13.4.11

Está lançada a polémica!



(Uma polémica tipo quando um home, im cima duma Dina de caixa aberta, com o cigarrito já ó canto da boca, acabou de lançar a foguetaige e ela bai no ar, suspensa e bertical, e cá im baixo todos olham de boca aberta e coiratos desincerados a espera de óbir o patardo embrutecer sonoramente).

Então ei assim: o grupo de Intelectuais Anónimos Caramelos (I.C.A.), enbiou-nos uma carta via pombo correio-rápido sobre, segundo eles, um assunto que começa a gerar alguns debates-garreias no seu seio e que tal como a foguetaige quando já bai lá no ar, bai ter de arrebintar.
Com esta carta, querem eles, que a gente perceba que este assunto não ei só deles, mas que também o pobo não intelectual deberia começar a pinsar nisto, im bez de pinsarem só na chabe do totoloto e no aumento do preço da ração pá bicheza.

A questão ei a seguinte:
-debe a famosa Rotunda dos Pinheirinhos (um dos ícones da capital Caramela) mudar de nome?
-então porquei?!!!,, perguntamos a gente e bocês também (mas em plaibeque, infiados na nossa boz-leitura).
O problema, par'eles (os intelectuais) é que „os Pinheirinhos estão a crescer e quando crescem deixam de ser pequenos e se deixam de ser pequenos, deixam de ser Pinheirinhos e passam a ser Pinheiros e parece que mais ninguém bê isto, nim pensa nisto, nim se preocupa com isto, só a gente”, disse Quintino dos Libros (também conhecido por Quintino dos Uisques), um dos fundadores deste grupo. De facto vários serões do I.C.A (todas as quartas-feiras das 21h00 ás 24h00) tem sido alimentados por esta questão, que começa a criar divisões dentro do próprio grupo.
A FLC sabe que estes intelectuais gostam por vezes de balentes discussões e que se preocupam com temáticas de grande peso cultural para a vida caramela im jaral.
Por exemplo, uma das ultimas grandes discussões foi sobre quais seriam os melhores sacos de plástico da Caramelandia, os da Cumpratiba ou os dos Retornados. Apesar de alguns membros terem saido do grupo em protesto, foi possível chegar a uma conclusão-parba que agradou a quase todos, com a conclusão que nim um nim outro, que o melhores são as caixas de fruta e de legumes da Reforma Agrária (mesmo assim depois disto houve quem dissesse que os melhores eram os sacos de serapilheira branca da Sapec, tentando iniciar uma nova discussão). Mas neste caso, já la vão varias sessões de debates-garreias e nada, tudo se mantém na mesma, com inflexiveis de um lado e do outro, existindo ate já duas facções opostas: os Conserbadores (defendem a continuação da designação Rotunda dos Pinheirinhos) e os Banguardistas (querem mudar o nome para Rotunda dos Pinheiros), que continuam, sessão após sessão, a ameaçar-se mutuamente com os cachimbos, entre mais uma baforada no respectibo e uma dissertação argumentativa, com alguns bai bardamerda-bai mas ei tu, à mistura.
Desta forma, esta carta é também um pedido de ajuda, para que a gente-FLC intervenha e ponha fim a esta discussão, pois “o pior que pode acuntecer ei o caldeamento do nosso grupo im dois, com o acréscimo da gente se dibidir im dois grupos, já na poderemos ser anónimos porque todos se conhecem uns aos outros e assim perde a graça”, referiu novamente o Quintino dos Uisques. A FLC, após reunião com o conselho de sábios caramelos no Café "Paga e Bai-Timbora" (Fonte da Vaca) e varias grades de mines mais lebes do que quando estabam cheias, decidiu que bai interbir, porque o melhor será este assunto ser rapidamente resolvido inquanto ainda só faz parte dos debates dos intelectuais caramelos anónimos. Assim, bamos inbiar o Toino das Ideias Parbas, o home mais respeitado do pensamento caramelo contemporâneo, a uma das sessões deste grupo, pa ber se ele põe ordem nos homes dos pinsamentos.
“Porque" (diz o Toino), "se este assunto passa pá rua, pó marcado, pró pob-grei im jaral, e sabendo como por natureza somos dados a debates-garreias, isto na fica por aqui, quim sabe lebaba a gente atei a uma guerra-cibil-uns-dum-lado-outros-do-outro, e o ca gente quer ei os caramelos unidos im torno da sua luta pela libertação cultural e identitária, quei pa ber se a gente cunsegue ser libres como os carroceis da Feira de Maio, quando andam á roda, caquilo atei parece o planeta Terra im bolta do Sol, que brilha mais que 1000 mei-bidons im brasa e acho que de um ponto de bista agro-contemporâneo debe de...”(fomos ximbora e dixámos o Toino a divagar sozinho, insimesmado nos seus pinsamentos existencialisto-rurais). Ele bai dar conta do recado.


