26.9.11

CIRCUITO DE MANUTENÇÃO CARAMELA

É já do conhecimento público que as forças globalizatórias continuam a dar tramela ao nosso pobo no intuito de o transformar numas papas de vargalho branco! Mas a FLC, como entidade protectora da cultura caramela, nã deixa que isso aconteça, pois os costumes que os nossos bisabózes imbentaram intigamente, são prá gente desfrutar hoije. Dessa maneira, foi no passado Sábado que as altas patentes desta organização clandestina, assinaram um protocolo com o Firmino Desentupido, para a cedência dum baldio de 30 hectares na Benda do Alcaide. Este baldio bai transformar-se num parque temático para a manutenção da cultura caramela. Terá o nome de Caramelarium e consiste num circuito de manutenção para todos aqueles que, já sendo caramelos, percisam de manter a sua cultura intacta contra as albardas reaccionárias do ocidente. Quem nã for caramelo pode afoitar-se lá par dentro só pra sintir as marabilhas da nossa milenar civilização.

O projecto foi garriado, terminado e aprobado à sombra dum andaime cheio de ferruige, em frente ao café “Mina de Mines”, em Bal da Bila, e é pra ser implementado já amanhã de manhã. O circuito de manutenção tem dibersos obstáculos que não são mais do que simulacros para exercitar os usos e costumes caramelos. Cada praticante bai superando um a um, com o máximo de realismo, até ficar sastesfeito da bida. O percurso deberá ser feito com traje a rigor debendo os homes estar munidos duma nabalhita e as mulheres dum alguidar. Desses obstáculos destacamos aqui, em primeira mão, os seguintes:


- Tem de cozinhar e infardar um prato tipicamente caramelo. Há duas bariedades à escolha, serbidas em gamela de meio alqueire: a Fava insalsada, ou a Batata cu pingo.


- Tem que atrabessar uma passaige de níbel com 14 linhas interlaçadas, estando dois comboios em manobras, um pra um lado e outro pra outro. O praticante terá de entrar e sair dum comboio de passageiros e opois saltar por cima de outro, carregado de grabilha. Tudo im andamento. Este simulacro treina o que intigamente se fazia, em que a gaiataige, pra ir prá escola, tinha que atrabessar uma dezena de linhas, passando por cima dos comboios pra nã chigar atrasado às aulas.


- Tem de entrar num túnel de bentania e acender um meio-bidom, só com tojos secos e um fórfo. Este simulacro treina o caramelo na sua relação com o fogo e com o fogarero.


- Tem de cavar um rego de 50 metros e incher ele de áuga com a ajuda duma picota, tendo o cuidado de nã inxotar as arãs pra outro charco. Este simulacro treina o caramelo para os tempos que se abizinham (em que, se quiser comer, tem que cavar e regar).


- Tem que conduzir uma matilha de sete cães de raça traçador-de-restos, num corredor de 500 metros acagulado de gatos. Os cães bão todos atados por cordeis, e o participante tem que tirar as teimas à canzoada, sem se enlearem nem se engalfinharem com a gataria. Este simulacro treina a bicheza e o caramelo prá ida à bacina. Um clássico!


- Entra num complexo labirinto, intulhado de mercadorias do marcado do Pinhal Nobo. Todo o percurso é feito com um palito nas beiças que bai, como uma bússola, apontando o caminho. Este simulacro treina o sentido de orientação do caramelo para quando for fazer o avio ao marcado mensal.


- Tem que ir à estrumeira procurar a minarda que está lá interrada há 20 anos. Ao encontrar ela, terá de pôr a trabalhar e zarpar amontado até ao foguetódromo. Este simulacro treina o caramelo para os dias que hadem bir (em que ele tem que deslargar o seu BMW e boltar a andar na sua fiel minarda, atirando um foguete ao ar).

***

O circuito tem mais de 2400 obstáculos diferentes, como a apanha de pinhas, o cortar lenha, a bindima, buer mines de litro, sessões de punhada (com robôs brabios), enfrentar um toiro na largada, ordenha de cabras, balho (com robôs brabios programados pra balhar modinhas do rancho fóclórico das Lagameças), e mais uma data de coisas sem fim!... No final da prova, o meio-bidom deve estar ainda aceso em labaredas.


