18.1.06

CONSULTÓRIO DO DIA-A-DIA

Aqui podes fazer as tuas précuras e dizer dos teus aleijões e aborrecimentos. A FLC tem um rancho de caramelos especializados que te darão as respostas certas.


Pergunta da Dona Perpétua (a Ti Péta dos baldes).
Ora muto boa tarde, sou caramela e vivo no Bairro do Pinheiro Grande, aqui em frente à linha, onde tou agora a escreber esta carta. Gostaba que olsebacim bem esta ftigrafia que tirei e vai em conjunto ca carta.

A précura que eu faço é a seguinte. É que eu e os meus bizinhos já tentámos passar bárias bezes esta passaige mas damos boltas e mais boltas que dá pra ir daqui ó Poceirão e ódespois ficamos tal e qual do mesmo lado da linha, feitos parbos a olhar. Ainda na conseguimos passar pró outro lado! Óbi dzer que bocemecês é que tratam bem dagente, atão digam-me lá como é cagente passa lá pró outro lado?

Ó bzinha, atão bocemecê na vê? Na vê o que tem aí diante de si? Bocemecê está é com muita sorte. Fique sabendo que tem aí uma passaige de grande beleza arquitectónica. Oiça lá então.
Os engenheiros da REFER quiseram enquadrar a construção na nossa paisagem e foram imbestigar as nossas construções, chegando à conclusão que a obra teria a aparência duma complexa capoeira-de-poleiro-oblíquo, seguindo a estrutura sinuosa de como um caramelo enrola uma mangueira.
Mas bocemecê está mesmo com muita sorte por ter saido de lá de dentro. É que agente sabe que quatro casais de caramelos já foram dados como desaparecidos nessa passaige. Uma comissão de inquérito, criada para averiguar os desaparecimentos, está à procura de alguém que já tivesse passado de um lado para o outro. Até à data ainda não se conhece ninguém, pelo que os desaparecimentos ainda se mantêm um autêntico mistério.

A boa notícia é que FLC está em negociações com a REFER para plantar oficialmente duas balentes parreiras (uma de cada lado da linha) pra treparem por ali acima e darem todos os anos uma tina de binho tinto págente buer e ofrecer às coletbidades mais carenciadas.
Portanto essa passaige é só prágente olserbar parbamente e dizer “Porra, comé qué possíbel?! Hem?!”. Se bocemecê quiser passar pró outro lado da linha o melhor é fazer um buraco caramelo na rede e passar a direito.


Resposta de Manuel Narciso, o Mãozinhas (o endireita que amanha qualquer caramelo desmanchado ou aborrecido dos ossos).

11 comments:

Anonymous said...

Viva aí ó Maltezaria...

Entao nom temos tunel, mas temos aqqui esta grande obra do pós-mordenismo que foi feita a pensar em nós.
Sim, nós os fregueses du Palinho Cachimbão, que bamos lá buer umas mines balentes (cada rodada éi uma grade), e ós depos temos que sair de lá emparados por alguem, e a rede alta é uma ganda ajuda prá gente nom cair pró meio da linha do quimbóio.
Vai uma mine, Ó quê!!!

Viva a Nação Caramela

Anonymous said...

Boa tarde ó pandleraige.
Pa mim ei uma mine.
Ora atão parece-me que a Ti Péta fez uma boa pricura.
Ê já bi aquilo e realmente parece-me mais uma capoera gigante e pinsaba quera isso memo. Mas taba lá um home ó pé e disse-me que era uma passaige.
Um dia fui lá, e ia na nha menarda e como na queria dar a bolta, infiei-me por ali dentro, gastei aquase o depósito todo e quando me bi otra bez fora do galinhero, taba tal e qual no memo sitio da donde tinha intrado. Ora atão os homes nã são parbos?!! Atão mas paquei aquilo ali?
Mais uma bez a FLC, sempre em cima do acontecimento.
Só por isso vou buer mais uma grade.
E já agora queria tam´m parguntar pelo mê amigo Zei Manel Ratoera.
Nunca o bi aqui na colectibidade.
Ó Zei, anda buer uma grade mais eu.

Anonymous said...

Sou eu otra bez, pandleraige.
Já agora ei ma uma mine.
Queria só emendar o que disse, parece que tou parbo, debe ser das grades de mines, só oje já lá bão três, e ainda nã jantei.
Mas queria dizer que nã é como ê disse, que nunca bi aqui o mê amigo Zei Ratoera, mas sim, nunca mais o bi aqui.
Atão, mais uma mine, pa serbir de aperitibo antes do jantar.
Até logo, ó pandleraige.

Anonymous said...

He he he he he!!! Valentes!

Anonymous said...

Informação oficial: Vários estabelecimentos comerciais da nossa Capital, devido à grande taxa de desaparecimentos de caramelos que ousaram utilizar a estrutura em causa e de forma a mostrar a sua solidariedade, bem como escoar produtos que normalmente não saem, informam que darão inicio às seguintes promoções:

• Costa Bar: na compra de 2 médias, oferta de um alicate de corte;
• Tasca do Xico: Na compra de uma meia de leite ... (não temos a informação de qualquer oferta);
• Toine Brinca: Na compra de uns ténis da Nike, oferta de uma caixa de ferruige brava de actuação rápida;
• Canofer: Na compra de um canivete de luxo, oferta de uma pá das obras e uma picareta especialistas em fazer túneis;
• Partido comunista (Sede): Na compra de uma caixa de laranjas: Oferta de um poster do Lenine (Não temos a informação de para que serve, esperamos mais informações);
• Gil das Farinhas: Na compra de cada Kilo da adubo para ervas daninhas, oferta de 4 escadas de madeira (2 para cada rede) com elevadores solares.

