas com os vizinhos, tibe de andar à bardoada duas ó três bezes e ó depois, dixei-me disso, já na tenho idade. Mas o propósito desta escritura ei o de propor à nossa Junta de freguesia que dexe de limpar o lago do jardim. Passei lá no outro dia e taba feliz por ber que aquilo taba quase a tornar-se um charco, aquase parecia a chaboca. Disse logo ós meus gaiatos, para irem ter com a abó à Palhota e para irim com ela ó charco (fica mesmo por detrás da minha antiga casa) e para trazerem sapaige e rãs com fartrura. Os rapazes boltaram com uma sacada de rãs e quando íamos deitá-los no lago, tabam os homes da câmara a limpar aquilo, já nem auga tinha. Fiquei deberas inerbado com aquilo. Acho que na têm trambelho nenhum essas limpezas, aquilo limpo parece um tanque de labar a roupa, cheio de tubos de motor de rega. Proponho ó senhor presidente da nossa Junta de Freguesia que dexe de mandar os seus homes limpar o lago, e bai ber que nasce ali um belo charco berde, cheinho de becheza que encherá o pobo caramelo de orgulho. Afinal, pargunto eu (que nim sou nada), o que representa mais a cultura caramela, um tanque com auga dentro que nim pa labar roupa serbe, ó um belo charco, cheio de sapaige e rãmzaria a coachar pela noite caramela afora, mesmo no centro da capital?

Autor da carta: Aquilino Numismático, 81 anos, residente em Pinhal Novo.

8 comments:

Anonymous said...

a "rãnzaria" arrazou-me com o miolo....arroz de rãnzes e salada de malva deve ser um regalo, sempre dá pa desinjoar do coirato e da sopa caramela.

Anonymous said...

De volta às obras primas da caramelândia. Ê nim sei o que diga mas assim é que éi.

Anonymous said...

É pá que saudades! Andava por aí com a malta de flober na mão à passarada e às rãs...

Anonymous said...

eheheheh, ainda me lembro quando iamos às rãs.

Anonymous said...

Eu também gostava de ir às rãs, quando era puto (às rãs, às galinhas, às cabras e a toda a bicharada que se pusesse a jeito). Mas depois fui crescendo e agora só vou de cabra pra cima. Ir a bichos tão rasteiros faz doer as costas e eu sofro da coluna. E depois são escorregadias como caraças.

Zé do Cão said...

Zé do Beco, essa é quê eu não sabia. Com que intão ías à bicharada toda.
Já parecias os filhos do Francisco do alguidari, ca burra.
Cum bacadinho dareia nem todas 'scorregabam.
Anda cá mais bezes, ca malta gosta de ti.

Zé do Cão said...

Zé do Beco, essa é quê eu não sabia. Com que intão ías à bicharada toda.
Já parecias os filhos do Francisco do alguidari, ca burra.
Cum bacadinho dareia nem todas 'scorregabam.
Anda cá mais bezes, ca malta gosta de ti.

Anonymous said...

tante lagostim que apanhei da chaboca mais a malta toda, e despois lebabamos para a escola numaro 1, e punhamos dentre da caixa dos sapatos cumprados no marcado, ás escundidas da probessora... isto sim... foi uma infância brabia.