30.5.11

AS LOJAS DA COMPRATIBA E A LOJA DO CIDADÃO

Como já toda a gente sabe, a FLC está de sintinela por esses telhados, capoeras e malhadas afora pra olserbar e defender a cultura caramela. A berdade é que nestes dias de Primabera (que ora faz granizo caté parece chumbo de caçadera na abertura da caça às rolas, ora faz salheirada, ora faz geada, ora faz torradas à sombra), tem habido mobimentações estranhas à nossa cultura que merecem uma atitude brabia, no sintido de repôr a berdade escondida. Assim, as milícias da FLC foram imbestigar. Nome da missão: “Pacote de Bolachas da Compratiba com oferta duma esferográfica”. Foi intão no dia 27 de Maio que homes e mulheres do 123º pelotão da FLC, testaram os seus intercomunicadores (feitos por um fio de sapateiro de 50 metros e uma lata de banha em cada ponta), opois infiaram as meias pa cabeça abaixo e, munidos de lupas feitas de garrafas de gasosa, e canzoada-chiradora-de-mistérios, sairam de suas tocas in direito às lojas da Compratiba e à Loja do Cidadão. E isto porquê? Porque queremos saber se há relação entre o fechar da Compratiba e o abrir da Loja do Cidadão! É que, pra um caramelo, nã há coincidências, há apenas pão com manteiga! Ou seja: ou éi, ou nã ei! E se fecha a Compratiba, o que é que o caramelo come? Será que o home brabio mudou a sua dieta alimentar e passou a comer só açorda de bilhetes de identidade, pulvilhada de recibos da água e passaportes escalfados? E o cidadão é o queim? É aquilo que come e bebe, ou éi uma declaração do IRS? Bem, bamos lá a ber!

Quando chigámos à Compratiba im frente à intiga sede do Pinhalnobence, já estaba a loja fechada e nem pacotes de bolachas, nim esferográficas nim nada. Espantadiços, os inspectores da FLC disseram:

- Tóóóó!! Limpinho como tá, Isto parece mazé a CERAPA!

- Nã, a CERAPA já nim tem telhado, nim nada!! Isto parece mazé a fábrica de frigoríficos HR!

- Mas isto aqui nã dá pra jogar à bola! Isto parece mazé, o Centro Comercial dos Mochos!!!

- Os Mochos?!! Isto parece mazé o recinto do Marcado do Pinhal Nobo numa 6ª feira santa.

- Qual quê! Isto parece mazé a compratiba!

Dito isto, fizeram uma corrida de minardas a derrapar pas curbas e cruzamentos im direito à loja da Compratiba junto aos Bombeiros. Estancionaram os seus beículos no campo do Pinhalnobence e intraram pa Cumpratiba adentro:

- Diga lá à gente, o que é que o fechamento da Compratiba tem a ber com a abertura da Loja do Cidadão? - précurou um agente da FLC.

- Bem eu aicho que que nã tem nada a ber! - respondeu a mulher do talho inquanto cortaba em finas fatias as últimas salsichas, reaprobeitadas da outra loja já fechada.

- Ai nã aicha! E o que é que esta gente bai fazer quando esta loja fechar? Nã bai prós computadores da Loja do Cidadão?

- Não. Ninguem bai pra lá.

- Intão bão prá donde?

- Bamos todas bender a mobília na feira-da-ladra, aos Domingos, im frente ao Costa-Bar.

- Ahh intão é isso!


Foi intão que os agentes da FLC começaram a fazer a misteriosa correlação entre o fechamento da Comprativa e o seu principal ribal: a feira-da-ladra dominical do Pinhal Nobo.

- Atão diga lá mais uma coisa, aqui à gente. Nã aicha que andar aqui a bender pacotes de bolachas com a oferta duma esferográfica, foi uma forma de perder clientela já que a malta toda está agora a dar uso às esferográficas pra preencher papelada na Loja do Cidadão?

- Pode ser, mas a ideia original foi uma promoção para a alfabetização caramela. Graças a essas esferográficas é que ainda se fazem sessões solenes de Poesia Popular Caramela, promobidas pela Junta do Pinhal Nobo - respondeu uma outra funcionária, enquanto arrastava pu chão o último basilhame de grades de mines pra um canto da loja.


A partir de intão, os detectibes amontaram-se nas suas minardas e foram rapidamente até à Loja do Cidadão. Quando intraram, escurraçaram logo bários cidadões e cidadonas que estabam lá escrevinhar nos papeis pra emigrar pró Zimbabué.

Desostinado, o chefe do pelotão, Toin Serpentino, disse im boz alta pra toda a gente obir:

- Na Caramelãndia ninguém emigra, hã! Quem é caramelo nunca abandona a sua terra!

- Desculpe, mas pra tratar do BI, os senhores têm de tirar as meias da cabeça. - disse uma funcionária assustada.

- A gente samos clandestinos, samos da FLC e nã precisamos dessas balhanas de cartões nim porra nhuma. - vociferou a sub-inspectora das milícias, Dona Rosalinda das Caganitas.