De momento são as promoções que nos chegaram - Façam compras no comercio local caramelo.

Anonymous said...

Para quando um roteiro completo das lojas caramelas mais carismáticas? Estou à espera que a FLC faça isso, com o rigor e a sabedoria caramela que lhe são tão característicos. Dêem-nos esse presente, por favor...

Anonymous said...

Ei cambada bondia boa tarde gostei do comentário critica á obra arquitetonica podemos olserbar mais duas obras dessas na zona da benda do alcaide benda dos alicates pros amigos quanto á ideia de abrir um buraco na rede ja foi posta em pratica plo ti Manel das coubes que mora de um lado da linha e tem a horta do outro lado ...ja agora ja olserbaram uns passaros que estão nos muros de insunorização da linha pra que serbe essa bicheza ? fica aqui a minha procura...

Anonymous said...

Amigos da naçao caramela.. a proposito disto beio-me á ideia uma coisa: Quando o pessoal trouxer os alicates comprados em promocom, tragam tambeim unsz araimes e, ao cortarem a rede para fazer um buraco caramelo, aprobeitem o pedaço que sobra para atarem na dita obra e fazerem uma porta. E porque? perguntarao os habitantes da distinta caramelandia? é que , como a passaige parece uma capoeira,pode tranformar-se eim um canili...pois!!! é só impurrar pra la os caes vadios que nos "cagam" as ruas todas e resolvem-se dois problemas de uma vez só!

Anonymous said...

O Dossier Presidenciais 2006 disponível no nosso site tem como base informação dos serviços Telenews e Clipping da MediaMonitor e permite acompanhar a cobertura mediática dos candidatos às próximas eleições presidenciais, assim como
os resultados das sondagens publicadas na imprensa nacional.

Na primeira semana de 2006, foi Cavaco Silva o candidato presidencial que protagonizou mais tempo de informação televisiva, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.


Na semana que decorreu entre 2 e 8 de Janeiro de 2006, a TVI foi o canal onde os candidatos às presidenciais protagonizaram mais notícias, mas foi a SIC que emitiu mais tempo de informação protagonizada por eles.

Na semana em análise, foram 275 as notícias dos serviços regulares de informação da RTP1, 2:, SIC e TVI protagonizadas pelos candidatos às eleições Presidenciais de Janeiro. Estas notícias tiveram uma duração total superior a 13 horas, números muito acima dos registados nas duas semanas anteriores, certamente como reflexo da quadra festiva que então se celebrou.

A TVI, com 83 notícias em que estas personalidades foram protagonistas, foi o canal que mais peças difundiu. Estas notícias representaram 30.2% do total protagonizado por estes candidatos e tiveram uma duração total superior a 3 horas.

A SIC foi a estação que nesta semana, tal como nas duas anteriores, mais espaço em grelha ofereceu a estes candidatos enquanto protagonistas, com mais de 5 horas, repartidos por 66 matérias. Estas notícias representaram 24.0% do total protagonizado por estas personalidades e 39.0% do espaço de emissão total que lhes foi dado, enquanto protagonistas, no período considerado.

Anonymous said...

Assim, considerando que a mão-de-obra é o ativo mais importante das empresas, principalmente quando vista como patrimônio intelectual, os gestores devem estar preparados, ter visão globalizada do mercado e, assim, desenvolver as melhores soluções empresariais para a gestão do capital humano. Devem também reforçar as ações e usar as melhores ferramentas que ajudem suas lideranças a administrar as próprias carreiras e a dos subordinados. Nunca é demais lembrar o quanto é importante eles estimularem os colaboradores a manterem-se no emprego mediante planos de benefícios, além da escolha e retenção de talentos e do preparo de sucessores. Convém que estejam preparados para a eventual administração de crises em momentos de fusões, aquisições etc. O próprio pulsar da economia em 2006 e nos anos próximos levará muitas empresas a se juntarem, a criarem filiais e a deslocarem-se geograficamente.

Anonymous said...

“Se não puderes ser um pinheiro no topo da colina
sê um arbusto no vale – mas sê o melhor arbusto
na margem de um regato;
Sê um ramo, se não puderes ser uma árvore.
Se não puderes ser um ramo, sê um pouco de relva
e dá alegria a um caminho;
Se não puderes ser almíscar, sê então apenas uma tília
mas a tília mais viva do lago.
Não podemos ser todos capitães;
temos de ser tripulação.
Há alguma coisa para todos nós aqui.
Há grandes obras e outras menores a realizar,
E é a próxima, a tarefa que devemos empreender.
Se não puderes ser uma estrada,
sê apenas uma senda,
Se não puderes sol, sê uma estrela;
Não é pelo tamanho que terás êxito ou fracasso
mas sê melhor do que o que quer que sejas!”