18.4.10

A lavrar ideias, a esgrabatar progressos

A FLC abre aqui uma nova rubrica-acero onde dá a conhecer o espírito empreendedor do povo caramelo. Neste espaço, denominado “A lavrar ideias, a esgrabatar progressos”, teremos uma montra (tipo loja do António Brinca) que de bidros bem inxaugados dará a ber novas associações, empresas e ideias, tudo do mais genuíno que possa haber.

Nesta primeira edição damos a conhecer a A.D.B.A.C.C. (Associação de Defesa Das Balas de Áuga e Charcos Caramelos).
Esta Associação foi fundada em 2010 e tem como principal objectivo a defesa e preserbação dos charcos e das balas de áuga que ainda existem no território caramelo. Entre as várias actividades que promovem, um balente destaque para as bisitas guiadas aos charcos, onde os programas podem incluir margulhos ou ida às rãs e aos lagostins. Destaque também para as bisitas à rainha das balas caramelas, a famosa Bala da Merda, onde se pode fazer o percurso da Salgueirinha sempre cum áuga até ao pescoço (ás bezes quase atei à beiça) e ao mesmo tempo ir buendo mines à descrição.
Esta associação vai também editar brebemente o primeiro libro totalmente dedicado à temática dos charcos. O livro aborda os charcos caramelos na 1ª metade do século XX, quando os charcos eram local de recreio e lazer da gaiataige e também verdadeira instituição de banhos públicos para as famílias caramelas, quando ali se deslocavam em grandes bandos, para a tradicional labaige mensal (com sabão azul e branco e criólina) antes do domingo de marcado. Este libro terá ainda um guia actualizado dos charcos e balas de áuga da caramelândia,a.
Esta Associação aceita novos associdados e dá também formações na área da Charcologia Caramela.
Um dos seus próximos objectibos éi a transformação do lago do jardim da capital caramela num charco berdejante e com saparia a cagulo.
Esta Associação tem o patrocínio da FLC e da Junta de Freguesia de Pinhal Nobo.Para quem os quiser conhecer, as suas instalações são na Palhota, num anexo do Café o Retiro da Bicheza.

2 comments:

charcólogo de serbiço said...

Ena pá bocezes es tão de volta! Bem, o que eu na gostei foi da terminologia usada na Bala da Salgueirinha, já que é a bala mais linda de toda a Caranmelândia. E bejam lá se escrebem Caramelândia cum letra grande mazé. Bora lá abançar cum isto que o pobo está quase a partir os computadores por a FLC estar a dormir tanto tempo.

Anonymous said...

Tabam parbos, tanto tempo sem escrever!
Os caramelos querem mais FLC!