5.10.10

A BONECAIGE DA CAPITAL CARAMELA



O regresso im força da FLC às lides da libertação da cultura caramela vai ter um impacto tal caté parece um toiro do Rio Frio desalmariado dentro duma loja dos chineses num dia feriado (como por exemples o dia da comemoração dos 100 anos da república). Como é sabido, a FLC estebe no Brasil, a dar a conhecer a cultura caramela e a dar cunselhos ao Tiririca para ser o cabecilha lá do sítio.


Cumprida a missão voltou.
Quando os agentes da FLC regressaram e abriram os portões do quartel, introu logo uma galfarraige de tractores, com o reboque a cagulo de cartas, ávidas de respostas e intrebenções urgentes. De toda essa cartaria e postalaige que nos chigaram às mãos, muitas falabam da bonecaige de índole escultórica que anda a inbadir as nossas rotundas, pátios, quintais e marquises. Entre elas falava-se do boneco dos bumbeiros espatado na rotunda. Sabendo disto, os suíno-diplomatas da FLC (aqueles que tamém ajudaram o Tiririca)arregaçaram logo as mangas das camisas (isto é: rasgaram as mangas curtas pra ficarem com camisolas à manga de cava, com a peitaça à mostra cheia de pêlo-de-arame), e jogaram-se ao trabalho, que o Verão já se foi e os banhos nos charcos já começabam a ingelhar os túbaros dos homes mais balentes e a amolecer as unhas de suas mulheres.





A FLC meteu intão mãos à obra.
Bamos lá ber intão esse bumbeiro, e saber o que é que o home está lá a fazer feito parbo no meio da rotunda.” Disse o Adventino Ruminante, mais conhecido por Tino Romina, especialista em suíno-diplomacia e outros assuntos delicados.
E foi essa precura que a FLC fez, im cima dum taipal panorâmico, a andar à roda, à roda, à roda, na rotunda do bombeiro, durante um dia inteiro...
- Eu aicho que o home tá a dançar uma música da Linda de Suza.
- Ele tá mazé a dançar na Sela e tem uma tenaz pra caçar caramelas pas canelas.
- Tás parbo. O home agora ia todo mascarado prá Sela. E nã bês que aquilo não é uma atanaz…
- Atão é o queim?
- Éi um desintupidor. O home bai desintupir a bala da Salgueirinha e por isso é que leba a máscara.
- Nã! Aquilo éi um abridor de mines, automático.
- Nã, é nada. Éi um aspirador, a minha avó tinha um igual que jogou ele prá estrumeira.
- Humm, Ná! O que o home tem é uma bomba de sulfatar. Ele está birado pa Palmela e quem intrar no Pinhal Nobo bai ter que lebar uma labagem de desinfestação com criolina.
- Mas se o home é bombeiro o que ele tem é uma mangueira, néi?
- Sim. Mas tu já bistes alguma bez uma mangueira com aquele fitio parbo?
- Éi uma mangueira do espaço e o bumbeiro éi tamém do espaço.
- Pois éi.
- E agente nã quer cá bombeiros do espaço com balhanas dos supermercados e a dançar músicas da Madona. A gente quer mazé bombeiros caramelos com mangueiras caramelas e a dançar no rancho da Palhota.
- Mai Nada.
- E o que é que um caramelo faz com uma mangueira na mão, hã?
- Rega. – responderam todos im conjunto.

E foi assim que a FLC decidiu logo desencarcerar o boneco das culturas aparbalhadas e fazer dele um Home Caramelo às direitas, empunhando uma mangueira de sete polegadas a regar uma bela duma coube.





O bumbeiro a dançar as modinhas do rancho folclórico da Palhota enquanto rega a coube.



Agora toda a população pode re-olserbar a obra com nobos olhos pois a nossa cultura nã é de brincadeiras.







O bumbeiro a regar a coube ao luar (e a dançar modinhas do rancho)







Mais uma missão de sucesso da FLC em prol da libertação caramela.

35 comments:

H.J. said...

Pode ter graça mas, para mim cheira-me a vandalização da obra pública. Podem fazer melhor.

Zé da burra said...