Se ei pinhero
ó pinheirinho
O que m'intaressa
Ei o binho!

(antigo proverbio do Lau)

4 comments:

Balter Aritimético said...

Viva pessoal da FLC.
Estou aqui pra pôr os pontos nas lêtras.
- Cada bêz se bê ca'malta está mais ignorante,neste case de matemáticamente falando!
Intão estão prá'i a palrar sobre a ratunda dos Pinheirinhos crescidos, quando todos sabem que uma ratunda giralmente é ridonda, pode ser piquena que nêm a borracha do trator do Joper, mas ridondinha porra, claro que não se conta com a ratunda abananada, lá prós lados do monte do castelo das pedras.
Dizia eu, que a problemática é dos Pinheirinhos terem sido plantados num triângulo de lancis com um buraco de pôço falso ao lado, e não numa ratunda ridondinha como manda a sapatilha.
Portando, o que temos de decidir é como vamos arredondar os bicos práquilo ficar mais a condezer! Porque no tamanho é só chamar o Zé das Pinhas, ca moto-serra e desbastar inté abaixo.

Esclarecidos?

Tanganhadas pra todos!

Anonymous said...

Biba malta parba!
Pois, o Balter das matemáticas fala bem. Os intelectiais não devem ter nada mais para fazer e lembram-se destes assuntos. Parecem os nossos políticos da câmara, que tambem sao intelectuais.
Realmente a rutunda deve ser arredondada, acho eu.
Mas mais uma vez a FLC ao nível!!!!
E a ideia dos foguetes!!!!Malta parba!!!!!

Caramelo de ir e vir said...

Sou caramelo e sempre fui.
Acho que este blog eleva muito a nossa cultura e nunca vi tanta gente a querer ser caramela como agora. E este blog tem muito a ver com isso.
Por isso acho que aqui também podemos falar de coisas interessantes, sem ter de ler sempre estes comentários da chamada malta parva, que pensa que a cultura caramela tem a ver com estúpidos e analfabetos. Por mim estou disposto a discutir o que achar discutível e deixar contribuir para a ideia dos caramelos parvos. Se gostam deste blog percebam que ele eleva o conceito de caramelo. E deixem-se também de politicas e dos comunas. Eles estao no poder porque votaram neles e se votaram neles deve ser porque querem que eles se sejam os vossos chefes.
Mas não se esqueçam que os caramelos não são parvos nem só bebem mines e comem coiratos. Eu sou caramelo e leio so boas coisas e sei pensar. Não me misturo nos cafés a beber minis e a comer coiratos e gosto de ver cultura. Por falar em cultura, onde anda a verdadeira cultura caramela. Deixo este desafio a quem quiser responder. Talvez o senhor Valter ou o outro anónimo que falaram antes.

Simplício Meditabundo said...

A cultura cacarema (como qualquer cultura que se preze) é uma cultura de bem-estar focada nos valores locais, no trabalho, na família e no lazer de partilha com a "bizinhança". Específicamente, tem a particularidade de agregar no mesmo universo dois polos algo antagónicos: o rural e o urbano. O humor e a brincadeira parece-me ser também uma das grandes particularidades, transversais na cultura caramela. Eis porque este blog funciona e representa de certa forma este espírito. Acho eu!!! Acho!!!