11.7.05

HORÓSCOPO CARAMELO

Porque sabemos que existem as leituras de verão sempre cheias de signos do Zodíaco, de signos chineses, de cartomancia, de melancia e azia, a FLC procurou satisfazer os leitores do nosso baldio com a divulgação dos signos Caramelos, remetidos à obscuridade desde o aparecimento da Abelha Maia.
Fomos inbestigar nos arquivos do velho bruxo caramelo, o Zimbão Cornadura, e decidimos trazer ao de cima toda a berdade da nossa mitologia e não só. A astrologia caramela é ainda usada clandestinamente nas famílias mais conservadoras que nos ajudaram a repor pormenores já muito esquecidos. Para enriquecer a cultura de verão, publicamos já aqui 3 signos Caramelos e as suas principais manias. Ópois vêm mais 3 e assim por indiante.

Signo:
Mosca Varejeira (de 21 de Julho a 20 de Agosto)
Um dos animais míticos mais conhecidos da mitologia caramela é a Mosca Varejeira, um animal alado de pequenas dimensões, mas de cores exuberantes aludindo aos trajes de Domingo de Marcado. Surge sempre no verão, de grande coragem, poisa nas substâncias mais letais saindo sempre heroína e orgulhosa. Significa prazer, e a gula é o seu pecado mortal. A Mosca dá-se bem com o signo Vala da Salgueirinha.

Signo:
Alguidar de caracóis (de 21 de Junho a 20 de Julho)
Simboliza a “Grande Refeição”, provedora da vida que alimenta, educa, protege e reforça a união dos caramelos. Segundo a mitologia as enormes refeições de caracóis eram a forma educar as mãos dos estivadores e pedreiros, para trabalhos minuciosos (trabalhos esses aproveitados, séculos mais tarde, pela Ford-Electrónica), pois eram obrigados a comer com uma agulha de coser. Símbolo da delicadeza, protege contra a brutalidade, alimenta os sonhos e o imaginário caramelo.

Signo:
Azulejo Florido (de 21 de Março a 20 de Abril)
Símbolo da comunicação e da conquista da casa própria, muitas vezes mal interpretado pois há quem diga que o culto do azulejo florido fundou o Barroco Caramelo. Mas não!
Reza a lenda que o mundo fascista esmagou e desfigurou a verdadeira imagem do nosso povo. Mas depois de muitas batalhas os caramelos emergiram e prosperaram entre os povos do 3º mundo. Foi então necessário reescrever a história juntando azulejos coloridos, com motivos florais em todas as paredes, muros e fachadas de habitações. Os padrões quebra-cabeças têm a mensagem universal da conquista da prosperidade e da revolta contra o antigo mundo imperialista, protegendo-nos contra o esquecimento.
Hoje em dia, o Azulejo Florido é usado no mundo sombrio das casas de banho como forma de reflexão da nossa história e dos nossos mitos.
A MITOLOGIA CARAMELA ESTÁ DE VOLTA
Prá semana há mais 3 signos Caramelos. Não percas.

33 comments:

Anonymous said...

eu sou tigre.

Anonymous said...

Ainda não esta cá o meu, é pena, é para quando estou impaciente.

Anonymous said...

A minha caramela, é que vai achar-se feliz.

Anonymous said...

Convém acrescentar alguns tópicos à discussão sobre as afinidades culturais entre Portugal e Caramela. Victor Caramelo, em seu estudo sobre a constituição de uma mitologia portuguesa, identifica situações imaginárias recorrentes neste povo. A fim de recuperar a missão de tomar conta do Mundo, possivelmente com o Quinto Império Caramelo, o português tende a ressentir-se do peso do passado, tido como grandioso, em face de um presente percebido sob o complexo da pequenez e da decadência dos políticos que não acreditam nos que vivem em frente deles, esta uma espécie de contra mito. Esse olhar para o passado dá-se através de um sentimento típico como a saudade, misto de desejo e dor. Quanto ao carácter do povo Caramelo, este já foi visto como sonhador, homem de acção, amoroso e com enorme capacidade de adaptação. Tal diversidade pode acarretar dificuldades para o país constituir sua fisionomia de uma forma menos idealizada.

Anonymous said...