Éh pá, tanto quanto me é dado a ver pelas fotos, a brincadeira não estragou nada. A escultura não se estragou (vou ver in loco). Se este é um acto espontâneo então todos se podem dar por felizes por de alguém, nesta terra, meter as pessoas a olhar para os seus próprios monumentos. Um olhar diferente é certo, mas não menos importante.

Toino das Mines said...

Boa noite ó pandleraige!
Pa mim éi uma mine.
Atão falam da bonecaige parba das rutundas?
Dou as minhas grades de mines ós homes da FLC por tão boa acção! Agora sim, aquilo éi um caramelo a regar as suas cobes. Como eu, que rego e bebo mines ó mesmo tempo. Bou agora regar as cobes e buer mais uma grade.

Anonymous said...

Apoiado Zé da Burra! As intervenções mais ou menos sérias, ou mais ou menos cómicas, foram sempre objecto de discussão das obras ao longo de toda a história. Por isso é triste saber que ainda há gente que não distingue uma intervenção artística duma vandalização. Se calhar é bom lembrar que esta coisa de recriar apropriando-se das obras dos outros é uma coisa que vem desde o homem das cavernas. E apropriar não é plagiar, é fazer diferente acrescentando valor à obra original. A cada hora que passa, por este mundo afora, há obras, monumentos que ganham novos olhares de múltiplas maneiras (como a fotografia, a performance, a Land Art… ou a instalação - que é este o caso). Triste a terra onde aqueles que a habitam assumem com passividade e indiferença aos seus monumentos, que não lhes dão outras vidas outros sentidos outros interesses. Sem ser este caso… não me lembro de alguma vez alguém imprimir alguma dinâmica positiva aos monumentos do Pinhal Novo. As intervenções são normalmente para desmontá-los e retirá-los para o entulho. A FLC está bem sim senhor!

Anonymous said...

Apoiado este ultimo comentário.
De referir que quando aqui vim a este blog, fui logo ver a escultura para tirar as minhas fotos a esta intervenção artística e para minha surpresa já lá não está, já retiraram a couve e restantes acrescentos. Pergunto-me quem terá dado ordem? Os do castelo? Aqueles que imprimem o seu cunho a esta terra, não querendo que o poco crie e tenha as suas ideias? Quem souber que responda. Para mim, a melhor intervenção que se fez nesta terra. Viva a FLC.

Baldurega da Carreguera said...

Onde nada acontece é uma terra morta!

Couve lombarda said...

E adonde tão as cumbersas brabias. Isto parece o parlamento cheio de cumbersas parbas que um home nã percebe nada. Adonde tá o toin das mines?

caramelo que anda por ai said...

e em estes tempos de crise, era bom por ali ter couves pelo menos se a fome chega a nossa terra haverá sempre caldo ou sopa para comer, eu que fui ao lide de manha vi, e achei uma excelente ideia e que a maioria de esses novos vindos para a Caramelandia, nem sabem o que é a nossa grande cultura e todos nos sabemos que quando os bombeiro, (e digo isso com grande respeito a essa corporação de homens valentes)não apagam fogos estão por ai no campo a regar as couves para a sopa Caramela que vos é servida nas grandes festas populares... viva os bombeiros, viva as intervenções da FLC que nos assentam os pontos nos is da nossa grande cultura Caramela que deveria por acaso ser património Mundial.....

Jacinto said...

Dar nova vida a arte que já temos na terra é bem, se não, nesse caso o bombeiro ficava por ali a fazer o quê, especado a espera que as paredes caiem, assim pelo menos levou nos a atenção, é pena que os que comandam tiraram isso, é que eu também la fui para tirar as minhas fotos, mas já um pouco tarde, sabem é que até ai nunca tinha pensado tirar fotos a esse monumento , é que o encontro sem vida, assim com uma couve até era mais observado é penso que podia fazer pensar os que nos governam, que os nossos cridos bombeiros e bombeiras não estão só cá para regar as couves....

Manel sem cão said...

Pelo menos faz do boneco ali muito sossegado, uma obra engraçada, e com os tempos de crise imposta vale melhor rir de tudo, mesmo de coisas serias, o que são os bombeiros.....

Anonymous said...

eu penso que isso foi para anunciar a chuva.
é que os bravios da flc até isso prevenirem

Dª Caramela brabia II said...

