25.1.09

FLC ABRE GABINETE DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO


A FLC, instituição de utilidade pública, abriu um gabinete de atendimento ao público para resolver em tempo real todo o tipo de problemas de índole caramela. O problema de cada um, é resolbido na hora e nã é deixado para amanhã. O gabinete é 100% clandestino e, para que nem as Juntas de Freguesia da Nação Caramela possam saber adonde a gente exerce esta actibidade (e daí tirarem proveito eleitoral), o gabinete foi escondido dentro duma rulote das farturas devidamente equipado pró enfeite. Este beículo (inspirado da rulote das bacinas da canzoada), está sempre em movimento por esses aceiros afora, por isso quem quiser uma consulta tem que escreber práqui e a gente, por pombo-correio, combina secretamente o sítio e a hora de encontro. Como as consultas são grabadas e executadas no momento, fica aqui o registo duma delas a servir de exemplo de sucesso desta iniciatiba.


Consulta


- Intão boa tarde. Já pode tirar a alcofa da cabeça, porque já tamos im marcha e cá dentro tamos im segurança. – diz o técnico de assuntos caramelos, e continua: – Assente-se aí nessa saca de carbão que eu assento-me aqui im cima desta grade de mines. Atão diga lá o que é que tem, cagente resolbe já aqui.
- Sabe… é que eu moro há cinco anos no bairro da Salgueirinha mas não percebo nada da cultura caramela e de há uns meses para cá tenho notado que as pessoas me andam a chamar «acleimado». O acleimado prá qui, o acleimado prá li!!! Afinal o que é um acleimado? E como é que deixo de ser acleimado.
- Oh meu repaz, bocemecê tem mesmo um granda problema. Pior que acleimado só mesmo «pandelero». Fique sabendo que «acleimado» é o contrário de «home brabio».
- Assim como?
- É um home sim cultura nhuma, na sabe o que quer, nim quer o que sabe, nã tem pindéria nhuma e está sempre remelgado cum cara de parbo.
- Não sabe o que...!!!
- Ora por exemples, bocê sabe abrir uma mine com o isqueiro, assim? – e exemplifica.
- Eu não uso isqueiro, não fumo.
- Eu nã perguntei se fumava. Sabe ou nã sabe?
- Não.
- Intão bocê é um acleimado. Tome lá aqui um isqueiro e uma mine e tá já a praticar, vá.
- Mas posso-me queimar.
- Atão nã bê que esse isqueiro é da Corigues e já nã tem gás e nem faz faísca. Quem se queimou com ele já nã se queima mais.
- Ahhh.
- Agora diga lá a mim… bocê gosta mais de fazer tiro de flober ou prefere aspirar o carro.
- Bem… gosto mais de aspirar o carro.
- Porra, mas de bez im quando vai um tirinho de flober nas molas da roupa da bizinha, ou não?
- Náááá, isso não.
- E um tirinho nas nalgas da gataige vadia? Bá lá, diga a berdade.
- Ahhhggg também não.
- Nem arrãzaria nos charcos?
- Também não.
- MAU. Nã ma diga que nunca atirou de flober?
- Não!
- Eh pá, bocê é mesmo pocachinho e tem mesmo um problema séiro. Bocê nã é daqui! Mas a gente resolbe isso. Tá aqui esta flober e agora abra bem os olhos e olserbe. – Ele tira uma mãchinha de chumbos duma lata, mete eles na boca, ópois, com uma pancada seca abre a flober, tira um chumbinho da ponta da língua e infia ele no cano, ópois comenta – Este até bai lembido com cuspo e tudo. – e crava um tiro no meio dum tacho pindurado, e diz – Agora é a sua bez de espatar um tiro no tacho.
- Eu não sou de armas, e além disso ainda não consegui abrir a cerveja.
- Porra, despache lá isso. É por isso é que bocê é um acleimadito.
O home consegue finalmente abrir a mine, esguinchando-lhe espuma prás fuças. O técnico diz:
– Eh eh eh! Com essa espuma toda pu focinho bocê até podia fazer a barba. Já agora diga lá, como é que bocê faz a barba?
- Faço com água morna!
- Carago!!! Cum áuga morna?!!! MORNA??!!... Bocê é mesmo um acleimadinho de estufa, ponha mazé já uma bacia d’áuga a apanhar geada, e a partir de amanhã fazer a barba com a áuga coalhada de gelo, hã?
- Sim.
- Diga a mim mais uma coisa que me anda a roer o sintido: bocê diz tudo à sua maria?
- Sim, quando ela me pergunta eu digo.
- Mas diz mesmo tudo, tudo, tudo?
- Sim.
- Mesmo se bocê fosse à Cela, ou à Sorte no Azar amais uns amigos, chibava-se a ela quem eram os outros homes que foram amais bocê, e outros homes escundidos na penumbra que biu a buer champanhe, e isso tudo?
- Sim.
- A esburgar-se assim, bocê é o rei dos acleimados. Nem o padre o quer na igreja cum medo de bocê se mijar pas pernas abaixo e salpicar os joanetes às beatas. Agarra mazé já aqui na flober e tá já a apontar pró tacho, já.
- Sim, estou.
- Espeta já um tiro nele, já.
Ouve-se o disparo e o tacho a abanar.
ACERTEI!!!
- Porra. Agora diga-me uma coisa, bocê tá sempre com esse sorriso parbo ou é só bontade minha de lhe dar uma punhada?
"