Não se vê uma acção positiva da parte do jornal do Pinhal Novo para falar dos nossos criativos, nem lá há uma fotografia do FIG que apresente o espectáculo da PIA.

Anonymous said...

Esta semana o jornal do Pinhal Novo, só fala dos problemas de Palmela e dos políticos. Há eventos como o da exposição que esta neste momento na setCom, obras feitas em Pinhal Novo por um dos nossos novos Caramelos, que comparecerão enriquecendo a nossa pobre cultura Plástica. Já no mês passado também não falaram de um Caramelo enraizado, que tem enriquecido a imagem do nosso povo através da fotografia e que também fez uma exposição na galeria da SetCom, empresa que esta a coordenar um grande trabalho de promoção dos Artistas do nosso Conselho de Palmela. Não é como o Corrigues que só sobe se enriquecer com os nossos Caramelos vendendo lhe quadrados, mas não Acredita em eles. Mas da muita aproveita em publicidade a este dito jornal, assim já lhe faz a promoção da Galeria de Arte dele lá em Palmela. Por acaso não é o jornal do PINHAL NOVO, bem diz um por ai, foram vendidos os Americanos. Deviriam

Anonymous said...

Já chega de SPAM! (aparentemente vcs desconhecem o sentido ofensivo da palavra) ... mandem caramelos p quem os quer.

Anonymous said...

... mas só para quem os quer.

Anonymous said...

Nem falaram do fabuloso aniversário, do nosso grande grupo teatral Caramelo, o ATA.
Que é uma instituição na nossa Capital Caramela, e que nos representa lá fora mesmo a Caramela.

Anonymous said...

E a luta continua

Anonymous said...

Assunto: Ministro português recebeu ministro angolano
"Um ministro português recebeu, em Lisboa, um ministro angolano.
Simpático, o ministro português convidou o outro a ir lá a casa.
O ministro angolano foi e ficou espantado com a bela vivenda. Em bairro chiquíssimo e com piscina.
Com o informalíssimo dos luandenses pôs-se a fazer perguntas.
- Com um ordenado que não chega a mil contos limpos, como é que o meu amigo conseguiu tudo isto? Não me diga que era rico antes de ir para o
Governo?
O ministro português sorriu, disse que não, antes não era rico.
E em jeito de quem quer dar explicações, convidou o outro a ir até à janela.? Está a ver aquela auto-estrada?
- Sim? Respondeu o angolano.
- Pois ela foi adjudicada por 100 milhões. Mas, na verdade, só custou 90... disse o português, piscando o olho.
Semanas depois, o ministro português foi de viagem a Luanda.
O angolano quis retribuir a simpatia e convidou-o a ir lá a casa.
Era um palácio, com varandas viradas para o pôr-do-Sol , jardins japoneses e piscinas em cascata.
O português nem queria acreditar, gaguejou perguntas sobre como era possível um homem público ter uma mansão daquelas. O angolano levou-o à janela.
Está a ver aquela auto-estrada?
- Não.
- Pois. "

Anonymous said...

Que foi feito do nosso túnel em ponte? Há não esquecer senhores Politicos.

Anonymous said...

Biba as Caramelas libes.

Anonymous said...

Vale melhor um SPAM, que um bom, diga isso os londrinos, que eles estão daccordo.

Anonymous said...

SPAM! O que é isto, aqui não se fala inglese, só Caramelo.
Nos também não pedimos que gastem as nossas arvores que nos dão oxigénio, para encher as nossas caixas de Correio, com Propaganda e com o jornal do Pinhal Novo

Anonymous said...

Cumbersem à buntade mas não usem o nome da nossa querida istituição FLC. Esta coletbidade é um bom sítio para a expressão da criatividade caramela,portanto usem us bossos nomes tais como "Toin Cágatrapos" "Mairinho Sacarrabos"...

Anonymous said...

Este calor por aqui é de rachar pedra, a conversa ao que vejo também esta quente, só era para dar as boas tardes, venho agora do emprego, onde se fala bastante de Caramelo…

Anonymous said...

