30.10.08

A Boz do Pobo é De Quem a Diz

Programa da Rádio Antena Caramela que pretende dar bazão a quem quer falar mas ninguém oube.
A FLC não se responsabiliza pelas opiniões aqui publicadas, limitando-se a reproduzir no original o programa A Boz do Pobo, que foi para o ar na passada sexta-feira, na Rádio Antena Caramela.
Este programa teve como cunvidado António Balburdino, conhecido entre as suas gentes por Toino da Beiça Larga.

Ora atão, bou cuntar a bócemecês a nha rebolta. Sou o Ti Toino da Beiça Larga, uns conhecim-me otros não, pa uns sou um bom home, pa otros sô mais parbo que uma porca a parir no mês da uba. Mas bamos lá atão, bou falar, quim quiser óbir oube. Ora atão cá bai: bim no outro dia à capital caramela, já nã tinha sacos de plástico nim comida pós porcos, pus-me a cabalo na nha motorizada e cá bai o Ti Toino direito ó Pinhal Nobo à cunpratiba. Quando cheguei ò jardim, apesar da nha idade já ser intiga (tenho 84 anos), fiz a recta da estação sempre de punho largo e a desbiar-me de razia dos carros que binham de frente, como fazia-mos dantes pás gaiatas berem a nossa balintia. Mas bamos lá atão ó que intaressa: Estacionei a motorizada im frente ós correios e quando olhei pá cunpratiba, só bi linhas e fios no ar, nada de passaige pó outro lado.
Fui ó correio e fiz uma pricura, os homes de lá disseram-me que tinha de ir pelo túnel e ó depois ia lá ter atão. Assim fiz, aquilo paracia um buraco cas arganaças fazim quamdo querem ir às capoeras mas maior, e atei óbi o cabalo de ferro a passar lai m cima, atei parecia que taba a dar coices! Quando chaguei lá acima ia darriado dos prasuntos, mas como sou um home rijo, apraguei-me par dentro da cunpratiba e cumprei o que tinha a cumprar e aprobeitei pa meter sacaige cum fartura nos bolsos.
Binha carregado e tinha de descer outra bez às produndezas e ódepois subir escadaria a cagulo, atei me fez alimbrar quando era gaiato e fomos bisitar a torre da estação com a professora Natalina Pançuda (Bisavó do Belarmino Pançudo) e até tibemos de lebar a mulher im braços atei lá acima.
Mas bamos atão ao que intaressa: fiquei reboltado e gritei im boz alta: “Mas ca merda éi esta?, atão isto éi quei a capital?, bá lá que inda sou um home rijo, mas atão se por acaso a nha bizinha, a Juila Desimbaraçada, aqui tem de bir (por causa dos sacos da cunpratiba), nã tou a ber que se desimbarace nesta escadaria dum filha da puta! “, disse eu. Ninguém ligou, cada um na sua bidinha, passabam par cá e par lá, um parbo qualquer ainda disse que habia elebadores, mas que tabam abariados, cá o Ti Toino nim sabe o que é isso, elebadores, os homes que cunstruiram isto são parbos, já nã bou à cunpratiba, bou passar a gastar sacaria da loja do Toino Brinca ó do Gil das Farinhas, quando lá for cumprar ração pós porcos. Mas nã sou um home de me calar, sou um anarco-ecologista e garreio sempre pelo pobo e pelo porco caramelo-mirandês.
Pus-me atao a cabalo na motorizada, direito a casa e pú caminho pinsei que se calhar na era má ideia um dia destes largar umas bichezas caramelo-mirandezas par dentro da estação dos comboios, pois alguém disse que o tranbelho do buraco das arganaças é dos homes da REFER ó lá o quéi esse nome.
E olhim que sou home pa trazer a bicheza mais malina que lá tenho, só bichos a partir dos 350 kilos e apragar cum aquilo par dentro do escritório dos homes-chefes ca téi grunhem todos ao mesmo tempo! Bou pinsar nisso, sou um home rijo a quem nã põem nim correias nim açaimes, quanto mais túneis parbos para atrabessar. Pronto era só isto, obrigada ós homes da rádio, já disse tá dito, quim na quissese óbir, na tibesse óbido. Bão bardamerda!

4 comments:

Anonymous said...

Home balente. Assim é que éi, prá frente com a porcaige que essa gente quer é umas grunhidelas por essas bentas.

Anonymous said...

Epa, tambem acho e penso que a população deveria agir em prol do interesse comum contra refer. Porque não criar um movimento cívico como fizeram quando foi a questão da torre da estação? Fica a proposta para o sr.presidente da camâra e cidadãos em geral.

Anonymous said...

Eu também tenho sacos da cooperativa em casa!

Anonymous said...

Então tão de férias?!!
Não escrevem nada? Bá lá ber que queremos mais FLC.

Toino Julio