A consulta continuou até ao ponto do técnico da FLC ter desacleimado por cumpleto a criatura. Fez dele um home brabio. Sabemos hoije que ele sente-se com muita balentia e quer ir prós forcados do Pinhal Nobo. Mais um home salvo, mais uma missão cumprida em defesa da nossa cultura e bons costumes.

Dicionário caramelo:
acleimado
derivado de “atoleimado”: home parbo, poucachinho que na sabe fazer nada e habitua-se àquilo que a agente quiser.

8 comments:

Anonymous said...

Eu tenho uma data de problemas pra resolver, já sei onde tenho de ir. Eu sabia que só os caramelos é que são capazes de resover os grandes problemas da gente.

Anonymous said...

Obrigado à FLC. No outro dia, bi passar a roulotte, bou lá também.

Anonymous said...

Ehehehehehehehehehhe! Uma roulote, sempre em movimento! E a malta das Lagameças, também pode frequentar?

Anonymous said...

Boa tarde ó pandleraige! Atão tão a falar de atendimentoao público? Pa mim é uma mine. A palvra atoleimado debe ser como eu fico quando bebo 3 grades de mines de seguida.
Por falar nisso, alguém viu o Zé Manel Ratoera?
Ó zei, anda buer umas mais eu.
Vou agora ver se tenho depósito para o vasilhame. já só tenho 20 grades em casa.

Anonymous said...

Eu também gostava ir a eça carrinha, mas não tenho pombo correio. Aonde posso comprar um? Tenho de esperar pelo mercado? Vendêm pombos no mercado? Todos os pombos são correio? Ou tem de ser treinados? Quem treina pombos correios aqui nos caramelos? Como posso aprender a treinar os pombos dos correios? Espero pela voza respostas.

Anonymous said...

Sei que há por aí umas pessoas na nossa praça pública que quando ouvem falar nos caramelos ficam logo todos atoleimados, tipo dirigentes e lideres partidarios.

Anonymous said...

já agora, em resposta a uma questão de um senhor ou senhora que aqui fala de festas e não sei que mais, se se pode ser pinhalnovense e não ser caramelo, na minha opinião acho que não se deveria poder, mas hoje em dia já se vê de tudo...

Chapa said...

A Bloguite atribuiu-te o Prémio Dardos. Passa por lá.