Sabemos que as obras públicas não têm dono. Sendo propriedade de todos, então todos podem e devem intervir nos sentidos que podem sugerir (sem grafitys, nem estragar é claro). É comum, ícones conhecidos mundialmente, de quando em quando, ganharem com trabalhos doutros artistas. Uma cidade com gente activa e participativa nas obras públicas, prova que é uma cidade viva: as pessoas sabem entender esse fervilhar de ideias, de interpretações e sentidos. Já agora, só pra dar uma ideia, o que aqui é mostrado é, na minha opinião, mais forte do que o que fazem por exemplo na Torre Eiffel quando a envolvem com luzinhas tipo árvore de natal. Ou também, por exemplo, quando o Marquês de Pombal ganha a bandeira dum clube desportivo.
Quem confunde vandalização com esta coisa que a FLC fez, mostra apenas a profundidade da sua ignorância. Já agora a FLC podia passar pela minha casa e dar uma decoraçãozinha caramela? Vá lá. Agradecia.

Unknown said...

Normalmente nas cidades as maiores intrevenções são as cagadelas de pombo. Mas aqui nem os pombos poisam nas nossas estátuas.

H.J. said...

O que pode acontecer é que, agora apoiam este tipo de iniciativas, amanhã a estátua aparece cortada ao meio e depois quero ver quem é que vem para aqui defender “intervenções artísticas”.

Desençaimado said...

Há por i gaijos memo parbos e brutos dos queixos ná??
Bai masé pa lisboa ordenhar aquelas bacas que por la andam todas mascaradas de arte desingalfanhada... ou se não andam já, bai procurá-las loinge daqui.

Toino das Mines said...

Boa tarde ó pandleraige parba!
Pa mim éi mas éi já uma grade que a cunbersa tá brabia.
Atão ainda a falar da estátua? Parece que uns gostam outros não, mas isso éi como as mines, uns mais sagres outros mais super boques, mas par mim podem bir todas im grades que eu intorno tudo par dentro. Cá o Toino sim parceber nada das artes, acha bem o que os homes da FLC fizeram, atão nã fica muito melhor o home a regar a coube do que só feito parbo a olhar nos meio dos predios? Atão assim na éi uma estátua muito mais caramela? Atão se nã cuncordam bão lá ber e cumparem com as kodaks daqui. Eu acho que a arte éi o que um home quiser. Eu agora, ao ber isto da FLC já tou a fazer arte, bou usar as grades de mines bazias e po-las nos outros bonecos. Acho que bou começar por aquele que tá im frente ó costa bar, todo im ferro e ódepois tamém tiro um retrato e bocês garreiam a ber quem gosta ou não. Bou buer uma grade agora porque a chuba tá parba e ó depois já nã é praciso ir regar e por isso bou buer mais duas grades, só antes do almoço. Bou agora. Ó Zéi Ratoera, anda buer uma mais eu!

ti Inacio said...

estamos a espera senhor Toino das Mines, isso era uma boa intervenção, mas as grades tem de estar cheias para que o publico beba uma mine enquanto esta a ver a obra... e assim ao fim de umas mines até vêem duas ou mais obras e assim a caramelandia fica mais rica em arte publica....

Xico said...

Isto tá bom. Benham mais atitudes que agente não é de ficar agachados. Tomara os pelmelões terem uma “FLC” especializada pra imbrulhar o castelo todo com selofan. A FLC agora debia era pintar as ruas todas do Pinhal Nobo com um único traço contínuo no alcatrão. Isso sim é que era de homes brabios.

Darth Vader said...

O autor da estatua devia tar mazé sastesfeito por saber que há por qui malta no Pinhal Nobo que olbserva e arregaçou as mangas pra dar uma bestimenta brabia ao boneco.

Bombeiro said...

Eu quero duas folhas daquela coube prá minha sopa já.

Lionel, o ordenhador said...

Bibó pinhal nobo terra caramela,
terra caramela terra tã singela

que com a ajuda deste home rijo
fez inbeja até pralá do montijo

Nossa terra guarda baliosos tesoiros
que bão desde bumbeiros bailadeiros
a homes de coube semeadoiros.

E bibá arte do Pinhal nobo
que faz sorrir o nosso Pobo.

