22.9.05

Comité Olímpico responde aos Cirios

Apesar da resposta negativa, os Cirios foram convidados a abrilhantar a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos

Após ter estudado cuidadosamente a proposta caramela, o Comité Olímpico deu uma resposta negativa às pretensões de Celestino Bombista (ver noticia de 8.30.2005).
O desejo de Celestino, presidente da C.C.C.L.F.R. (Confederação Caramela dos Cirios e Lançadores de Fogo Rijo), era que o lançamento do fogo rijo fosse considerado uma modalidade olímpica.
De acordo com a carta enviada pelo Comité.Olímpico para a F.L.C., esta decisão teve a ver principalmente com questões de segurança existentes em torno de um evento com a dimensão dos Jogos Olímpicos. Esta organização, num comunicado oficial emitido em directo para as televisões de vários países (menos para Portugal), referiu que „o lançamento da foguetaije rija não oferecia condições de segurança, nim para os lançadores, nim para os homes do público”.
O facto de atravessarmos um período em que a segurança serve de pretexto para quase tudo, talvez possa ter prejudicado os Círios caramelos. Fonte anónima (um funcionário do Comité Olímpico com simpatia pela causa caramela), informou a F.L.C., que o fogo rijo ao rebentar no ar, poderia facilmente ser confundido com atentados terroristas nos estádios e causar uma onda de pânico generalizada na assistência. Tudo isto seria publicidade negativa para os Jogos, o que não é desejável pela organização.
Apesar disso, os Círios foram elogiados: „bimos o bídio que nos inbiaram e óbimos as cassetes e o lançamento da foguetaije ei realmente um espectáculo balente, de belo efeito audio-bisual, sobretudo audio, quando o fogo ei mesmo rijo” *.
Para o comité, o ideal seria a inclusão dos círios na cerimónia de abertura oficial dos Jogos Olimpicos, com um belo espectáculo de foguetaije rija em directo para todo o mundo.
A F.L.C. sabe que já foi feito um convite formal à C.C.C.L.F.R., para que tal aconteça e os Círios possam estar presentes nesta grande festa.
Resta agora saber qual a opinião de Celestino Bombista em relação a tudo isto. De momento ainda não prestou qualquer tipo de declarações, estando retirado em parte incerta com todos os representantes dos Círios Caramelos.

* O comunicado oficial foi traduzido do inglês para a língua caramela.

6 comments:

Anonymous said...

Se for preciso a minha caçadeira pra reforçar a foguetaige eu tou lá tamem.

Anonymous said...

Bamos mas é cercar o Estádio Olimpico com Menardas a fazer uma algazarra brabia e soltar lá dentro meia duzia de porcos Caramelo Mirandês prá malta ber o que é perigoso.

Anonymous said...

Celestino, se vieres aqui ler as coisas do povo caramelo, escuta:

Acho que deves aceitar o convite e por os cirios na cerimonia.

A malta podia levar as carrinhas, e trasnportavamos a festa da atalaia para dentro do estadio.

seria bom para a nacao caramela e para os cirios.

com os melhores cimprimentos,

um caramelo do povo caramelo,
que gosta da festa da atalaia e de caramelas.

Anonymous said...

Eu apoio a ideia do Ze manel Ratoeira.

Esse gajo tem boas ideias.

Gosto da ideia de soltar bicheza brabia dentro do estadio.

Seria um boicote caramelo contra a nao aceitacao da foguetaije como desporto olimpico.

Soltem a bicheza e deixemna andar que eles logo lhes ensinam o que os caramelos sao balentes.

Anonymous said...

Apoiado. Muito bem.

Anonymous said...

Ou atão levar uns bravos pra fazerem uns piões á porta do estaid, só parando quando tivesse tanto pó no ar que não se bisse nada. Nessa altuira é que era de largar a foguetaije rija (acendidos com o cigarrinho) para dentro do estaide, pro homes verem o poderia deste fogo...