Dito isto, todos os funcionários lebantaram-se e meteram-se im sintido. Opois a canzoada começou a chirar e a rosnar de perto (pus entrefolhos e tudo) todos os funcionários pra berificar se algum deles pertencia à Compratiba. Feita a bestoria (este vocábulo caramelo vem da palabra “Visto” e não da palabra “Besta”), e como nenhum cão deu uma mordidela (apenas alguns solavancos eróticos agarrados às pernas das mulheres, guarnecidos com lembidelas clandestinas), confirmou-se que ninguém nunca pertencera à Compratiba.

- Agora diga lá à gente: bocemecês bendem aqui pacotes de bolachas?

- Não senhor. - respondeu amedrontada uma técnica de Bilhetes de Identidade a granel.

- Hummmm!! E na oferta duma esferográfica, pró cidadão preencher os impressos, bocemecês oferecem uma sandes de coirato? Hã?

- Não senhor.

- Nim oferecem uma bifana?

- Não senhor.

- Porra. Bocê só sabe dzer “Não”? E bocês nã oferecem nada, nã bendem nada, nã produzem nada?

- Não senhor.

- Atão isto serbe pró queim? Humm?

- Serve para o cidadão pagar os seus impostos, para emigrar, pedir o cadastro, pagar multas...

Com esta cumbersa a canzoada começou logo a ganir com as orelhas agachadas, caté parecia um canto gregoriano quando os monges chamam pla traboada.

- Porra!... E bocemecês já reperaram se os cidadões e cidadonas preenchem essa papelada com as sagradas canetas da Compratiba? Daquelas canetas que binham agarradas, com fita cola, aos pacotes de bolachas?

- Nós dispomos aqui das nossas próprias canetas. - respondeu uma técnica de impressões digitais, enquanto afeiçoava as cuecas porcausa dos cães terem andado lá com o focinho.

- Balhana é o que ei! BEM... como samos pela cultura caramela, a gente agora bai selar esta loja pra reabri-la mais tarde com produtos hortícolas. Até lá, esta Loja do Cidadão bai ficar fechada e armadilhada com morteiros dos Círios da Carregueira, e quem intrar sem a nossa autorização sujeita-se a lebar com um patardo pus tímpanos que nunca mais oube a pardalaige a acasalar nas arbes da abenida.

- E nós, para onde vamos?

- Bocês fiquem descansados. A Compratiba bai fazer uma promoção especial. A partir de agora, bocês bão prás lojas da Compratiba e bão infiar os Bilhetes de Identidade nos pacotes de batatas fritas; bão infiar as declarações do IRS nas sacas de carvão; bão colar os recibos da água às acendalhas;... e bão colar as multas às bassoiras... pra serem logo barridas pró caixote do lixo.



Com esta promoção, a Compratiba fica mais forte do que nunca e nã há Gerónimos Martinzes nim Belmiros de Azebedos, nim alemães, nim franceses, nim chineses que lhe façam frente.

Mais uma missão de sucesso da FLC em prol da cultura caramela.

4 comments:

Lionel, o ordenhador said...

Fico mesmo imxarcerbado cum isso de andarem por i a fechar andonde agente compra as coisas do dia-a-dia. É que nã é domingo de marcado todos os dias, e a reforma agrária é só ao sabado de manhã. Agora vou fazer uma grebe de fome. só como bifanas aos domingos de marcado. "Punhada pu lombo" é o que eles querem. Olhem a musica deles dedicada ao fecho da cumpratiba:

Por isso, eu sou caramelo
e Bejo e sinto
que toda a gente me quer extinto.

Para biber sem ela
Onde é qu'eu bou cumprar
Como bai ser?
Sem o carbão nim um saco na mão?

Por isso, eu sou caramelo
e o gozo qu'isso me dá.

Anonymous said...

ASSIM É QUE EI, VIVA A FLC. VOCÊS SÃO OS ÚNICOS QUE DEFENDEM OS CARAMELOS.

Anonymous said...

Sim, a FLC defende o povo, sem partidos nem tachos.
De lembrar que a cooperativa, de origem cumuna, e com grandes ligações ao regime de esquerda que nos governa, foi adoptada pelos caramelos como um local de compras tradicional. Mas que com os tempos e sem o apoio do regime comuninsta deixou de ter ligações a esquerda e entrou no mercado moderno, sem hipóteses de competir com outros supermercados.

Alfacinha said...

Já que aqui se fala num tema tabu:

Poderiam indicar-me onde ficou a competência dos grandes gestores da coop, é que um buraco de pelo menos 7 milhões não se faz de um dia para o outro. Como dirão os caramelos: - Intão foram-se ó tacho sim passar cabaco à malta?

E pergunto ainda:
- O PC já não escolhe e manda nos camaradas gestores coop?
- Quantos desempregados criaram, terá sido o Governo ou o banco?
- Estará o PC agora a pensar em excomungar alguns?
- Então e os jornais do burgo, estão comprados ou completamente distraidos, porquê o silêncio?
- Será que a obra comunitária mais importante do Pinhal Novo, a Coopinhal, foi mesmo esquecida, depois de delapidada pelos gestores da Cooplisboa e outras obviamente pré-falidas?

Um dia destes, terão de ajustar contas com os caramelos!