RAP (Revolução Agro Pecuária)

Cabeça de Bombeiro said...

Não gosto lá muito daquele boneco, mas um refrescar de contextos faz sempre bem e recomenda-se. Eu passei lá e reparei... Acho até que o bombeiro ficou mais atractivo e enquadrado no espírito local.

Famel Piston said...

Já se dizia há uns anos, antes um boneco que regue coubes que uma martelada no meio da pinha.


Bora FLC!

Zé da Burra said...

Ó H.J., cortar ao meio é destruir. Deves reconhecer a diferença.

Custóide Ramailhe said...

Éh cá penso para mim e digo o que penso e aqui bái! Esta boneicage fica muto má linda com gente parba da FlC a serbir como decorador.
Adonde tá a grade de mines e o nápron pra o pó na ficair lá interrado, eu cá nem me intendo. Uma mine por um e todos os caramelos por uma mine.

Zé capoeira said...

Pena foi ter sido logo tirado. Se calhar a FLC precisa de dizer algumas palabritas a quem se faz dono do que é público.

Companheiro Caramelo said...

Eu nim bi lá aquela coube lá com estes olhinhos que a terra ha de comer opois queria ver mas algum boi parbo foi lá marrar naquilo e levou, devia tar com fome mas agora digo tás com fome come relva para não dizer come merda.

6591 said...

Mais depressa tiraram aquilo da lá do que limpam os grafitis da associação dos reformados.

Comuna as direitas said...

é que nesta terra gostam mais de cultura americana de que de cultura Caramela... É normal com estes comunas capitalistas... já nada a ver com os comunas do tempo do fascismo.

joãoda sopa said...

Sempre a metralhar os comunas,o nosso antigo presidente até fez muito para a cultura caramela, vejam só essa estátua ao bombeiro esta mesmo na maior não é preciso acrescentar nada, não é como a rotunda dos prédios a cair, ai é que valia plantar couves , por acaso é mesmo perto la da sé do Partido onde vou todos os dia beber um copo cheio do precioso sangue da terra caramela, e assim podia colher as couves e levar para casa para se fazer um bom caldo verde... isso é que era ser uns bons comunas.....

Anonymous said...

é pá nos não gostamos nadas das obras de arte das rotundas prefiramos os grafitis da associação dos reformados isso é que é arte, isso das couves é para velhos que querem que o passado seja o presente, mas é os McDonalds que vão reinar , fartos de sopa caramela, e os comunas o que é isso, uns velhos a dançar folclore... fazem me rir

Casimiro do Quintal said...

Se as ovras são publicas o pobo deberia poder interbir, sem estragar isso e certo, neste caso até daba mais atenção, como se fosse para dizer que os nossos vomveiros não estão só aqui para fazerem vonitos, e que é preciso lhe dar coubes para eles terem força para poderem ir ao ataque do fogo e das múltiplas outras tarefas que tem a fazer todos os dia que nascem na nossa vela Cremalãndia.

Carlos da Conceição Imaculada said...

quem é que esta sempre a dizer mal do partido, que gasta o dinheiro em tanta bela obra de arte na nossa terra,para nos nos regalarmos os olhos, mesmo se ainda não compreendo a do 25 de Abril, é que não me parece que isto esteja assim tão moderno.

Ricardo Salgado said...

Sim essa obra para celebrar o 25 de Abril, deveria ser uma obra mais popular, e não aquele aço, quero dizer alumínio frio, e é só para uma compreensão de uma elite como nos querem sempre fazer pensar em Portugal, é como a republica só era para burgueses que sabiam ler, os nossos dirigentes querem sempre manter o povo na miséria mental para melhor gastarem o dinheiro dele sem terem contas a apresentar, pensava que as artes era para todos, para abrir os olhos o povo, mas o nosso povo ainda tem que ir para uma compreensão que comece a um nível de compreensão mais popular.... e essa obra pelos meus vistos não conta nada sobre o nosso 25 de Abril..... e deixo aqui o desafio a qualquer intelectual do partido de me explicar o porquê de essa obra......

Anonymous said...

Thanks :)
--
http://www.miriadafilms.ru/ приобрести фильмы
для сайта caramelosapiens.blogspot.com