28.4.06

Casimiro fala com Tição (3º episóide da grande nobela caramela)


COIRATOS CUM AÇORDA

Em Bal da Bila, Edviz dos Babetes, deslarga os bordados, vai ao quintal e grita com o marido, (Arestides Grosso):
- Hoije é Domingo e tou farta de tar im casa. Tides, pega lá no nosso Marcedes e bamos ber as montras à capital.
- 657; 658; 65… ó mulher, já m’inganaste ótra bêz. Na bêz que eu tou tentar cuntar as galinhaige pra inscraber na Junta de Freguesia, amanhã.
- Contas mai-logo. – ordena Edviz já a pindurar o avental no puxador da porta da marquise e a buscar a mala.

Entartanto, à porta do Futebol Clube do Forninho, Casimiro da Açorda e Toin Tição cumbersam entre si:
- Já foste à abóbora?
- Ainda não, mas abri o rego pró nabo.
- Olha que é parciso sachar o nabo antes do rego.
- É o que eu faço sempre.


Finalmente o casal (Edviz mais Arestides) chegam à capital com o seu “espada” e estancionam, todos cuntentes da bida, em frente ao portão duma garaige que na interessa a ninguém.
Já noutra rua, Edviz pára na sapataria Braz e Braz e olserba a chinelaige. Ópois curva a esquina da Caixa Agrícola e segue a abenida acima a ber a montra das loiças e canecos, das mobílias, e loja dos tarzentos. Quando chega aos Mochos ainda Arestides está especado prá montra da barbearia (com o barbeiro lá dentro), a ber o filme na TVI.

Será que Edviz reencontra Arestides Grosso? E ouve-se uma buzina parba a chatear a caramelaige numa rua lá atrás, será que está alguém aflito ou quê? E porque é que a GNR apareceu? Seria melhor Arestides não ter saído de Bal da Bila?

Se na sabes, na percas os próximos episóides.


Qualquer semelhança destas personaiges cum a bida real tá logo a garreia armada.

6 comments:

Anonymous said...

Quero felicitar todas as personagens da novela das 8, que me fazem tanto sofrimento, tanta dor e tanta alegria. Vivi em Cascais, cerca de 45 anos e nunca vi nada assim na televisão Nacional. Sou caramela há 3 meses, pois comprei uma quintinha de 30.000m2 no Lau, com uma moradia de 300m2 com piscina de água aquecida, um pombal, 3 pocilgas com 23 porcos-pretos e 1 meio-bidon para fazer os petiscos de coiratada para as minha amigas de Cascais que se derretem todas com a coiratage. Acham chiquérrímo o meio-bidon com carvão de azinho do chaparral do rio-frio.
Agora, todos os serões, nós as pindéricas de Cascais, as novas Caramelas, não perdemos pitada da novela Coiratos com Açorda. Até a Pipi, a sobrinha da minha Prima Etelvina, mais conhecida por Tininha, vê a dita novela via satélite, no Condominio Quinta do Pau queimado, junto á praia do Guincho. Pois minhas queridas, a Titi, também vem morar para a Vale de Marmelos. Já mandou construir uma bela moradia com boxes para o seu cavalo, que é uma estrela do mundo do cinema "O cavalo lusitano". Queridas amigas, até já aprendemos algum palavreado aqui da zona e estamos a adorar. Quando vamos passar os fins-de-semana a casa de nossos amigos de Lisboa, podemos sempre usar umas palavras caramelas e eles ficam impressionados, pois pensam que estivemos de férias no estrangeiro. Já sabemos soletrar: "Ó Mari' Baubina, traz-me aí o sacho qué pra ir cabar a batata que tá cheio de erba daninha. e na te esqueças de meter o carbão dentro do saco pra levar pró Ti João do Estói, pró meio bidon assadoiro de entrameada".
Aí, as minhas queridas amigas acham uma piada imensa e posso sempre dizer que fui passar uma ricas férias à américa do sul ou á ásia.
Despeço-me de todas vós, com muitos beijinhos, e sempre que quiserem companhia para o cabeleireiro, podem ligar para o meu telemóvel topo de gama, que irei com todo o gosto, para partilharmos experiências únicas neste novo mundo dos Caramelos, tal como beber uma mine e como fugir á GNR numa menarda zundapp artilhada até aos dentes, sem capacete e com um rotor 26 gigabytes. Aí o meu Artur adora estas emoções. Já adquiriu uma Sach Fuego topo de gama para ir derrapar com a pandeleirage dos amigos do Estoril prá barraige do Rio Frio. A minha Liliana, está uma rapariga tão independente que até já deixou de frequentar o Mac Nojo, os Shoppings e a naîte da Capital. Agora é super amiga do filho do Ti Sebastião Ferreira. Ele até lhe anda a ensinar a dar comida aos cavalos lá no celeiro. Ela adora tanto, que já não se tira de lá e como aprendeu a cavalgar, até já tem um andar novo. ahahaha que giro.
Beijinhos para todas

Anonymous said...

Olá!
Também eu faço parte das novas Tias caramelas e não perco um episódio da celebérrima novela Coiratos.
Para nós, as Tias o meio bidon é o máximo e os caramelos são chiques de chiqueiro!!!

Anonymous said...

Atão mas isto aqui parece o quei?
bá la´ber daqui par fora esta parberaige de tias ó sei lá o quei isto.
Aqui somos abrutalhadas e quim manda aqui somos nós, as caramelas.

Anonymous said...

Balente episodio dos coiratos.
Ja não perco um.
Mas esta conversa das tias, não sabia que já as havia por cá.
A caramelaige recebe-as nas bailações da Sela.
Tias bão para a Sela.

Anonymous said...

As tias começaram a aparecer por aqui por causa da nova sela, o beija flor.

Anonymous said...

Ê cá atão tou com ciumeira do hóme, apois sempre tive buntade de ir ber talabisão com o barbeiro, ma nunca se me aprantou a coraige. Biba a coraige do home da nobela!!!