Estive a ler na página 4 do jornal de Pinhal Novo, o parágrafo da Cláudia Aldegegas:
E li lá que o candidato Socialista fala do Património, não sabia que o antigo posto da GNR era a Casa Caramela, deveria então ser para todos nos Caramelos, fazer lá um pequeno posto Cultural, e também falam de àquele Arco da rua da Olivença, mas não diz onde se encontra… mas se o encontra eu que nuca voto porque penso que eles são todos os mesmos e como se diz por ai “o povo é que mais ordenha”. Mas se o encontram, e o remetem num sitio publico será que vou lhe dar o meu voto, fui criado nesta terra, depois estive lá fora na Suiça os meus pais tiveram que imigrar quando tinha 10, 11 anos, e voltei há uns 8 anos. Gostava mesmo que certo património ficasse em bom estado e fornecesse espaço para os que por ai andam a reclamar um sitio para poder praticar certas vivacidades culturais, os tempos mudam e com este bloco na Internet, estou vendo que a gente nesta terra, que cresceu demasiado dês da minha mocidade que estão com outras atenção de que só o futebol, (mas viva o Benfica). Mas os políticos, eu não dou a muito minha confiança, muitas promessas, e depois como também se diz por ai e que é real aumentam nós, o IVA.??????
José Lui P.

Anonymous said...

O que esta escrito no jornal do Pinhal Novo, já vimos que certos partidos estão se aproveitam dos comentários da FLC e amigos de falatório e expressão livre, é que os vermelhos como muitos outros se aproveitaram da ignorância dos Caramelos de 4 classe. Mas isto esta para mudar. O partido que ficara daqui a 10 anos é aquele que tiver a inteligência de acreditar na criatividade local, não é por isso que se ignora o resto do mundo assim que os de Palmela. Mas Pinhal Novo já cresceu suficiente para ser autónomo de Palmela. Não é por isso que não gostamos deles. Os mandantes e os tachos, com eles já estamos em desacordo no que querem fazer da nossa Capital Caramela,e do nosso Património, não somos loucos, só queremos a nossa identidade e viver livres como humanos cheios de vida.

Anonymous said...

O meu neto que anda na escola José Maria dos Santos, aqui não longe de casa, disse-me, “ Avô tu que nos falas sempre no Património e dos tempos antigos, e que estas por ai a comentar sobre o que disse o candidato socialista no Jornal do Pinhal Novo, vais a Internet há lá um bloco (blog) que fala de aquele arco que desapareceu da rua da Olivença e outros prédios do seu tempo”. Isso é verdade, o que dizem por aqui neste bloco, os políticos mesmo da minha cor, gostava que dessem contas sobre o pouco de património que nos resta na nossa querida terra, se não vamos só ter por aqui como alguns dizem no que por este bloco esta escrito, é que só vamos ter quadrados, sem nada da nossa alma, senhor presidente Álvaro Amaro eu que votei para si e que gostava continuar, se por acaso leia estas linhas por favor faça alguma acção entes que seja tarde de mais, e não deixe outros partidos mesmo de esquerda se aproveitarem do que esta malta Caramela por aqui defende, é que gostei muito de ler este bloco, onde um certo respeito da nossa identidade e cultura assim que liberdade. Viva os da minha cor, e os caramelos que amam a terra deles.

Anonymous said...

Os políticos precisão de ir ver o seu horóscopo, mas também ir a ver aquela votação na pagina de Palmela é que em menos de uma semana, os Caramelos votaram e a 5 minutos atrás o fiar só já tem 14%, então que no inicio da semana estava com mais de 55%, só por isso a Capital Caramela tornar-se Capital do Conselho, e assim ser o conselho de Pinhal Novo.
Mago Caramelis

Anonymous said...

Estimado (a) Caramelo,
As férias escolares já começaram. Para além de descansar e brincar, esta pausa pode ser uma boa oportunidade para rever a Vida de forma divertida escrevendo neste bloco a vossas ideia, e tudo o que seja bom para uma identidade caramela.
Não sou da FLC, mas sou Caramelo e aqui encontro um espaço no qual podemos exprimir as nossas opiniões de Caramelos livres.

Anonymous said...

ola amigos

Anonymous said...

O Concelho de Palmela tem um diversificado conjunto de acontecimentos e acções de rua, enraizados no calendário cultural da região. São inúmeras as propostas culturais, entre inéditos e espectáculos de reconhecida qualidade estética e artística. Palmela tem estado no centro das atenções de todos os amantes das artes do espectáculo, que lhe reservam múltiplas sensibilidades artísticas, são disso exemplos o FIAR - Festival Internacional de Artes de Rua e o FIG - Festival Internacional de Gigantes.

