12.12.14

A SOPA CARAMELA E A ESTUPIDEZ DUM PALMELÃO



Os Estudos do Empanturramento e do Sistema Digestivo Caramelo (E.E.S.D.C.) têm prestado um serviço de extrema importância, quer para a libertação da nossa cultura quer para o desembolbimento das hortaliças. Trata-se de um departamento determinante na estratégia de ação e guerrilha da FLC e tem como lema “Manda abançar”. O plano de trabalhos é extenso, pois bai desde o estudo dos guardanapos até à auscultação clandestina de retretes, sem esquecer a análise das miudezas do aparelho digestibo caramelo. Contamos com uma mãcheia de gabinetes como o de Coiratologia (Estudo do Coirato); Restodontologia (Estudo dos Restos de Ontem) e, especialmente, o Nutriciogamelologia (Estudo da Refeição de Gamela) onde se inclui a figura do Alto Bastonário da Sopa Caramela. Este último rebela-se de especial importancia porque está ligado a uma secção que é a CONFRARIA DA SOPA CARAMELA, composta por técnicos altamente especializados na degustação e defesa deste prato.
            Que fique aqui claro: o que samos e o que fazemos pela nossa cultura nã é pra brincadeiras.
Mas... mas... no alto do morro, há um palmelão-esperto que não distingue uma sopa dum fardo de palha. Ora isso nã tinha importãiça nhuma se ele nunca tibesse metido o focinho à ganância de querer comer toda a sopa caramela da nação. Atão nã é que um belo dia a geada fez-lhe mal à cabeça e o cabrão foi registar o nome “Sopa Caramela” como sendo propriedade sua!!

Hã? Hêin? O queim?!! – precuram bocezes, cidadões e cidadonas.

Parece mentira, né?
Mas é berdade! Um palmelão apoderou-se, patenteou, registou, arrepanhou, roubou o nome “Sopa Caramela” como sendo dele. Só dele. De mais ninguém. Nem sequer da avó dele!
Isto quer dzer que qualquer cardápio de taberna, qualquer banca de feira ou panela de piquenique tinha de se pedir autorização ao senhor-palmelão-esperto para poder dizer que é “sopa caramela” e, porventura, ter de lhe pagar se usasse o nome. Sim sinhor!
            Face a este extraordinário facto, as altas patentes da FLC reuniram-se de urgência e delegaram à CONFRARIA DA SOPA CARAMELA o dever de espatar este chico-esperto em tribunal.
Ao mesmo tempo as fações de guerrilha da FLC reuniram-se debaixo dum toldo clandestino de onde sairam opiniões e palabras de interesse giral:
“É um dos maiores atintados à cultura caramela depois da gripe dos porcos!” – referiu Celestino Arreganha.
Bamos mazé soltar os cães, já.” – gritou o Alimpa-te aos Cortinados.
Isto quer é punhada da grossa caté cria bicho” – incitou o Aníbal dos Cozidos
 Se fosse eu metia-o no porta bagaige e amandava o carro de raboleta até à Lagoinha” – respondeu o Toin Sarrafa
Se fosse eu... “ e assim sucessivamente.

O resultado do tribunal deu razão à CONFRARIA DA SOPA CARAMELA, mas isto ainda não acabou, porque o palmelão-esperto nã ficou sastesfeito e boltou a atacar.
Ele tá a mexer onde não deve! Tá, tá!” – resmungou a Rufina dos Baldes.
Ele está-se a por a geito é o que é!” – disse o Jquim Braz da Motosserra.

Todas as forças da FLC estão em alerta bermelho-ferrari (qualquer ordem pra abançar, arrancam em alta belocidade caté fá fumo). Assim, ao mínimo sinal, das Lagameças aos Olhos d’Água, das Areias Gordas à Fonte da Baca, do Poceirão à Atalaia, sairão plutões de tropas operacionais na missão de libertar a Sopa Caramela das garras da estupidez e devolvê-la ao coletivo como um elemento indispensábel ao aparelho digestibo, e um balor inalienábel na cultura e cibilização caramela.


Se és pela cultura caramela 

fica atento ao sinal. 

Quando oubires “Caça ao palmelão”, seguido de três patardos dos Círios da Carregueira, ajunta-te à gente.

3 comments:

zé do quintal said...

Uma vergonha de robarem o que é de todos na Caramelandia,,, o que fazem os do Partido para não deixarem que tai coisas acconteção

Maria vai as couves said...

Como é possível ...vamos já roubar lhe o castelo... para fazermos sopa das pedras a moda dos Pamelons revisitada por uma bela Caramela... é preciso educar essa gente a punhada....

Anonymous said...

Ele esse la do castelo sabe a composição química da sopa Caramela, é que isso é segredo escondido no coração de aqueles que são mesmo caramelos e isso é a terra que o transmite e para isso é preciso um coração de doce caramelo e ser batizado ao vinho da Cascalheira, e a sopa Caramela não é só um nome, é que em cada casa ela é diferente e para um parvo la do castelo ele se prova , parece lhe a ele que todas as sopas Caremelas são iguais... isto não é o Mao do Donald