A inauguração contará com um festibal de música caramela, contando com a presença do poli-instrumentista-cançonetista Jorge Nice que bai insaiar e descontrair as entidades oficiais com a leitura dos editais da Junta de Freguesia do Poceirão em linguaige caramela. Terá também a participação dos Shivers, com a boz aveludada do Igor Azougado com o tema “Épah” em castanholas e pandeireta de caricas; do Axel com uma bersão em gaita de beiços do tema do festibal RTP da canção; dos Ervas Daninhas que vão tocar o clássico "Caganitas de coelho" só com chocalhos, os Bardoada que, só com bombos, bão tocar a ópera “O charco dos cisnes”, com efeitos de luz em pitromax e candeeiros a pitroil, e pra terminar o mítico grupo de baile Terno D' Ouros, que se reune numa nova formação só para este ebento e vão tocar a marcha do Bitória de Setúbal com campainhas e guisos polifónicos.





REBOLEM CALHAUS DO CASTELO

QUE NADA ASSUSTA UM CARAMELO!

8 comments:

eu said...

e os Ervas Daninhas o maior grupo Caramelo, onde andam pergunto eu....

Ze Barrigas said...

Está reposta a berdade. Bem bisto!

Helder Bicho said...

Desculpem já que falam de ervas daninhas da nossa terra, eu falo aqui de um animal que anda por ai nas nossas paredes.
A "Tarentola mauritanica", vulgo Osga-comum, para poder distinguir-se da Osga-turca, esta mais pálida e mais estreita, é um lagarto das nossas terras caramelas
Alimenta-se de insectos, escorpiões e bichos-de-conta. É muito útil e nada fez, ou faz, para merecer receio ou nojo, ao contrário de outros bichos mais humanos.
A gente pouco elucidada que pensam que estes bichos são perigosos e tóxicos, e por essa razão sempre que as vêem tentam matá-las, o que põe em causa a continuidade desta espécie. Um dos meios para ajudar à preservação desta espécie passa pela sensibilização das pessoas para a utilidade da mesma como forma de controlar a multidão de insectos.

Anonymous said...

Há Caramelos que assumem um disserto revolucionário de melhoria do mérito, que consideram a única forma justa de progresso civil, no território Caramelo onde as cunhas, amiguísmo e familiaridade têm sido a fórmula. Caramelos que apenas pedem que o seu labor seja engrandecido, pois se o país pode ter gerentes públicos e políticos tão ou mais bem pagos do que no resto do Mundo, tem de ter capacidade para também pagar salários justos a quem actua e produz. Malta que quer regular a subcontratação, porque muita dela desenvolve a incerteza e tem uma divisão injusta dos lucros motivados pelo seu trabalho.

Há Caramelos said...

Malta Caramela que quer deixar de ser molestada pela desgovernação do país dos últimos tempos, e ninguém é responsável. Caramelos que estão cansados da corrupção e de pouco se fazer para a combater. Caramelos que querem ter acesso as resoluções, mas que não está disponível para o carreirismo partidário, até porque não se identifica com os partidos do arco do domínio. Caramelos que não tem nada contra a geração dos nossos pais, até porque não é ingrata, mas que quer derrubar quem dela emergiu para nos esbanjar e para se governar. Caramelos que estão dispostos a fazer penitência, mas que quer algo em mudança, quer ter expectativas e um futuro, algo que era seu por direito e lhe foi rapinado.

KIm PrIsu said...
This comment has been removed by the author.
caramelos dos ervas said...

Caramelos, sou dos ervas e se metem os ervas nisto, deve ser muito bom, quero participar nesse sircuito e quero ouvir os ervas. Curtam ervas daninhas, a melhor banda punk dos caramelos!!!!!!!!

Anonymous said...

e escrever mais, nada??!!!
Isto parou, foram os da camera???!!!!Proibiram os caramelos da FLC? Ou a crise tambem chegou aqui?!!!! Caramelos escrevam porque o povo precisa da FLC!!!!!