É assim que pode encontrar uma simbiose de conteúdos e géneros artísticos, com que se invade o maior número de locais possível. Este desafio tem também sido correspondido por todos os agentes culturais do concelho, desde colectividades a artistas individuais.

A estratégia de animação de espaços públicos, a utilização adequada e frequente dos equipamentos e a descentralização da oferta cultural são a essência da arte em Palmela.

Palmela é assim um espaço aberto à criação na procura incessante de novas propostas artísticas. E...isto não é tudo. Venha visitar-nos!

Anonymous said...

Spam é uma mensagem eletrônica não-solicitada enviada em massa.

Na sua forma mais vulgar, um spam consiste numa mensagem de correio eletrônico com fins publicitários. O termo spam, no entanto, pode ser aplicado a mensagens enviadas por outros meios e noutras situações até modestas.

Anonymous said...

No artigo do jornal de pinhal novo, há um partido (cor de rosa) ao qual não vem o nome do candidato isso é estranho, será que o jornal do Pinhal Novo esta comprado com o Dinheiro do povo, pela Câmara de Palmela, é que Ana Teresa Vicente esta nomeada varias vezes, assim que em fotografia em a quase todos os jornais será ela mais bela, sem duvida.

Anonymous said...

Spam é uma escultura no meio de uma rotunda não solicitada, e que temos de ver forçadamente que nada dela nos transmite, preferíamos ver o arco da rua das Olivença,e eu voto para a cor vermelha já há mais de 10 anos. Mas ultimamente não sei e que de ler este blog tenho feito uma certa análise da vida pública, e penso que há por aqui muitas verdades. Mas também os cor-de-rosa (?), prometem e logo aumentam o IVA…
Vale melhor ir a praia com os meus filhos e esposa, durante as eleições se o tempo der, o mesmo como diz o Saramago ir votar em Branco….

Anonymous said...

José Saramago nasceu na aldeia ribatejana de Azinhaga, concelho de Golegã, no dia 16 de Novembro de 1922, embora o registo oficial mencione o dia 18. Seus pais emigraram para Lisboa quando ele ainda não perfizera três anos de idade. Toda a sua vida tem decorrido na capital, embora até ao princípio da idade madura tivessem sido numerosas e às vezes prolongadas as suas estadas na aldeia natal. Fez estudos secundários (liceal e técnico) que não pôde continuar por dificuldades económicas.

No seu primeiro emprego foi serralheiro mecânico, tendo depois exercido diversas outras profissões, a saber: desenhador, funcionário da saúde e da previdência social, editor, tradutor, jornalista. Publicou o seu primeiro livro, um romance ("Terra do Pecado"), em 1947, tendo estado depois sem publicar até 1966. Trabalhou durante doze anos numa editora, onde exerceu funções de direcção literária e de produção. Colaborou como crítico literário na Revista "Seara Nova".

Em 1972 e 1973 fez parte da redacção do Jornal "Diário de Lisboa" onde foi comentador político, tendo também coordenado, durante alguns meses, o suplemento cultural daquele vespertino. Pertenceu à primeira Direcção da Associação Portuguesa de Escritores. Entre Abril e Novembro de 1975 foi director-adjunto do "Diário de Notícias". Desde 1976 vive exclusivamente do seu trabalho literário.

Anonymous said...

Horóscopo Druídico.
Para simbolizar cada tipo de personalidade, estes antigos sábios escolheram doze diferentes árvores, que, para eles, estavam associadas a determinadas forças e características. Vale lembrar que os Druidas viviam nas florestas, e assim enxergavam o sagrado em cada detalhe da vida - nas plantas, nos animais, na chuva e no Sol, no nascimento e na morte.

Anonymous said...

Toma conselhos com o vinho, mas toma decisões com a água.

Anonymous said...

A vida é conversa. Gosto muito do vosso bloco como se diz por ai.
É assim que podemos participar na controvérsia social com disposição a hilaridade mesmo se falamos de politica.

Anonymous said...

Faz calor neste blogger.

Anonymous said...

AZULEIJO sao peças portuguesas , sao pequenas peças desenhadas com alguns temas , ou pode ser se tema algum !!!