7.8.08

Grande entrevista de verão

Anastácio Babuíno, mais conhecido entre as suas gentes por Babuíno Aluado. Home alto dos pensamentos, cientista rural, sonhador, pesquisador auto-didacta, monárquico, (apesar de “nã gostar da bicheza Reística”) e antigo caixeiro viajante da caramelândia. Diz de si que não tem sonhos. Apenas… quer colocar o primeiro home caramelo na lua e nim quer que lhe digam que não é possível. Para ele o sonho comanda a bida “dos homes e dos cabalos selbaiges de crina ó bento”.

Mais uma grande entrevista de verão da FLC. Enchemos o depósito à motorizada, direcção Palhota. A canzoada canta o meio dia. O sol caramelo é ausente de timidez parba. Lança as lavaredas sobre o povo que o respeita. A esta hora nem as lagartixas saem à rua. Nas colectibidades, todos esperam de mine na mão que o calor abrande, nem apetece andar à punhada. No interior do café “Imborca mais uma”, local marcado para a entrevista, os homens têm o olhar no gargalo da garrafa e as palavras parecem secas como as guelras de um sapo anão, espécie caramela já em extinção.

Aparecemos à hora certa. O nosso entrevistado já lá está ao canto da sala, apoiado nas grades de mines vazias, com um ar orgulhoso e meio aluado. É um cientista caramelo, do mais puro e berídico que existe, um home rijo e enrejado pelo frio das ideias que lhe brotam constantemente e que quando são boas o fazem uivar e dar coices no ar. Alcinda Balística, empregada de balcão do “Imborca Mais Uma” refere que quando isto acuntece, o Babuíno Aluado “atei parece um home meio aparbalhado e desóstinado, os gaiatos nim se aproximam dele e as mulheres fecham as janelas e apregam-se par dentro de casa às cambalhotas silenciosas, ninguém se mete cum ele”. Foi numa destas vezes, quando andava pela rua, em busca de vasilhame pa incher de produto alcoólico, que lhe veio uma grande ideia à cabeça. Uivou tão alto e esperneou tantos coices pró ar que todos pensaram que o Lobisome tinha chegado à Palhota! Babuino Aluado, conta-nos com os olhos a brilhar que foi aí que teve a ideia da sua vida, aquela pela qual irá lutar até ao fim “dos mês chipes, nim que tenha de parir duas ó três arganaças, com’a muntanha!”.

Esta ideia, este desejo, este objectivo de vida de um home sereno mas determinado é nada mais, nada menos do que o sonho de por o primero home caramelo na Lua, “de preferência um home e um meio bidon, para que seja nã só o primeiro home caramelo a pôr os chispes na Lua, mas também a levar a nossa cultura ao cosmos brabio, “a um mundo onde só quim tebe mais perto dali foram os pássaros que aboam alto, mas nã tão alto como os nossos pinsamentos!”.

Já está a trabalhar neste projecto à quatro anos. Reúne-se frequentemente com o Ministério Caramelo da Tecnologia e está a preparar a criação do Ministério Caramelo da Exploração Espacial, do qual será presidente e único funcionário. Pensa que em 2020, o home caramelo na Lua será uma realidade, e para que tudo corra bem, está já a planear enviar primeiro um porco de raça caramelo-mirandesa (com nunca menos de 450 kg), na primeira missão não tripulada, que está prevista para 2014. Sobre isto diz-nos:”já ando a ber os porcos da redondeza, a ber qual deles tem mais jeito pá biaige, tenho já uma lista de 10 ó 20 suínos e uns atei são balentes cobridores, secalhar até bai um porco e uma porca e ódepois cobrem na lua e quando o primero home caramelo lá chegar, já tem lá bicheza com fartura, ei só acinder o meio bidon e traçar coirataige, fome nã há de passar. Ódepois quando o home da Lua tiber a criação de porcos im andamento, enbiamos uma caramela balente daquelas cum saia pelo joelho e ódepois o hóme quando ela lá chegar bê-a (ela bai trenada pa fingir que tá a apanhar azeitona do chão) e tenta cobri-la e ódepois já temos uma colónia de caramelósapiens na Lua, catéi bai parecer o marcado do Pinhal Nobo im hora de ponta. Prontos, o plano é mais ó menos este, tá ó na tá balente?”.

A entrevista continua*.

*apesar da entrevista a Anastácio Babuíno ter sido feita de impreitada numa só tarde no café “Imborca Mais Uma”, na Palhota, para conforto do leitor caramelo a FLC decidiu publicá-la em duas partes. Assim, podem ir buer umas mines e pôr os chispes no tanque da áuga, ca gente bai fazer o mesmo. Ó depois lêm o resto. Podim ir. Bão agora.

Uma codáque tirada no preciso momento em que acabou de imburcar uma mine a dizer Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!!!

1 comment:

Anonymous said...

Sei quim ei esse home. Tambem apoio o home na lua. Sou da Palhota e candidatome a astronauta.